A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobczack, Nara Rejane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88097
Resumo: A escola de tempo integral oferece diferentes possibilidades para a expansão das atividades no campo das artes, entre elas a música. Este artigo analisa as oportunidades formativas através de atividades musicais em um programa de ampliação da jornada escolar. O enfoque é especificamente no Programa Mais Educação (PME) e no seu desenvolvimento no Centro Municipal de Ensino Básico (CMEB) Maria Lygia Andrade Haack, da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. O artigo tem como orientação metodológica o estudo de caso qualitativo. As fontes dos dados são documentos oficiais, entrevistas semiestruturadas e observações. O texto apresenta a trajetória das atividades de música na escola desde o início do Programa até o momento atual, analisando cada etapa do caminho percorrido para contribuir na formação integral dos alunos. O artigo refere ainda que a experiência exitosa dessa escola resulta da articulação dinâmica do professor coordenador, potencializando as possibilidades e minimizando as dificuldades na relação com instituições parceiras e na mobilização dos monitores, valorizando seu trabalho comprometido e experiente, bem como considera que a vivência dos alunos nas atividades de música do PME interfere de forma relevante em seus projetos de vida.
id UFRGS-2_f201b8d0322fac4b4c82ffe6ff7fdbf8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88097
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sobczack, Nara RejaneTitton, Maria Beatriz Pauperio2014-03-01T01:54:42Z2013http://hdl.handle.net/10183/88097000910597A escola de tempo integral oferece diferentes possibilidades para a expansão das atividades no campo das artes, entre elas a música. Este artigo analisa as oportunidades formativas através de atividades musicais em um programa de ampliação da jornada escolar. O enfoque é especificamente no Programa Mais Educação (PME) e no seu desenvolvimento no Centro Municipal de Ensino Básico (CMEB) Maria Lygia Andrade Haack, da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. O artigo tem como orientação metodológica o estudo de caso qualitativo. As fontes dos dados são documentos oficiais, entrevistas semiestruturadas e observações. O texto apresenta a trajetória das atividades de música na escola desde o início do Programa até o momento atual, analisando cada etapa do caminho percorrido para contribuir na formação integral dos alunos. O artigo refere ainda que a experiência exitosa dessa escola resulta da articulação dinâmica do professor coordenador, potencializando as possibilidades e minimizando as dificuldades na relação com instituições parceiras e na mobilização dos monitores, valorizando seu trabalho comprometido e experiente, bem como considera que a vivência dos alunos nas atividades de música do PME interfere de forma relevante em seus projetos de vida.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.MúsicaA música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910597.pdf000910597.pdfTexto completoapplication/pdf299986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88097/1/000910597.pdfc648a2806b60dacdabb95a917b8b0dcdMD51TEXT000910597.pdf.txt000910597.pdf.txtExtracted Texttext/plain41015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88097/2/000910597.pdf.txt90583017192c88b685d31857291325bbMD52THUMBNAIL000910597.pdf.jpg000910597.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88097/3/000910597.pdf.jpg7a6d95bdb09fab13a14ad17f265ef90fMD5310183/880972018-10-18 08:11:59.267oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação
title A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação
spellingShingle A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação
Sobczack, Nara Rejane
Educação integral
Programa Mais Educação.
Música
title_short A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação
title_full A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação
title_fullStr A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação
title_full_unstemmed A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação
title_sort A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação
author Sobczack, Nara Rejane
author_facet Sobczack, Nara Rejane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobczack, Nara Rejane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Titton, Maria Beatriz Pauperio
contributor_str_mv Titton, Maria Beatriz Pauperio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Programa Mais Educação.
Música
topic Educação integral
Programa Mais Educação.
Música
description A escola de tempo integral oferece diferentes possibilidades para a expansão das atividades no campo das artes, entre elas a música. Este artigo analisa as oportunidades formativas através de atividades musicais em um programa de ampliação da jornada escolar. O enfoque é especificamente no Programa Mais Educação (PME) e no seu desenvolvimento no Centro Municipal de Ensino Básico (CMEB) Maria Lygia Andrade Haack, da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. O artigo tem como orientação metodológica o estudo de caso qualitativo. As fontes dos dados são documentos oficiais, entrevistas semiestruturadas e observações. O texto apresenta a trajetória das atividades de música na escola desde o início do Programa até o momento atual, analisando cada etapa do caminho percorrido para contribuir na formação integral dos alunos. O artigo refere ainda que a experiência exitosa dessa escola resulta da articulação dinâmica do professor coordenador, potencializando as possibilidades e minimizando as dificuldades na relação com instituições parceiras e na mobilização dos monitores, valorizando seu trabalho comprometido e experiente, bem como considera que a vivência dos alunos nas atividades de música do PME interfere de forma relevante em seus projetos de vida.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88097
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910597
url http://hdl.handle.net/10183/88097
identifier_str_mv 000910597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88097/1/000910597.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88097/2/000910597.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88097/3/000910597.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c648a2806b60dacdabb95a917b8b0dcd
90583017192c88b685d31857291325bb
7a6d95bdb09fab13a14ad17f265ef90f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447121743052800