Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Irajá Aparecida dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4196
Resumo: A coordenação pedagógica na Educação Infantil é uma temática pouco valorizada no âmbito escolar. Dessa forma, a presente pesquisa trata sobre a Comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor de Educação Infantil, buscando esclarecer a pergunta que deu origem à mesma: Em que aspectos o trabalho em equipe na escola pode ser facilitado pela comunicação entre coordenador pedagógico e professor? Iniciou-se a pesquisa após a realização do estágio obrigatório na função de coordenadora pedagógica, quando se decidiu realizar o TCC da Licenciatura em Pedagogia para esclarecer o papel do coordenador pedagógico, suas funções, seus desafios e suas perspectivas, procurando entender a comunicação entre coordenador pedagógico e o professor no espaço da Educação Infantil. A metodologia escolhida foi pesquisa participante, a qual foi realizada em uma escola de Educação Infantil. Os principais teóricos que contribuíram no diálogo sobre a temática da coordenação pedagógica são: Celso dos Santos Vasconcellos, Paulo Gomes Lima, Sandra Mendes dos Santos, Paulo Freire, José Carlos Libâneo, Carlos Rodrigues Brandão e Heloísa Luck. Nesse contexto, fez-se necessário e indispensável consultar as legislações, tais como: BNCC, RNCEI e DCNEI. Autores que versam sobre a coordenação pedagógica e suas práxis fundamentaram a procura por respostas para a pergunta principal, bem como contribuíram na análise dos dados encontrados. Para tanto, utilizou-se instrumentos da pesquisa bibliográfica, como também a coleta e análise de dados de professores ao coordenador pedagógico e sobre a importância da comunicação como eixo principal na relação desses profissionais no espaço da Educação Infantil. Assim sendo, esta monografia permitiu esclarecer o modo de comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor da Educação Infantil, bem como entender um pouco da história, do papel, das funções e dos desafios desse profissional que é o coordenador pedagógico na Educação Infantil (sic).
id UCS_31b62866b241e98f5cc4994204a9dc72
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4196
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Vargas, Irajá Aparecida dos SantosVergani, Flávia MeliceTeixeira, Lezilda MariaWelter, Cristiane Backes2018-12-13T21:17:17Z2018-12-13T21:17:17Z2018-12-13 00:00:002018-11-27 00:00:00https://repositorio.ucs.br/11338/4196A coordenação pedagógica na Educação Infantil é uma temática pouco valorizada no âmbito escolar. Dessa forma, a presente pesquisa trata sobre a Comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor de Educação Infantil, buscando esclarecer a pergunta que deu origem à mesma: Em que aspectos o trabalho em equipe na escola pode ser facilitado pela comunicação entre coordenador pedagógico e professor? Iniciou-se a pesquisa após a realização do estágio obrigatório na função de coordenadora pedagógica, quando se decidiu realizar o TCC da Licenciatura em Pedagogia para esclarecer o papel do coordenador pedagógico, suas funções, seus desafios e suas perspectivas, procurando entender a comunicação entre coordenador pedagógico e o professor no espaço da Educação Infantil. A metodologia escolhida foi pesquisa participante, a qual foi realizada em uma escola de Educação Infantil. Os principais teóricos que contribuíram no diálogo sobre a temática da coordenação pedagógica são: Celso dos Santos Vasconcellos, Paulo Gomes Lima, Sandra Mendes dos Santos, Paulo Freire, José Carlos Libâneo, Carlos Rodrigues Brandão e Heloísa Luck. Nesse contexto, fez-se necessário e indispensável consultar as legislações, tais como: BNCC, RNCEI e DCNEI. Autores que versam sobre a coordenação pedagógica e suas práxis fundamentaram a procura por respostas para a pergunta principal, bem como contribuíram na análise dos dados encontrados. Para tanto, utilizou-se instrumentos da pesquisa bibliográfica, como também a coleta e análise de dados de professores ao coordenador pedagógico e sobre a importância da comunicação como eixo principal na relação desses profissionais no espaço da Educação Infantil. Assim sendo, esta monografia permitiu esclarecer o modo de comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor da Educação Infantil, bem como entender um pouco da história, do papel, das funções e dos desafios desse profissional que é o coordenador pedagógico na Educação Infantil (sic).ComunicaçãoEducação de criançasProfessores de educação infantilComunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Irajá Aparecida dos Santos Vargas.pdf.txtTCC Irajá Aparecida dos Santos Vargas.pdf.txtExtracted texttext/plain94424https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4196/2/TCC%20Iraj%c3%a1%20Aparecida%20dos%20Santos%20Vargas.pdf.txt545a22999463ed39679d575dca973d39MD52THUMBNAILTCC