Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/4196 |
Resumo: | A coordenação pedagógica na Educação Infantil é uma temática pouco valorizada no âmbito escolar. Dessa forma, a presente pesquisa trata sobre a Comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor de Educação Infantil, buscando esclarecer a pergunta que deu origem à mesma: Em que aspectos o trabalho em equipe na escola pode ser facilitado pela comunicação entre coordenador pedagógico e professor? Iniciou-se a pesquisa após a realização do estágio obrigatório na função de coordenadora pedagógica, quando se decidiu realizar o TCC da Licenciatura em Pedagogia para esclarecer o papel do coordenador pedagógico, suas funções, seus desafios e suas perspectivas, procurando entender a comunicação entre coordenador pedagógico e o professor no espaço da Educação Infantil. A metodologia escolhida foi pesquisa participante, a qual foi realizada em uma escola de Educação Infantil. Os principais teóricos que contribuíram no diálogo sobre a temática da coordenação pedagógica são: Celso dos Santos Vasconcellos, Paulo Gomes Lima, Sandra Mendes dos Santos, Paulo Freire, José Carlos Libâneo, Carlos Rodrigues Brandão e Heloísa Luck. Nesse contexto, fez-se necessário e indispensável consultar as legislações, tais como: BNCC, RNCEI e DCNEI. Autores que versam sobre a coordenação pedagógica e suas práxis fundamentaram a procura por respostas para a pergunta principal, bem como contribuíram na análise dos dados encontrados. Para tanto, utilizou-se instrumentos da pesquisa bibliográfica, como também a coleta e análise de dados de professores ao coordenador pedagógico e sobre a importância da comunicação como eixo principal na relação desses profissionais no espaço da Educação Infantil. Assim sendo, esta monografia permitiu esclarecer o modo de comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor da Educação Infantil, bem como entender um pouco da história, do papel, das funções e dos desafios desse profissional que é o coordenador pedagógico na Educação Infantil (sic). |
id |
UCS_31b62866b241e98f5cc4994204a9dc72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/4196 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vargas, Irajá Aparecida dos SantosVergani, Flávia MeliceTeixeira, Lezilda MariaWelter, Cristiane Backes2018-12-13T21:17:17Z2018-12-13T21:17:17Z2018-12-13 00:00:002018-11-27 00:00:00https://repositorio.ucs.br/11338/4196A coordenação pedagógica na Educação Infantil é uma temática pouco valorizada no âmbito escolar. Dessa forma, a presente pesquisa trata sobre a Comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor de Educação Infantil, buscando esclarecer a pergunta que deu origem à mesma: Em que aspectos o trabalho em equipe na escola pode ser facilitado pela comunicação entre coordenador pedagógico e professor? Iniciou-se a pesquisa após a realização do estágio obrigatório na função de coordenadora pedagógica, quando se decidiu realizar o TCC da Licenciatura em Pedagogia para esclarecer o papel do coordenador pedagógico, suas funções, seus desafios e suas perspectivas, procurando entender a comunicação entre coordenador pedagógico e o professor no espaço da Educação Infantil. A metodologia escolhida foi pesquisa participante, a qual foi realizada em uma escola de Educação Infantil. Os principais teóricos que contribuíram no diálogo sobre a temática da coordenação pedagógica são: Celso dos Santos Vasconcellos, Paulo Gomes Lima, Sandra Mendes dos Santos, Paulo Freire, José Carlos Libâneo, Carlos Rodrigues Brandão e Heloísa Luck. Nesse contexto, fez-se necessário e indispensável consultar as legislações, tais como: BNCC, RNCEI e DCNEI. Autores que versam sobre a coordenação pedagógica e suas práxis fundamentaram a procura por respostas para a pergunta principal, bem como contribuíram na análise dos dados encontrados. Para tanto, utilizou-se instrumentos da pesquisa bibliográfica, como também a coleta e análise de dados de professores ao coordenador pedagógico e sobre a importância da comunicação como eixo principal na relação desses profissionais no espaço da Educação Infantil. Assim sendo, esta monografia permitiu esclarecer o modo de comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor da Educação Infantil, bem como entender um pouco da história, do papel, das funções e dos desafios desse profissional que é o coordenador pedagógico na Educação Infantil (sic).ComunicaçãoEducação de criançasProfessores de educação infantilComunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Irajá Aparecida dos Santos Vargas.pdf.txtTCC Irajá Aparecida dos Santos Vargas.pdf.txtExtracted texttext/plain94424https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4196/2/TCC%20Iraj%c3%a1%20Aparecida%20dos%20Santos%20Vargas.pdf.txt545a22999463ed39679d575dca973d39MD52THUMBNAILTCC