Avaliação da educação infantil e seus efeitos na gestão pedagógica : narrativas de coordenadores(as) e diretores(as) em discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sabrina Ândrea Dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254213
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso é decorrente das contribuições do campo de estudos da Educação Infantil, Documentação Pedagógica e Avaliação na Educação Infantil. A pesquisa teve como objetivo geral discutir a avaliação da Educação Infantil no que diz respeito às suas implicações na gestão pedagógica das Instituições de Educação Infantil. Desse modo, no âmbito da pesquisa, a Avaliação da Educação Infantil é entendida como instrumento pedagógico essencial, de dimensão formativa e integrada ao processo educacional, envolvendo o contexto educativo no propósito de alcançar a qualidade do ensino em um viés colaborativo, dialógico e democrático. Participaram da pesquisa quatro diretores(as) e cinco coordenadores(as) da rede pública e municipal de ensino. Metodologicamente, os(as) participantes da pesquisa responderam um questionário on-line via Google Forms, sobre questões relativas à avaliação da Educação Infantil e suas implicações na atuação profissional da gestão pedagógica das instituições. A leitura do material gerado através dos questionários foi analisada mediante a análise do conteúdo (BARDIN, 2011). Desse modo, foi possível definir quatro unidades de análise: 1) as perspectivas avaliativas presentes no cotidiano institucional da Educação Infantil; 2) o que dizem a teoria e os documentos oficiais sobre a avaliação da/na educação infantil; 3) a articulação entre gestão pedagógica e avaliação; 4) a avaliação em contexto e a qualificação do trabalho pedagógico. A partir da análise dos dados, foi possível inferir sobre a importância da discussão sobre o tema da avaliação da Educação Infantil, assim como mapear as contribuições dos(das) gestores(as) participantes da pesquisa a respeito das estratégias de avaliação institucional utilizadas por eles(elas). Ademais, a análise dos dados da pesquisa possibilitou depreender sobre a importância da avaliação em contexto para a reflexão sobre a ação educativa, objetivando a construção de uma educação de qualidade.
id UFRGS-2_f239adf2fc366f8bd8c013149130fce4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254213
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Sabrina Ândrea Dos SantosCarvalho, Rodrigo Saballa de2023-02-07T05:01:57Z2022http://hdl.handle.net/10183/254213001161188O presente trabalho de conclusão de curso é decorrente das contribuições do campo de estudos da Educação Infantil, Documentação Pedagógica e Avaliação na Educação Infantil. A pesquisa teve como objetivo geral discutir a avaliação da Educação Infantil no que diz respeito às suas implicações na gestão pedagógica das Instituições de Educação Infantil. Desse modo, no âmbito da pesquisa, a Avaliação da Educação Infantil é entendida como instrumento pedagógico essencial, de dimensão formativa e integrada ao processo educacional, envolvendo o contexto educativo no propósito de alcançar a qualidade do ensino em um viés colaborativo, dialógico e democrático. Participaram da pesquisa quatro diretores(as) e cinco coordenadores(as) da rede pública e municipal de ensino. Metodologicamente, os(as) participantes da pesquisa responderam um questionário on-line via Google Forms, sobre questões relativas à avaliação da Educação Infantil e suas implicações na atuação profissional da gestão pedagógica das instituições. A leitura do material gerado através dos questionários foi analisada mediante a análise do conteúdo (BARDIN, 2011). Desse modo, foi possível definir quatro unidades de análise: 1) as perspectivas avaliativas presentes no cotidiano institucional da Educação Infantil; 2) o que dizem a teoria e os documentos oficiais sobre a avaliação da/na educação infantil; 3) a articulação entre gestão pedagógica e avaliação; 4) a avaliação em contexto e a qualificação do trabalho pedagógico. A partir da análise dos dados, foi possível inferir sobre a importância da discussão sobre o tema da avaliação da Educação Infantil, assim como mapear as contribuições dos(das) gestores(as) participantes da pesquisa a respeito das estratégias de avaliação institucional utilizadas por eles(elas). Ademais, a análise dos dados da pesquisa possibilitou depreender sobre a importância da avaliação em contexto para a reflexão sobre a ação educativa, objetivando a construção de uma educação de qualidade.Undergraduate thesis based on contributions from the study of Early Childhood Education, Pedagogical Documentation and Assessment in Education. The general objective of the research was to contest the assessment of Early Childhood Education in terms of its implications for the pedagogical management of Early Childhood Education Schools. Thus, within the scope of the research, the Early Childhood Education Assessment is understood as an essential pedagogical instrument, with a formative and integrated dimension of the educational process, in search of the educational context in order to achieve the quality of teaching in a collaborative, dialogic and democratic way. Three directors and three coordinators from the public and municipal schools participated in the research. Methodologically, the research participants answer online by Google Forms on issues related to Early Childhood Education and its implications for the professional performance of the pedagogical management of institutions. The reading of the material generated through the studies was through a content analysis (BARDIN, 2011). It was possible to define four units of