O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/213652 |
Resumo: | O debate sobre o ensino de sociologia tem sido ampliado nos últimos anos, especialmente após a reintrodução dessa disciplina no ensino médio a partir de 2008; entretanto, pouco tem sido discutido acerca do ensino de sociologia no ensino superior. Este artigo visa contribuir para a discussão analisando o ensino das disciplinas voltadas para a prática de ensino de ciências sociais/sociologia no ensino superior, especificamente junto a licenciaturas de ciências sociais. Analisamos os projetos pedagógicos de seis cursos de ciências sociais no país, localizados em diferentes regiões, utilizando como variável os cursos cujas práticas são lecionadas por professores vinculados aos departamentos de ciências sociais/sociologia, e aqueles que são lecionados por professores das faculdades de educação. Observou-se que o recorte institucional tem implicações sobre a forma como a sociologia é lecionada, havendo uma presença mais significativa de práticas pedagógicas quando estas se encontram vinculadas aos departamentos de ciências sociais/sociologia. |
id |
UFRGS-2_f33231586d6629f580e52c6f69164146 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213652 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Amurabi Pereira deSilva, Rosimeri Aquino daNascimento, Carolina Monteiro de Castro2020-09-23T04:02:28Z20201518-367Xhttp://hdl.handle.net/10183/213652001115444O debate sobre o ensino de sociologia tem sido ampliado nos últimos anos, especialmente após a reintrodução dessa disciplina no ensino médio a partir de 2008; entretanto, pouco tem sido discutido acerca do ensino de sociologia no ensino superior. Este artigo visa contribuir para a discussão analisando o ensino das disciplinas voltadas para a prática de ensino de ciências sociais/sociologia no ensino superior, especificamente junto a licenciaturas de ciências sociais. Analisamos os projetos pedagógicos de seis cursos de ciências sociais no país, localizados em diferentes regiões, utilizando como variável os cursos cujas práticas são lecionadas por professores vinculados aos departamentos de ciências sociais/sociologia, e aqueles que são lecionados por professores das faculdades de educação. Observou-se que o recorte institucional tem implicações sobre a forma como a sociologia é lecionada, havendo uma presença mais significativa de práticas pedagógicas quando estas se encontram vinculadas aos departamentos de ciências sociais/sociologia.The debate on the teaching of sociology has been expanded in recent years, especially after the reintroduction of sociology in high school since 2008, however, little has been discussed about the teaching of sociology in higher education. This article aims to contribute to the discussion by analyzing the teaching of disciplines focused on the practice of teaching social sciences/sociology in higher education, specifically with training courses of teachers in social sciences. We analyze the pedagogical projects of six social sciences courses in the country, located in different regions, using as a variable the courses whose practices are taught by professors linked to the departments of social sciences/sociology, and those that are taught by faculty of education. It was observed that the institutional cut has implications on the way in which sociology is taught, with a more significant presence of pedagogical practices when these are linked to the departments of social sciences/sociology.application/pdfporLinhas : revista do Programa de Mestrado e Cultura. Vol. 21, n. 45 (jan./abr. 2020), p.183-204Formação de professoresSociologiaTeaching SociologyTeaching practice in social sciencesTraining of sociology teachersO ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionaisThe teaching of sociology as practice : differences and cleavages in the different institutional spacesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115444.pdf.txt001115444.pdf.txtExtracted Texttext/plain54392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213652/2/001115444.pdf.txt8c0ae35bb6f173cffdc3e11b3aa257eaMD52ORIGINAL001115444.pdfTexto completoapplication/pdf381565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213652/1/001115444.pdfdb9fabf9a3b467120c5b3a5d61f9e0afMD5110183/2136522020-09-24 04:00:40.02389oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213652Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-09-24T07:00:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teaching of sociology as practice : differences and cleavages in the different institutional spaces |
title |
O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais |
spellingShingle |
O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais Oliveira, Amurabi Pereira de Formação de professores Sociologia Teaching Sociology Teaching practice in social sciences Training of sociology teachers |
title_short |
O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais |
title_full |
O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais |
title_fullStr |
O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais |
title_full_unstemmed |
O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais |
title_sort |
O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais |
author |
Oliveira, Amurabi Pereira de |
author_facet |
Oliveira, Amurabi Pereira de Silva, Rosimeri Aquino da Nascimento, Carolina Monteiro de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rosimeri Aquino da Nascimento, Carolina Monteiro de Castro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Amurabi Pereira de Silva, Rosimeri Aquino da Nascimento, Carolina Monteiro de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Sociologia |
topic |
Formação de professores Sociologia Teaching Sociology Teaching practice in social sciences Training of sociology teachers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Sociology Teaching practice in social sciences Training of sociology teachers |
description |
O debate sobre o ensino de sociologia tem sido ampliado nos últimos anos, especialmente após a reintrodução dessa disciplina no ensino médio a partir de 2008; entretanto, pouco tem sido discutido acerca do ensino de sociologia no ensino superior. Este artigo visa contribuir para a discussão analisando o ensino das disciplinas voltadas para a prática de ensino de ciências sociais/sociologia no ensino superior, especificamente junto a licenciaturas de ciências sociais. Analisamos os projetos pedagógicos de seis cursos de ciências sociais no país, localizados em diferentes regiões, utilizando como variável os cursos cujas práticas são lecionadas por professores vinculados aos departamentos de ciências sociais/sociologia, e aqueles que são lecionados por professores das faculdades de educação. Observou-se que o recorte institucional tem implicações sobre a forma como a sociologia é lecionada, havendo uma presença mais significativa de práticas pedagógicas quando estas se encontram vinculadas aos departamentos de ciências sociais/sociologia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-23T04:02:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/213652 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-367X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115444 |
identifier_str_mv |
1518-367X 001115444 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/213652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Linhas : revista do Programa de Mestrado e Cultura. Vol. 21, n. 45 (jan./abr. 2020), p.183-204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213652/2/001115444.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213652/1/001115444.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c0ae35bb6f173cffdc3e11b3aa257ea db9fabf9a3b467120c5b3a5d61f9e0af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224997647155200 |