Tecnologia digital : incorporação às práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spader, Jussára
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96061
Resumo: Com a tecnologia digital ficou mais rápido acessar uma informação, pesquisar, consultar bibliotecas digitais, portais educacionais, participar de webconferências, comunicarse com alguém. Frente a esta evolução e surgimento de novas tecnologias se fazem necessários estudos para analisar e refletir sobre a influência que elas têm na educação. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo principal descrever como os profissionais da educação incorporam as novas tecnologias às práticas educativas, que ferramentas utilizam, efetivamente, como as utilizam e quais as dificuldades que enfrentam para inserir as mesmas no contexto atual. Eles estão prontos para usar essas novas tecnologias? Este trabalho apresenta os resultados da análise feita sobre Tecnologia de Informação e Comunicação. Foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo e elaborado um questionário para análise e coleta de dados.
id UFRGS-2_f36dbe746147d7a75cfc7f2a7395ea4b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96061
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Spader, JussáraJunior, Paulo Augusto de Freitas Cabral2014-06-05T01:59:29Z2012http://hdl.handle.net/10183/96061000914798Com a tecnologia digital ficou mais rápido acessar uma informação, pesquisar, consultar bibliotecas digitais, portais educacionais, participar de webconferências, comunicarse com alguém. Frente a esta evolução e surgimento de novas tecnologias se fazem necessários estudos para analisar e refletir sobre a influência que elas têm na educação. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo principal descrever como os profissionais da educação incorporam as novas tecnologias às práticas educativas, que ferramentas utilizam, efetivamente, como as utilizam e quais as dificuldades que enfrentam para inserir as mesmas no contexto atual. Eles estão prontos para usar essas novas tecnologias? Este trabalho apresenta os resultados da análise feita sobre Tecnologia de Informação e Comunicação. Foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo e elaborado um questionário para análise e coleta de dados.Technology made easily to access an information, do a research, look for digital libraries, educacional portal, take part in web conferences, communitcate to someone wherever the person is. Studies are necessary, with the evolution and the beginning of the new technologies, to analise and think about the influence they have on education. This research has the main goal to describe how the professionals of education incorporated digital technology to their educational practices, which tools they are efectively using and how they are using them, which difficulties they are facing to insert them to the new context. Are they ready to use these new Technologies? This work presents the results of the analises of Information and Communication Technology. A quantitative reseach was done and a questionaire was applied to analise and collect data.application/pdfporTecnologia digitalPesquisaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Digital technolodyResearchToolsTecnologia digital : incorporação às práticas docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914798.pdf000914798.pdfTexto completoapplication/pdf379871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96061/1/000914798.pdff4e1e56bdfe6b304f3f9e04d175afad3MD51TEXT000914798.pdf.txt000914798.pdf.txtExtracted Texttext/plain48597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96061/2/000914798.pdf.txt2401fdd5cc65ad7498f41c763495cbabMD52THUMBNAIL000914798.pdf.jpg000914798.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96061/3/000914798.pdf.jpge335a709f4b750a1c20f66762a4fdb19MD5310183/960612018-10-16 09:12:56.75oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96061Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:12:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologia digital : incorporação às práticas docentes
title Tecnologia digital : incorporação às práticas docentes
spellingShingle Tecnologia digital : incorporação às práticas docentes
Spader, Jussára
Tecnologia digital
Pesquisa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Digital technolody
Research
Tools
title_short Tecnologia digital : incorporação às práticas docentes
title_full Tecnologia digital : incorporação às práticas docentes
title_fullStr Tecnologia digital : incorporação às práticas docentes
title_full_unstemmed Tecnologia digital : incorporação às práticas docentes
title_sort Tecnologia digital : incorporação às práticas docentes
author Spader, Jussára
author_facet Spader, Jussára
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spader, Jussára
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabral
contributor_str_mv Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Pesquisa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Tecnologia digital
Pesquisa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Digital technolody
Research
Tools
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technolody
Research
Tools
description Com a tecnologia digital ficou mais rápido acessar uma informação, pesquisar, consultar bibliotecas digitais, portais educacionais, participar de webconferências, comunicarse com alguém. Frente a esta evolução e surgimento de novas tecnologias se fazem necessários estudos para analisar e refletir sobre a influência que elas têm na educação. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo principal descrever como os profissionais da educação incorporam as novas tecnologias às práticas educativas, que ferramentas utilizam, efetivamente, como as utilizam e quais as dificuldades que enfrentam para inserir as mesmas no contexto atual. Eles estão prontos para usar essas novas tecnologias? Este trabalho apresenta os resultados da análise feita sobre Tecnologia de Informação e Comunicação. Foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo e elaborado um questionário para análise e coleta de dados.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-05T01:59:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96061
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914798
url http://hdl.handle.net/10183/96061
identifier_str_mv 000914798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96061/1/000914798.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96061/2/000914798.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96061/3/000914798.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e1e56bdfe6b304f3f9e04d175afad3
2401fdd5cc65ad7498f41c763495cbab
e335a709f4b750a1c20f66762a4fdb19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224466539216896