Avaliação da educação infantil e seus efeitos na gestão pedagógica : narrativas de coordenadores(as) e diretores(as) em discussão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254213 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso é decorrente das contribuições do campo de estudos da Educação Infantil, Documentação Pedagógica e Avaliação na Educação Infantil. A pesquisa teve como objetivo geral discutir a avaliação da Educação Infantil no que diz respeito às suas implicações na gestão pedagógica das Instituições de Educação Infantil. Desse modo, no âmbito da pesquisa, a Avaliação da Educação Infantil é entendida como instrumento pedagógico essencial, de dimensão formativa e integrada ao processo educacional, envolvendo o contexto educativo no propósito de alcançar a qualidade do ensino em um viés colaborativo, dialógico e democrático. Participaram da pesquisa quatro diretores(as) e cinco coordenadores(as) da rede pública e municipal de ensino. Metodologicamente, os(as) participantes da pesquisa responderam um questionário on-line via Google Forms, sobre questões relativas à avaliação da Educação Infantil e suas implicações na atuação profissional da gestão pedagógica das instituições. A leitura do material gerado através dos questionários foi analisada mediante a análise do conteúdo (BARDIN, 2011). Desse modo, foi possível definir quatro unidades de análise: 1) as perspectivas avaliativas presentes no cotidiano institucional da Educação Infantil; 2) o que dizem a teoria e os documentos oficiais sobre a avaliação da/na educação infantil; 3) a articulação entre gestão pedagógica e avaliação; 4) a avaliação em contexto e a qualificação do trabalho pedagógico. A partir da análise dos dados, foi possível inferir sobre a importância da discussão sobre o tema da avaliação da Educação Infantil, assim como mapear as contribuições dos(das) gestores(as) participantes da pesquisa a respeito das estratégias de avaliação institucional utilizadas por eles(elas). Ademais, a análise dos dados da pesquisa possibilitou depreender sobre a importância da avaliação em contexto para a reflexão sobre a ação educativa, objetivando a construção de uma educação de qualidade. |
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Ribeiro, Sabrina Ândrea Dos SantosCarvalho, Rodrigo Saballa de2023-02-07T05:01:57Z2022http://hdl.handle.net/10183/254213001161188O presente trabalho de conclusão de curso é decorrente das contribuições do campo de estudos da Educação Infantil, Documentação Pedagógica e Avaliação na Educação Infantil. A pesquisa teve como objetivo geral discutir a avaliação da Educação Infantil no que diz respeito às suas implicações na gestão pedagógica das Instituições de Educação Infantil. Desse modo, no âmbito da pesquisa, a Avaliação da Educação Infantil é entendida como instrumento pedagógico essencial, de dimensão formativa e integrada ao processo educacional, envolvendo o contexto educativo no propósito de alcançar a qualidade do ensino em um viés colaborativo, dialógico e democrático. Participaram da pesquisa quatro diretores(as) e cinco coordenadores(as) da rede pública e municipal de ensino. Metodologicamente, os(as) participantes da pesquisa responderam um questionário on-line via Google Forms, sobre questões relativas à avaliação da Educação Infantil e suas implicações na atuação profissional da gestão pedagógica das instituições. A leitura do material gerado através dos questionários foi analisada mediante a análise do conteúdo (BARDIN, 2011). Desse modo, foi possível definir quatro unidades de análise: 1) as perspectivas avaliativas presentes no cotidiano institucional da Educação Infantil; 2) o que dizem a teoria e os documentos oficiais sobre a avaliação da/na educação infantil; 3) a articulação entre gestão pedagógica e avaliação; 4) a avaliação em contexto e a qualificação do trabalho pedagógico. A partir da análise dos dados, foi possível inferir sobre a importância da discussão sobre o tema da avaliação da Educação Infantil, assim como mapear as contribuições dos(das) gestores(as) participantes da pesquisa a respeito das estratégias de avaliação institucional utilizadas por eles(elas). Ademais, a análise dos dados da pesquisa possibilitou depreender sobre a importância da avaliação em contexto para a reflexão sobre a ação educativa, objetivando a construção de uma educação de qualidade.Undergraduate thesis based on contributions from the study of Early Childhood Education, Pedagogical Documentation and Assessment in Education. The general objective of the research was to contest the assessment of Early Childhood Education in terms of its implications for the pedagogical management of Early Childhood Education Schools. Thus, within the scope of the research, the Early Childhood Education Assessment is understood as an essential pedagogical instrument, with a formative and integrated dimension of the educational process, in search of the educational context in order to achieve the quality of teaching in a collaborative, dialogic and democratic way. Three directors and three coordinators from the public and municipal schools participated in the research. Methodologically, the research participants answer online by Google Forms on issues related to Early Childhood Education and its implications for the professional performance of the pedagogical management of institutions. The reading of the material generated through the studies was through a content analysis (BARDIN, 2011). It was possible to define four units of analysis: 1) the evaluative perspectives present in the institutional routine of Early Childhood Education; 2) what the theory and official documents say about the evaluation of/in early childhood education; 3) the articulation between pedagogical management and evaluation; 4) an assessment in context and the qualification of pedagogical work. From the data analysis, it was possible to evaluate the importance of the discussion on the theme of early childhood education research, as well as to map the contributions of the managers of the review of the evaluation strategies of the institutional participants used by them. In addition, an analysis of the research data made it possible to infer the importance of assessment in context for reflection on educational action, aiming at the construction of quality education.application/pdfporEducação infantilAvaliaçãoAvaliação da educação infantil e seus efeitos na gestão pedagógica : narrativas de coordenadores(as) e diretores(as) em discussãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161188.pdf.txt001161188.pdf.txtExtracted Texttext/plain230777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254213/2/001161188.pdf.txtec3b0b47a4f072c657505cba89d7e67bMD52ORIGINAL001161188.pdfTexto completoapplication/pdf2435861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254213/1/001161188.pdfaaf84797fba4113a004753c3987aad15MD5110183/2542132023-02-08 06:02:08.706459oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254213Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:02:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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