A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252302 |
Resumo: | O artigo procura sugerir uma outra possibilidade de pesquisa na área da educação especial ao chamar a atenção para a existência de perguntas anteriores no campo. Nesse sentido, a ideia de uma reorientação filosófica demanda certa recolocação da metafísica, ao suscitar a questão anterior sobre a natureza dos sujeitos da educação especial. O artigo pretende oferecer uma alternativa de resposta pelo viés de uma virada linguística, a partir das ideias de Wittgenstein. Essa virada apresenta-se, sobretudo, como crítica à perspectiva médica, seus desdobramentos metafísicos e, posteriormente, epistemológicos e éticos. |
id |
UFRGS-2_f4692e7db426171242da315967425a79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252302 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mautone, GuilhermeVasques, Carla KarnoppiLima, André Luís de Souza2022-12-03T05:10:08Z20211645-1384http://hdl.handle.net/10183/252302001154185O artigo procura sugerir uma outra possibilidade de pesquisa na área da educação especial ao chamar a atenção para a existência de perguntas anteriores no campo. Nesse sentido, a ideia de uma reorientação filosófica demanda certa recolocação da metafísica, ao suscitar a questão anterior sobre a natureza dos sujeitos da educação especial. O artigo pretende oferecer uma alternativa de resposta pelo viés de uma virada linguística, a partir das ideias de Wittgenstein. Essa virada apresenta-se, sobretudo, como crítica à perspectiva médica, seus desdobramentos metafísicos e, posteriormente, epistemológicos e éticos.This work aims to suggest another possibility of research in the field of special education by putting forward the existence of previous questions - philosophical questions - within the field. Thus, emerges the idea of a philosophical reorientation that demands a sort of metaphysical interest on the nature of the subject of special education. The work intends to offer an alternative response to that question through a linguistic turn on the field, substantiated by Wittgenstein. This linguistic turn is developed as a critical response mainly to the medical perspective on special education and its metaphysical and ethical employmentsapplication/pdfporCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 52-71Filosofia da educaçãoLinguagemEducação especialLanguageSpecial educationSubjecPhilosophy of educationA pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especialinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154185.pdf.txt001154185.pdf.txtExtracted Texttext/plain64940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252302/2/001154185.pdf.txt6a13f50200d8063c503f06da035c3dafMD52ORIGINAL001154185.pdfTexto completoapplication/pdf462743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252302/1/001154185.pdf58d26395c9508b00397948fcebbae634MD5110183/2523022023-02-09 05:57:26.332236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252302Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-09T07:57:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial |
title |
A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial |
spellingShingle |
A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial Mautone, Guilherme Filosofia da educação Linguagem Educação especial Language Special education Subjec Philosophy of education |
title_short |
A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial |
title_full |
A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial |
title_fullStr |
A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial |
title_full_unstemmed |
A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial |
title_sort |
A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial |
author |
Mautone, Guilherme |
author_facet |
Mautone, Guilherme Vasques, Carla Karnoppi Lima, André Luís de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Vasques, Carla Karnoppi Lima, André Luís de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mautone, Guilherme Vasques, Carla Karnoppi Lima, André Luís de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia da educação Linguagem Educação especial |
topic |
Filosofia da educação Linguagem Educação especial Language Special education Subjec Philosophy of education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Language Special education Subjec Philosophy of education |
description |
O artigo procura sugerir uma outra possibilidade de pesquisa na área da educação especial ao chamar a atenção para a existência de perguntas anteriores no campo. Nesse sentido, a ideia de uma reorientação filosófica demanda certa recolocação da metafísica, ao suscitar a questão anterior sobre a natureza dos sujeitos da educação especial. O artigo pretende oferecer uma alternativa de resposta pelo viés de uma virada linguística, a partir das ideias de Wittgenstein. Essa virada apresenta-se, sobretudo, como crítica à perspectiva médica, seus desdobramentos metafísicos e, posteriormente, epistemológicos e éticos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-03T05:10:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252302 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1645-1384 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001154185 |
identifier_str_mv |
1645-1384 001154185 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 52-71 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252302/2/001154185.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252302/1/001154185.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a13f50200d8063c503f06da035c3daf 58d26395c9508b00397948fcebbae634 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447813379588096 |