Sobre a função de dicionários escolares voltados para o segundo ciclo do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brangel, Larissa Moreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bugueño Miranda, Félix Valentin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203967
Resumo: De acordo com Bugueño-Miranda e Farias (2008, 2009), obras lexicográficas devem ser compiladas à luz de três axiomas: um enquadramento taxonômico, a definição de um perfil de usuário e o reconhecimento de uma função para a obra. O presente trabalho traça algumas considerações sobre o terceiro axioma. Com base na distinção entre onomasiologia e semasiologia, procuramos estabelecer as possíveis funções que um dicionário voltado para o segundo ciclo do ensino fundamental poderia cumprir junto a seus consulentes. Tendo em vista o público-alvo da obra analisada, concluímos que este tipo de obra deveria se restringir à função de decodificação linguística.
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