O uso de netbooks como ferramenta no processo de letramento no programa trajetórias criativas na E.E.E.F. Júlio Brunelli

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Renata Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201704
Resumo: A presente pesquisa tem a meta de compreender como o uso de aplicativos digitais podem atuar no processo de escrita e leitura com alunos multirrepetentes do Programa Trajetórias Criativas. A metodologia teve uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso, os dados foram coletados das produções do grupo de alunos, os quais utilizaram os netbooks como ferramenta de acesso aos aplicativos ‘Letramentos’ e ‘Google Drive’. Para a análise de dados foram coletadas as produções dos estudantes, as quais foram comparadas para acompanhar o desenvolvimento e a efetividade do letramento digital como aliado à leitura e a escrita, destacando como aspectos positivos a receptividade e o interesse quanto ao uso dos netbooks para acesso aos aplicativos e a realização das atividades. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de alfabetização, letramento e alfabetização digital pesquisados voltada a compreender como os aplicativos digitais atuam nesse processo. O uso dos aplicativos teve como intuito estimular a escrita e a leitura desses estudantes que apresentam maiores lacunas de aprendizagem. Além disso, inseri-los no meio digital, o qual faz parte de suas vidas por serem considerados os ‘nativos digitais’ e utilizarem as mídias digitais como smartphones, tablets e netbooks com frequência em seu cotidiano. A análise dos dados evidenciou que as mídias digitais são importantes aliadas no processo de alfabetização e letramento, especialmente para alunos multirrepetentes, já que são ferramentas presentes em seu dia a dia e saem do tradicional, dando-lhes autonomia e valorizando suas aptidões, as quais foram aperfeiçoadas durante o processo de letramento digital.
id UFRGS-2_f328c8cf32a80db8002f76e7cd1e6dc2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201704
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Renata RodriguesGarcia, Rosangela Silveira2019-11-14T03:53:28Z2018http://hdl.handle.net/10183/201704001106670A presente pesquisa tem a meta de compreender como o uso de aplicativos digitais podem atuar no processo de escrita e leitura com alunos multirrepetentes do Programa Trajetórias Criativas. A metodologia teve uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso, os dados foram coletados das produções do grupo de alunos, os quais utilizaram os netbooks como ferramenta de acesso aos aplicativos ‘Letramentos’ e ‘Google Drive’. Para a análise de dados foram coletadas as produções dos estudantes, as quais foram comparadas para acompanhar o desenvolvimento e a efetividade do letramento digital como aliado à leitura e a escrita, destacando como aspectos positivos a receptividade e o interesse quanto ao uso dos netbooks para acesso aos aplicativos e a realização das atividades. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de alfabetização, letramento e alfabetização digital pesquisados voltada a compreender como os aplicativos digitais atuam nesse processo. O uso dos aplicativos teve como intuito estimular a escrita e a leitura desses estudantes que apresentam maiores lacunas de aprendizagem. Além disso, inseri-los no meio digital, o qual faz parte de suas vidas por serem considerados os ‘nativos digitais’ e utilizarem as mídias digitais como smartphones, tablets e netbooks com frequência em seu cotidiano. A análise dos dados evidenciou que as mídias digitais são importantes aliadas no processo de alfabetização e letramento, especialmente para alunos multirrepetentes, já que são ferramentas presentes em seu dia a dia e saem do tradicional, dando-lhes autonomia e valorizando suas aptidões, as quais foram aperfeiçoadas durante o processo de letramento digital.The present research has as aim to understand how the use of digital applications can act in the process of writing and reading of multi-repeat students of Trajetórias Criativas Program. The methodology has a qualitative approaching based in a case study and the data were collected from the student’s group productions, which they utilized the netbooks as an access tool to the ‘Letramentos’ and the ‘Google Drive’ applications. For the data analysis the students’ productions was collected which were compared to follow the development and the efficiency of the digital literacy as an ally of reading and writing, highlighting as positive aspects the receptivity and the interest in the use of the netbooks to access the applications and to carry out the activities. The theoretical discussion was based on the alphabetization, literacy and digital literacy concepts researched and was referring to understand how the digital applications act in this process. For this, the aim of the utilization of these applications was to encourage the writing and reading of these students that show more learning gaps than others do. Besides that, to insert them into the digital environment, which is a part of their lives because they are the ‘digital natives’ and use the digital media such as smartphones, tablets and netbooks very often in their daily lives. The data analysis noticed that the digital