Irajá Aparecida dos Santos Vargas.pdf.jpgTCC Irajá Aparecida dos Santos Vargas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4196/3/TCC%20Iraj%c3%a1%20Aparecida%20dos%20Santos%20Vargas.pdf.jpg7872dd0f08b607bfaa752c148d1dc49bMD53ORIGINALTCC Irajá Aparecida dos Santos Vargas.pdfTCC Irajá Aparecida dos Santos Vargas.pdfapplication/pdf323145https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4196/1/TCC%20Iraj%c3%a1%20Aparecida%20dos%20Santos%20Vargas.pdf4304f16380af25aa462afdd285e19942MD5111338/41962018-12-18 16:13:46.498oai:repositorio.ucs.br:11338/4196Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:13.542841Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil |
title |
Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil |
spellingShingle |
Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil Vargas, Irajá Aparecida dos Santos Comunicação Educação de crianças Professores de educação infantil |
title_short |
Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil |
title_full |
Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil |
title_fullStr |
Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil |
title_sort |
Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil |
author |
Vargas, Irajá Aparecida dos Santos |
author_facet |
Vargas, Irajá Aparecida dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Vergani, Flávia Melice Teixeira, Lezilda Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Irajá Aparecida dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welter, Cristiane Backes |
contributor_str_mv |
Welter, Cristiane Backes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Educação de crianças Professores de educação infantil |
topic |
Comunicação Educação de crianças Professores de educação infantil |
description |
A coordenação pedagógica na Educação Infantil é uma temática pouco valorizada no âmbito escolar. Dessa forma, a presente pesquisa trata sobre a Comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor de Educação Infantil, buscando esclarecer a pergunta que deu origem à mesma: Em que aspectos o trabalho em equipe na escola pode ser facilitado pela comunicação entre coordenador pedagógico e professor? Iniciou-se a pesquisa após a realização do estágio obrigatório na função de coordenadora pedagógica, quando se decidiu realizar o TCC da Licenciatura em Pedagogia para esclarecer o papel do coordenador pedagógico, suas funções, seus desafios e suas perspectivas, procurando entender a comunicação entre coordenador pedagógico e o professor no espaço da Educação Infantil. A metodologia escolhida foi pesquisa participante, a qual foi realizada em uma escola de Educação Infantil. Os principais teóricos que contribuíram no diálogo sobre a temática da coordenação pedagógica são: Celso dos Santos Vasconcellos, Paulo Gomes Lima, Sandra Mendes dos Santos, Paulo Freire, José Carlos Libâneo, Carlos Rodrigues Brandão e Heloísa Luck. Nesse contexto, fez-se necessário e indispensável consultar as legislações, tais como: BNCC, RNCEI e DCNEI. Autores que versam sobre a coordenação pedagógica e suas práxis fundamentaram a procura por respostas para a pergunta principal, bem como contribuíram na análise dos dados encontrados. Para tanto, utilizou-se instrumentos da pesquisa bibliográfica, como também a coleta e análise de dados de professores ao coordenador pedagógico e sobre a importância da comunicação como eixo principal na relação desses profissionais no espaço da Educação Infantil. Assim sendo, esta monografia permitiu esclarecer o modo de comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor da Educação Infantil, bem como entender um pouco da história, do papel, das funções e dos desafios desse profissional que é o coordenador pedagógico na Educação Infantil (sic). |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-11-27 00:00:00 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-13T21:17:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-13T21:17:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-13 00:00:00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/4196 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/4196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4196/2/TCC%20Iraj%c3%a1%20Aparecida%20dos%20Santos%20Vargas.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4196/3/TCC%20Iraj%c3%a1%20Aparecida%20dos%20Santos%20Vargas.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4196/1/TCC%20Iraj%c3%a1%20Aparecida%20dos%20Santos%20Vargas.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
545a22999463ed39679d575dca973d39 7872dd0f08b607bfaa752c148d1dc49b 4304f16380af25aa462afdd285e19942 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258419377799168 |