Avaliação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kettermann, Catia Regina Hempe
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71850
Resumo: Os Conselhos Escolares representam um espaço onde a democracia pode ser exercida através de canais de comunicação, espaços públicos abertos à população, onde esta pode, por meio de mecanismos de participação, deliberar sobre assuntos destinados a políticas públicas. O objetivo geral desta pesquisa voltou-se em verificar a participação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde, Panambi/RS. Os objetivos específicos consistiram em: Caracterizar o Conselho Escolar; Coletar dados referentes aos objetivos e participantes do Conselho Escolar; Citar desafios encontrados pelos participantes do Conselho; Verificar como é a relação do Conselho Escolar com a comunidade escolar e de que forma é realizada a participação do Conselho Escolar; Analisar as contribuições da participação do Conselho Escolar, com vistas à qualidade da educação. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa e utilizou o método do estudo de caso, combinado com pesquisa bibliográfica. A ferramenta metodológica questionário foi aplicada a todos os membros titulares que compõem o Conselho Escolar na Escola de Educação Básica Poncho Verde - Panambi/RS,. A partir das respostas dos conselheiros foi possível comparar e analisar as mesmas a luz da Lei da Gestão Democrática em relação à participação e as dificuldades deste colegiado. O Conselho Escolar na escola pesquisada já existe há dezenove anos e possui representatividade dos seguintes segmentos: pais, alunos, professores e funcionários, sendo que o gestor é membro nato no Conselho. O Conselho Escolar é uma forma democrática que a escola tem de resolver os problemas e as demandas que surgem no cotidiano escolar. O gestor não é mais aquela “figura” que tem a única voz para resolver as problemáticas que surgem no interior da escola, esse com a criação do Conselho Escolar, tem a Comunidade Escolar ao seu lado, para dividir as decisões em relação às várias demandas tais como: rematrícula, evasão escolar, problemas com aprendizagem na sala de aula, gastos e aplicação de verbas, entre outras demandas.
id UFRGS-2_f2f05375d929d374a8b144bc9af2555e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71850
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kettermann, Catia Regina HempeCosta, Pedro de Almeida2013-05-23T01:45:27Z2012http://hdl.handle.net/10183/71850000873309Os Conselhos Escolares representam um espaço onde a democracia pode ser exercida através de canais de comunicação, espaços públicos abertos à população, onde esta pode, por meio de mecanismos de participação, deliberar sobre assuntos destinados a políticas públicas. O objetivo geral desta pesquisa voltou-se em verificar a participação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde, Panambi/RS. Os objetivos específicos consistiram em: Caracterizar o Conselho Escolar; Coletar dados referentes aos objetivos e participantes do Conselho Escolar; Citar desafios encontrados pelos participantes do Conselho; Verificar como é a relação do Conselho Escolar com a comunidade escolar e de que forma é realizada a participação do Conselho Escolar; Analisar as contribuições da participação do Conselho Escolar, com vistas à qualidade da educação. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa e utilizou o método do estudo de caso, combinado com pesquisa bibliográfica. A ferramenta metodológica questionário foi aplicada a todos os membros titulares que compõem o Conselho Escolar na Escola de Educação Básica Poncho Verde - Panambi/RS,. A partir das respostas dos conselheiros foi possível comparar e analisar as mesmas a luz da Lei da Gestão Democrática em relação à participação e as dificuldades deste colegiado. O Conselho Escolar na escola pesquisada já existe há dezenove anos e possui representatividade dos seguintes segmentos: pais, alunos, professores e funcionários, sendo que o gestor é membro nato no Conselho. O Conselho Escolar é uma forma democrática que a escola tem de resolver os problemas e as demandas que surgem no cotidiano escolar. O gestor não é mais aquela “figura” que tem a única voz para resolver as problemáticas que surgem no interior da escola, esse com a criação do Conselho Escolar, tem a Comunidade Escolar ao seu lado, para dividir as decisões em relação às várias demandas tais como: rematrícula, evasão escolar, problemas com aprendizagem na sala de aula, gastos e aplicação de verbas, entre outras demandas.application/pdfporEnsino públicoParticipaçãoGestão democráticaAvaliação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Municipal UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873309.pdf000873309.pdfTexto completoapplication/pdf512566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71850/1/000873309.pdf5a23b3ca5398913ded81aaa6a54abd0fMD51TEXT000873309.pdf.txt000873309.pdf.txtExtracted Texttext/plain81672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71850/2/000873309.pdf.txte82325602c5cf9f1c25f70418bd7f942MD52THUMBNAIL000873309.pdf.jpg000873309.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71850/3/000873309.pdf.jpga7886123e9f406371904c40d38fc8fe7MD5310183/718502018-10-17 07:55:06.742oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71850Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:55:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi-RS
title Avaliação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi-RS
spellingShingle Avaliação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi-RS
Kettermann, Catia Regina Hempe
Ensino público
Participação
Gestão democrática
title_short Avaliação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi-RS
title_full Avaliação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi-RS
title_fullStr Avaliação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi-RS
title_full_unstemmed Avaliação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi-RS
title_sort Avaliação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi-RS
author Kettermann, Catia Regina Hempe
author_facet Kettermann, Catia Regina Hempe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kettermann, Catia Regina Hempe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Pedro de Almeida
contributor_str_mv Costa, Pedro de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino público
Participação
Gestão democrática
topic Ensino público
Participação
Gestão democrática
description Os Conselhos Escolares representam um espaço onde a democracia pode ser exercida através de canais de comunicação, espaços públicos abertos à população, onde esta pode, por meio de mecanismos de participação, deliberar sobre assuntos destinados a políticas públicas. O objetivo geral desta pesquisa voltou-se em verificar a participação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde, Panambi/RS. Os objetivos específicos consistiram em: Caracterizar o Conselho Escolar; Coletar dados referentes aos objetivos e participantes do Conselho Escolar; Citar desafios encontrados pelos participantes do Conselho; Verificar como é a relação do Conselho Escolar com a comunidade escolar e de que forma é realizada a participação do Conselho Escolar; Analisar as contribuições da participação do Conselho Escolar, com vistas à qualidade da educação. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa e utilizou o método do estudo de caso, combinado com pesquisa bibliográfica. A ferramenta metodológica questionário foi aplicada a todos os membros titulares que compõem o Conselho Escolar na Escola de Educação Básica Poncho Verde - Panambi/RS,. A partir das respostas dos conselheiros foi possível comparar e analisar as mesmas a luz da Lei da Gestão Democrática em relação à participação e as dificuldades deste colegiado. O Conselho Escolar na escola pesquisada já existe há dezenove anos e possui representatividade dos seguintes segmentos: pais, alunos, professores e funcionários, sendo que o gestor é membro nato no Conselho. O Conselho Escolar é uma forma democrática que a escola tem de resolver os problemas e as demandas que surgem no cotidiano escolar. O gestor não é mais aquela “figura” que tem a única voz para resolver as problemáticas que surgem no interior da escola, esse com a criação do Conselho Escolar, tem a Comunidade Escolar ao seu lado, para dividir as decisões em relação às várias demandas tais como: rematrícula, evasão escolar, problemas com aprendizagem na sala de aula, gastos e aplicação de verbas, entre outras demandas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-23T01:45:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71850
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873309
url http://hdl.handle.net/10183/71850
identifier_str_mv 000873309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71850/1/000873309.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71850/2/000873309.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71850/3/000873309.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a23b3ca5398913ded81aaa6a54abd0f
e82325602c5cf9f1c25f70418bd7f942
a7886123e9f406371904c40d38fc8fe7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447107513876480