analysis: 1) the evaluative perspectives present in the institutional routine of Early Childhood Education; 2) what the theory and official documents say about the evaluation of/in early childhood education; 3) the articulation between pedagogical management and evaluation; 4) an assessment in context and the qualification of pedagogical work. From the data analysis, it was possible to evaluate the importance of the discussion on the theme of early childhood education research, as well as to map the contributions of the managers of the review of the evaluation strategies of the institutional participants used by them. In addition, an analysis of the research data made it possible to infer the importance of assessment in context for reflection on educational action, aiming at the construction of quality education.application/pdfporEducação infantilAvaliaçãoAvaliação da educação infantil e seus efeitos na gestão pedagógica : narrativas de coordenadores(as) e diretores(as) em discussãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161188.pdf.txt001161188.pdf.txtExtracted Texttext/plain230777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254213/2/001161188.pdf.txtec3b0b47a4f072c657505cba89d7e67bMD52ORIGINAL001161188.pdfTexto completoapplication/pdf2435861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254213/1/001161188.pdfaaf84797fba4113a004753c3987aad15MD5110183/2542132023-02-08 06:02:08.706459oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254213Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:02:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da educação infantil e seus efeitos na gestão pedagógica : narrativas de coordenadores(as) e diretores(as) em discussão
title Avaliação da educação infantil e seus efeitos na gestão pedagógica : narrativas de coordenadores(as) e diretores(as) em discussão
spellingShingle Avaliação da educação infantil e seus efeitos na gestão pedagógica : narrativas de coordenadores(as) e diretores(as) em discussão
Ribeiro, Sabrina Ândrea Dos Santos
Educação infantil
Avaliação
title_short Avaliação da educação infantil e seus efeitos na gestão pedagógica : narrativas de coordenadores(as) e diretores(as) em discussão
title_full Avaliação da educação infantil e seus efeitos na gestão pedagógica : narrativas de coordenadores(as) e diretores(as) em discussão
title_fullStr Avaliação da educação infantil e seus efeitos na gestão pedagógica : narrativas de coordenadores(as) e diretores(as) em discussão
title_full_unstemmed Avaliação da educação infantil e seus efeitos na gestão pedagógica : narrativas de coordenadores(as) e diretores(as) em discussão
title_sort Avaliação da educação infantil e seus efeitos na gestão pedagógica : narrativas de coordenadores(as) e diretores(as) em discussão
author Ribeiro, Sabrina Ândrea Dos Santos
author_facet Ribeiro, Sabrina Ândrea Dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sabrina Ândrea Dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
contributor_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Avaliação
topic Educação infantil
Avaliação
description O presente trabalho de conclusão de curso é decorrente das contribuições do campo de estudos da Educação Infantil, Documentação Pedagógica e Avaliação na Educação Infantil. A pesquisa teve como objetivo geral discutir a avaliação da Educação Infantil no que diz respeito às suas implicações na gestão pedagógica das Instituições de Educação Infantil. Desse modo, no âmbito da pesquisa, a Avaliação da Educação Infantil é entendida como instrumento pedagógico essencial, de dimensão formativa e integrada ao processo educacional, envolvendo o contexto educativo no propósito de alcançar a qualidade do ensino em um viés colaborativo, dialógico e democrático. Participaram da pesquisa quatro diretores(as) e cinco coordenadores(as) da rede pública e municipal de ensino. Metodologicamente, os(as) participantes da pesquisa responderam um questionário on-line via Google Forms, sobre questões relativas à avaliação da Educação Infantil e suas implicações na atuação profissional da gestão pedagógica das instituições. A leitura do material gerado através dos questionários foi analisada mediante a análise do conteúdo (BARDIN, 2011). Desse modo, foi possível definir quatro unidades de análise: 1) as perspectivas avaliativas presentes no cotidiano institucional da Educação Infantil; 2) o que dizem a teoria e os documentos oficiais sobre a avaliação da/na educação infantil; 3) a articulação entre gestão pedagógica e avaliação; 4) a avaliação em contexto e a qualificação do trabalho pedagógico. A partir da análise dos dados, foi possível inferir sobre a importância da discussão sobre o tema da avaliação da Educação Infantil, assim como mapear as contribuições dos(das) gestores(as) participantes da pesquisa a respeito das estratégias de avaliação institucional utilizadas por eles(elas). Ademais, a análise dos dados da pesquisa possibilitou depreender sobre a importância da avaliação em contexto para a reflexão sobre a ação educativa, objetivando a construção de uma educação de qualidade.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-07T05:01:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254213
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161188
url http://hdl.handle.net/10183/254213
identifier_str_mv 001161188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254213/2/001161188.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254213/1/001161188.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ec3b0b47a4f072c657505cba89d7e67b
aaf84797fba4113a004753c3987aad15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224650716348416