A educação ambiental pelas lentes do cinema documentário
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152696 |
Resumo: | O número de produções cinematográficas destinadas a mostrar o esplendor, a abundância (e também a fúria) da natureza, bem como aquelas que evidenciam seu fim iminente parece, cada vez mais, ganhar visibilidade. Tomando como mote de análise o filme-documentário, nosso objetivo é problematizar as estratégias de linguagem operadas em alguns materiais para falar sobre educação ambiental – seja para ensiná-la, para defendê-la ou para fazer dela alvo de comoção. Metodologicamente, analisamos dois documentários: Uma verdade inconveniente e Lixo extraordinário. Neles, buscamos caracterizar os ‘regimes de credibilidade’, atentando para as estratégias ali estabelecidas e que, com efeito, contribuem para a constru- ção do verídico. Tais documentários operam por meio de duas lógicas: (1) a de que a degradação ambiental faz-se associada à degradação humana (lógica construída a partir de uma ‘gramática do catastrofismo’); (2) a da ‘retórica do otimismo sustentável’ (pela exibição de experiências ecologicamente sustentáveis). |
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Marcello, Fabiana de AmorimRipoll, Daniela2017-02-17T02:33:07Z20161516-7313http://hdl.handle.net/10183/152696001010798O número de produções cinematográficas destinadas a mostrar o esplendor, a abundância (e também a fúria) da natureza, bem como aquelas que evidenciam seu fim iminente parece, cada vez mais, ganhar visibilidade. Tomando como mote de análise o filme-documentário, nosso objetivo é problematizar as estratégias de linguagem operadas em alguns materiais para falar sobre educação ambiental – seja para ensiná-la, para defendê-la ou para fazer dela alvo de comoção. Metodologicamente, analisamos dois documentários: Uma verdade inconveniente e Lixo extraordinário. Neles, buscamos caracterizar os ‘regimes de credibilidade’, atentando para as estratégias ali estabelecidas e que, com efeito, contribuem para a constru- ção do verídico. Tais documentários operam por meio de duas lógicas: (1) a de que a degradação ambiental faz-se associada à degradação humana (lógica construída a partir de uma ‘gramática do catastrofismo’); (2) a da ‘retórica do otimismo sustentável’ (pela exibição de experiências ecologicamente sustentáveis).The number of film productions designed to show the splendor, abundance (and fury) of nature, as well as those that show its imminent demise, seems to be gaining increasing visibility. Taking as an analysis theme the documentary-film, our intention was to discuss language strategies operating in some materials about environmental education – to teach it, defend it or target it as a dilemma. We analyzed methodologically two documentaries: An inconvenient truth and Waste Land. We sought to characterize the ‘credibility schemes’, paying attention to the strategies established by them and that, indeed, contribute to the construction of the truth. These documentaries operate through two logics: (1) environmental degradation is associated with human degradation (a logic built from a ‘grammar of catastrophism’); (2) the ‘rhetoric of sustainable optimism’ (by the display of ecologically sustainable experiences).application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 22, n.4 (2016), p. p. 1045-1062Educação ambientalCinemaMeio ambienteEnvironmental educationCinemaDocumentaryEnvironmentA educação ambiental pelas lentes do cinema documentárioEnvironmental education through the lenses of documentary cinema info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001010798.pdf001010798.pdfTexto completoapplication/pdf299220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152696/1/001010798.pdf3a288aceb659b865e3812b008f58bfceMD51TEXT001010798.pdf.txt001010798.pdf.txtExtracted Texttext/plain63803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152696/2/001010798.pdf.txt4be49280946b734bab6b1cfa14ceff5bMD5210183/1526962021-12-06 05:34:57.084665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152696Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:34:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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