Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/164485 |
Resumo: | O artigo apresenta a trajetória de implementação de uma proposta de educação em serviço do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) para os profissionais de enfermagem. Aborda os caminhos percorridos pelas educadoras em serviço da Escola Técnica de Enfermagem no sentido de promover mudanças nas práticas educativas que vinham sendo realizadas com base no paradigma da educação continuada. A proposta está fundamentada na Política Nacional de Educação Permanente para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde e na Política de Humanização em Saúde do Ministério da Saúde e visa à criação de espaços educativos que permitam a reflexão dialógica sobre os processos de trabalho das equipes de enfermagem. Nessa perspectiva, as mudanças na organização e no exercício da atenção são construídas no cotidiano do trabalho de maneira articulada entre gestão, atenção à saúde, ensino e pesquisa, buscando a superação das concepções tradicionais e o fortalecimento de uma nova visão de educação em saúde. |
id |
UFRGS-2_f1fca6e122bc814a006ab8da780a7ee4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164485 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Elisabeth de Fátima da SilvaPerdomini, Fernanda Rosa IndriunasFlores, Giovana ElyBrum, Liege MachadoScola, Maria LuciaBuógo, Míriam2017-07-28T02:33:26Z20070101-5575http://hdl.handle.net/10183/164485000791133O artigo apresenta a trajetória de implementação de uma proposta de educação em serviço do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) para os profissionais de enfermagem. Aborda os caminhos percorridos pelas educadoras em serviço da Escola Técnica de Enfermagem no sentido de promover mudanças nas práticas educativas que vinham sendo realizadas com base no paradigma da educação continuada. A proposta está fundamentada na Política Nacional de Educação Permanente para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde e na Política de Humanização em Saúde do Ministério da Saúde e visa à criação de espaços educativos que permitam a reflexão dialógica sobre os processos de trabalho das equipes de enfermagem. Nessa perspectiva, as mudanças na organização e no exercício da atenção são construídas no cotidiano do trabalho de maneira articulada entre gestão, atenção à saúde, ensino e pesquisa, buscando a superação das concepções tradicionais e o fortalecimento de uma nova visão de educação em saúde.This paper presents the implementation of an education proposal in health care services for nursing professionals at Hospital de Clínicas in Porto Alegre, Brazil. It approaches the routes followed by educators in service from the Nursing Technical School in the sense of promoting changes in educational practices that had been performed based on the paradigm of continuing education. The proposal is based on the National Policy for Permanent Education for those working for the Brazilian Unified Health System and on the Health Humanization Policy of the Brazilian Health Ministry. This experiment aims at the creation of educational spaces that can bring about discussions and some reflection upon work processes by nursing teams. Under such perspective, changes in organization and attention focusing are built throughout everyday work, articulating between management, health care, teaching and research, aiming at overcoming the traditional concepts of education in health care and at consolidating a new paradigm in health education.application/pdfporRevista HCPA. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (2007), p. 25-27Educação em saúdeEducadores em saúdeEnfermagemHealth educationHealth educatorsNursingEducação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagemEducation in health care : a challenge to change in nursing care praxisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000791133.pdf000791133.pdfTexto completoapplication/pdf74358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164485/1/000791133.pdfed35d2ea6be55a141fb70452bfc1e9c8MD51TEXT000791133.pdf.txt000791133.pdf.txtExtracted Texttext/plain14695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164485/2/000791133.pdf.txt6720b7c40614481b78f886e27bc7ce30MD52THUMBNAIL000791133.pdf.jpg000791133.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164485/3/000791133.pdf.jpge3cc337159d838d1d70bd90c08cf5084MD5310183/1644852018-10-17 07:42:19.771oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164485Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:42:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Education in health care : a challenge to change in nursing care praxis |
title |
Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem |
spellingShingle |
Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva Educação em saúde Educadores em saúde Enfermagem Health education Health educators Nursing |
title_short |
Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem |
title_full |
Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem |
title_fullStr |
Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem |
title_sort |
Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem |
author |
Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva |
author_facet |
Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva Perdomini, Fernanda Rosa Indriunas Flores, Giovana Ely Brum, Liege Machado Scola, Maria Lucia Buógo, Míriam |
author_role |
author |
author2 |
Perdomini, Fernanda Rosa Indriunas Flores, Giovana Ely Brum, Liege Machado Scola, Maria Lucia Buógo, Míriam |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva Perdomini, Fernanda Rosa Indriunas Flores, Giovana Ely Brum, Liege Machado Scola, Maria Lucia Buógo, Míriam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Educadores em saúde Enfermagem |
topic |
Educação em saúde Educadores em saúde Enfermagem Health education Health educators Nursing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Health education Health educators Nursing |
description |
O artigo apresenta a trajetória de implementação de uma proposta de educação em serviço do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) para os profissionais de enfermagem. Aborda os caminhos percorridos pelas educadoras em serviço da Escola Técnica de Enfermagem no sentido de promover mudanças nas práticas educativas que vinham sendo realizadas com base no paradigma da educação continuada. A proposta está fundamentada na Política Nacional de Educação Permanente para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde e na Política de Humanização em Saúde do Ministério da Saúde e visa à criação de espaços educativos que permitam a reflexão dialógica sobre os processos de trabalho das equipes de enfermagem. Nessa perspectiva, as mudanças na organização e no exercício da atenção são construídas no cotidiano do trabalho de maneira articulada entre gestão, atenção à saúde, ensino e pesquisa, buscando a superação das concepções tradicionais e o fortalecimento de uma nova visão de educação em saúde. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-28T02:33:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/164485 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-5575 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000791133 |
identifier_str_mv |
0101-5575 000791133 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/164485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista HCPA. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (2007), p. 25-27 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164485/1/000791133.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164485/2/000791133.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164485/3/000791133.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed35d2ea6be55a141fb70452bfc1e9c8 6720b7c40614481b78f886e27bc7ce30 e3cc337159d838d1d70bd90c08cf5084 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447638481305600 |