Irajá Aparecida dos Santos Vargas.pdf.jpgTCC Irajá Aparecida dos Santos Vargas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4196/3/TCC%20Iraj%c3%a1%20Aparecida%20dos%20Santos%20Vargas.pdf.jpg7872dd0f08b607bfaa752c148d1dc49bMD53ORIGINALTCC Irajá Aparecida dos Santos Vargas.pdfTCC Irajá Aparecida dos Santos Vargas.pdfapplication/pdf323145https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4196/1/TCC%20Iraj%c3%a1%20Aparecida%20dos%20Santos%20Vargas.pdf4304f16380af25aa462afdd285e19942MD5111338/41962018-12-18 16:13:46.498oai:repositorio.ucs.br:11338/4196Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-12-18T16:13:46Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil
title Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil
spellingShingle Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil
Vargas, Irajá Aparecida dos Santos
Comunicação
Educação de crianças
Professores de educação infantil
title_short Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil
title_full Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil
title_fullStr Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil
title_full_unstemmed Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil
title_sort Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil
author Vargas, Irajá Aparecida dos Santos
author_facet Vargas, Irajá Aparecida dos Santos
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Vergani, Flávia Melice
Teixeira, Lezilda Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Irajá Aparecida dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welter, Cristiane Backes
contributor_str_mv Welter, Cristiane Backes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Educação de crianças
Professores de educação infantil
topic Comunicação
Educação de crianças
Professores de educação infantil
description A coordenação pedagógica na Educação Infantil é uma temática pouco valorizada no âmbito escolar. Dessa forma, a presente pesquisa trata sobre a Comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor de Educação Infantil, buscando esclarecer a pergunta que deu origem à mesma: Em que aspectos o trabalho em equipe na escola pode ser facilitado pela comunicação entre coordenador pedagógico e professor? Iniciou-se a pesquisa após a realização do estágio obrigatório na função de coordenadora pedagógica, quando se decidiu realizar o TCC da Licenciatura em Pedagogia para esclarecer o papel do coordenador pedagógico, suas funções, seus desafios e suas perspectivas, procurando entender a comunicação entre coordenador pedagógico e o professor no espaço da Educação Infantil. A metodologia escolhida foi pesquisa participante, a qual foi realizada em uma escola de Educação Infantil. Os principais teóricos que contribuíram no diálogo sobre a temática da coordenação pedagógica são: Celso dos Santos Vasconcellos, Paulo Gomes Lima, Sandra Mendes dos Santos, Paulo Freire, José Carlos Libâneo, Carlos Rodrigues Brandão e Heloísa Luck. Nesse contexto, fez-se necessário e indispensável consultar as legislações, tais como: BNCC, RNCEI e DCNEI. Autores que versam sobre a coordenação pedagógica e suas práxis fundamentaram a procura por respostas para a pergunta principal, bem como contribuíram na análise dos dados encontrados. Para tanto, utilizou-se instrumentos da pesquisa bibliográfica, como também a coleta e análise de dados de professores ao coordenador pedagógico e sobre a importância da comunicação como eixo principal na relação desses profissionais no espaço da Educação Infantil. Assim sendo, esta monografia permitiu esclarecer o modo de comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor da Educação Infantil, bem como entender um pouco da história, do papel, das funções e dos desafios desse profissional que é o coordenador pedagógico na Educação Infantil (sic).
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-11-27 00:00:00
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-13T21:17:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-13T21:17:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-13 00:00:00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4196
url https://repositorio.ucs.br/11338/4196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4196/2/TCC%20Iraj%c3%a1%20Aparecida%20dos%20Santos%20Vargas.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4196/3/TCC%20Iraj%c3%a1%20Aparecida%20dos%20Santos%20Vargas.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4196/1/TCC%20Iraj%c3%a1%20Aparecida%20dos%20Santos%20Vargas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 545a22999463ed39679d575dca973d39
7872dd0f08b607bfaa752c148d1dc49b
4304f16380af25aa462afdd285e19942
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308869636620288