Avaliação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde - Panambi-RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71850 |
Resumo: | Os Conselhos Escolares representam um espaço onde a democracia pode ser exercida através de canais de comunicação, espaços públicos abertos à população, onde esta pode, por meio de mecanismos de participação, deliberar sobre assuntos destinados a políticas públicas. O objetivo geral desta pesquisa voltou-se em verificar a participação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde, Panambi/RS. Os objetivos específicos consistiram em: Caracterizar o Conselho Escolar; Coletar dados referentes aos objetivos e participantes do Conselho Escolar; Citar desafios encontrados pelos participantes do Conselho; Verificar como é a relação do Conselho Escolar com a comunidade escolar e de que forma é realizada a participação do Conselho Escolar; Analisar as contribuições da participação do Conselho Escolar, com vistas à qualidade da educação. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa e utilizou o método do estudo de caso, combinado com pesquisa bibliográfica. A ferramenta metodológica questionário foi aplicada a todos os membros titulares que compõem o Conselho Escolar na Escola de Educação Básica Poncho Verde - Panambi/RS,. A partir das respostas dos conselheiros foi possível comparar e analisar as mesmas a luz da Lei da Gestão Democrática em relação à participação e as dificuldades deste colegiado. O Conselho Escolar na escola pesquisada já existe há dezenove anos e possui representatividade dos seguintes segmentos: pais, alunos, professores e funcionários, sendo que o gestor é membro nato no Conselho. O Conselho Escolar é uma forma democrática que a escola tem de resolver os problemas e as demandas que surgem no cotidiano escolar. O gestor não é mais aquela “figura” que tem a única voz para resolver as problemáticas que surgem no interior da escola, esse com a criação do Conselho Escolar, tem a Comunidade Escolar ao seu lado, para dividir as decisões em relação às várias demandas tais como: rematrícula, evasão escolar, problemas com aprendizagem na sala de aula, gastos e aplicação de verbas, entre outras demandas. |
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