media are important allies in the alphabetization and literacy processes, especially to multirepeat students, since they are tools that are present in a daily basis and aren’t traditional, that no longer arouses their interest in the studies, giving them autonomy and valuing their capabilities, which was perfected during the process of digital literacy.application/pdfporLetramento digitalAlfabetizaçãoEnsino e aprendizagemDigital literacyDigital alphabetizationTechnological resourcesEducationO uso de netbooks como ferramenta no processo de letramento no programa trajetórias criativas na E.E.E.F. Júlio Brunelliinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106670.pdf.txt001106670.pdf.txtExtracted Texttext/plain101982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201704/2/001106670.pdf.txt9c127c72afb92552c5a1d98c2138dd73MD52ORIGINAL001106670.pdfTexto completoapplication/pdf5024140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201704/1/001106670.pdf3e3913979002a7c43ac22eb2b90a4405MD5110183/2017042019-11-15 04:50:26.769874oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201704Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:50:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de netbooks como ferramenta no processo de letramento no programa trajetórias criativas na E.E.E.F. Júlio Brunelli
title O uso de netbooks como ferramenta no processo de letramento no programa trajetórias criativas na E.E.E.F. Júlio Brunelli
spellingShingle O uso de netbooks como ferramenta no processo de letramento no programa trajetórias criativas na E.E.E.F. Júlio Brunelli
Machado, Renata Rodrigues
Letramento digital
Alfabetização
Ensino e aprendizagem
Digital literacy
Digital alphabetization
Technological resources
Education
title_short O uso de netbooks como ferramenta no processo de letramento no programa trajetórias criativas na E.E.E.F. Júlio Brunelli
title_full O uso de netbooks como ferramenta no processo de letramento no programa trajetórias criativas na E.E.E.F. Júlio Brunelli
title_fullStr O uso de netbooks como ferramenta no processo de letramento no programa trajetórias criativas na E.E.E.F. Júlio Brunelli
title_full_unstemmed O uso de netbooks como ferramenta no processo de letramento no programa trajetórias criativas na E.E.E.F. Júlio Brunelli
title_sort O uso de netbooks como ferramenta no processo de letramento no programa trajetórias criativas na E.E.E.F. Júlio Brunelli
author Machado, Renata Rodrigues
author_facet Machado, Renata Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Renata Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Rosangela Silveira
contributor_str_mv Garcia, Rosangela Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento digital
Alfabetização
Ensino e aprendizagem
topic Letramento digital
Alfabetização
Ensino e aprendizagem
Digital literacy
Digital alphabetization
Technological resources
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital literacy
Digital alphabetization
Technological resources
Education
description A presente pesquisa tem a meta de compreender como o uso de aplicativos digitais podem atuar no processo de escrita e leitura com alunos multirrepetentes do Programa Trajetórias Criativas. A metodologia teve uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso, os dados foram coletados das produções do grupo de alunos, os quais utilizaram os netbooks como ferramenta de acesso aos aplicativos ‘Letramentos’ e ‘Google Drive’. Para a análise de dados foram coletadas as produções dos estudantes, as quais foram comparadas para acompanhar o desenvolvimento e a efetividade do letramento digital como aliado à leitura e a escrita, destacando como aspectos positivos a receptividade e o interesse quanto ao uso dos netbooks para acesso aos aplicativos e a realização das atividades. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de alfabetização, letramento e alfabetização digital pesquisados voltada a compreender como os aplicativos digitais atuam nesse processo. O uso dos aplicativos teve como intuito estimular a escrita e a leitura desses estudantes que apresentam maiores lacunas de aprendizagem. Além disso, inseri-los no meio digital, o qual faz parte de suas vidas por serem considerados os ‘nativos digitais’ e utilizarem as mídias digitais como smartphones, tablets e netbooks com frequência em seu cotidiano. A análise dos dados evidenciou que as mídias digitais são importantes aliadas no processo de alfabetização e letramento, especialmente para alunos multirrepetentes, já que são ferramentas presentes em seu dia a dia e saem do tradicional, dando-lhes autonomia e valorizando suas aptidões, as quais foram aperfeiçoadas durante o processo de letramento digital.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-14T03:53:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201704
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106670
url http://hdl.handle.net/10183/201704
identifier_str_mv 001106670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201704/2/001106670.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201704/1/001106670.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c127c72afb92552c5a1d98c2138dd73
3e3913979002a7c43ac22eb2b90a4405
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447255376723968