A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88097 |
Resumo: | A escola de tempo integral oferece diferentes possibilidades para a expansão das atividades no campo das artes, entre elas a música. Este artigo analisa as oportunidades formativas através de atividades musicais em um programa de ampliação da jornada escolar. O enfoque é especificamente no Programa Mais Educação (PME) e no seu desenvolvimento no Centro Municipal de Ensino Básico (CMEB) Maria Lygia Andrade Haack, da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. O artigo tem como orientação metodológica o estudo de caso qualitativo. As fontes dos dados são documentos oficiais, entrevistas semiestruturadas e observações. O texto apresenta a trajetória das atividades de música na escola desde o início do Programa até o momento atual, analisando cada etapa do caminho percorrido para contribuir na formação integral dos alunos. O artigo refere ainda que a experiência exitosa dessa escola resulta da articulação dinâmica do professor coordenador, potencializando as possibilidades e minimizando as dificuldades na relação com instituições parceiras e na mobilização dos monitores, valorizando seu trabalho comprometido e experiente, bem como considera que a vivência dos alunos nas atividades de música do PME interfere de forma relevante em seus projetos de vida. |
id |
UFRGS-2_f201b8d0322fac4b4c82ffe6ff7fdbf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88097 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobczack, Nara RejaneTitton, Maria Beatriz Pauperio2014-03-01T01:54:42Z2013http://hdl.handle.net/10183/88097000910597A escola de tempo integral oferece diferentes possibilidades para a expansão das atividades no campo das artes, entre elas a música. Este artigo analisa as oportunidades formativas através de atividades musicais em um programa de ampliação da jornada escolar. O enfoque é especificamente no Programa Mais Educação (PME) e no seu desenvolvimento no Centro Municipal de Ensino Básico (CMEB) Maria Lygia Andrade Haack, da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. O artigo tem como orientação metodológica o estudo de caso qualitativo. As fontes dos dados são documentos oficiais, entrevistas semiestruturadas e observações. O texto apresenta a trajetória das atividades de música na escola desde o início do Programa até o momento atual, analisando cada etapa do caminho percorrido para contribuir na formação integral dos alunos. O artigo refere ainda que a experiência exitosa dessa escola resulta da articulação dinâmica do professor coordenador, potencializando as possibilidades e minimizando as dificuldades na relação com instituições parceiras e na mobilização dos monitores, valorizando seu trabalho comprometido e experiente, bem como considera que a vivência dos alunos nas atividades de música do PME interfere de forma relevante em seus projetos de vida.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.MúsicaA música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910597.pdf000910597.pdfTexto completoapplication/pdf299986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88097/1/000910597.pdfc648a2806b60dacdabb95a917b8b0dcdMD51TEXT000910597.pdf.txt000910597.pdf.txtExtracted Texttext/plain41015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88097/2/000910597.pdf.txt90583017192c88b685d31857291325bbMD52THUMBNAIL000910597.pdf.jpg000910597.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88097/3/000910597.pdf.jpg7a6d95bdb09fab13a14ad17f265ef90fMD5310183/880972018-10-18 08:11:59.267oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação |
title |
A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação |
spellingShingle |
A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação Sobczack, Nara Rejane Educação integral Programa Mais Educação. Música |
title_short |
A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação |
title_full |
A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação |
title_fullStr |
A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação |
title_full_unstemmed |
A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação |
title_sort |
A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação |
author |
Sobczack, Nara Rejane |
author_facet |
Sobczack, Nara Rejane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobczack, Nara Rejane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Titton, Maria Beatriz Pauperio |
contributor_str_mv |
Titton, Maria Beatriz Pauperio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Programa Mais Educação. Música |
topic |
Educação integral Programa Mais Educação. Música |
description |
A escola de tempo integral oferece diferentes possibilidades para a expansão das atividades no campo das artes, entre elas a música. Este artigo analisa as oportunidades formativas através de atividades musicais em um programa de ampliação da jornada escolar. O enfoque é especificamente no Programa Mais Educação (PME) e no seu desenvolvimento no Centro Municipal de Ensino Básico (CMEB) Maria Lygia Andrade Haack, da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. O artigo tem como orientação metodológica o estudo de caso qualitativo. As fontes dos dados são documentos oficiais, entrevistas semiestruturadas e observações. O texto apresenta a trajetória das atividades de música na escola desde o início do Programa até o momento atual, analisando cada etapa do caminho percorrido para contribuir na formação integral dos alunos. O artigo refere ainda que a experiência exitosa dessa escola resulta da articulação dinâmica do professor coordenador, potencializando as possibilidades e minimizando as dificuldades na relação com instituições parceiras e na mobilização dos monitores, valorizando seu trabalho comprometido e experiente, bem como considera que a vivência dos alunos nas atividades de música do PME interfere de forma relevante em seus projetos de vida. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88097 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000910597 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88097 |
identifier_str_mv |
000910597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88097/1/000910597.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88097/2/000910597.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88097/3/000910597.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c648a2806b60dacdabb95a917b8b0dcd 90583017192c88b685d31857291325bb 7a6d95bdb09fab13a14ad17f265ef90f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447121743052800 |