Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158609 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da grande Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, utilizando parâmetros para provocar os alunos a avançar para raciocínios generalizados. O estudo de caso foi utilizado como metodologia e a coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos .ggb. Neste artigo, serão apresentadas e analisadas duas atividades, nas quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático. |
id |
UFRGS-2_f47617d76369ec2b60a42de4eb6d1834 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158609 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos, Marciane LinharesNotare, Márcia Rodrigues2017-05-26T02:30:36Z20161679-1916http://hdl.handle.net/10183/158609001012624Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da grande Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, utilizando parâmetros para provocar os alunos a avançar para raciocínios generalizados. O estudo de caso foi utilizado como metodologia e a coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos .ggb. Neste artigo, serão apresentadas e analisadas duas atividades, nas quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático.This article presents a survey of students of the 3rd year of high school to a private network school of the great Porto Alegre, in which the aim was to analyze the GeoGebra software contributions in the study of the circle, using parameters to cause students to advance to generalized reasoning. The case study was used as methodology and the data collection was carried out through observations of teacher/researcher, questions about the activities worked in GeoGebra, written records made by students and.ggb files. In this article, we will be presented and analyzed two activities in which the use of parameters was used in GeoGebra in order to bring students understand the elements of the equation of the circle, generalizing the reasoning and recognize the graphic and algebraic representations of the same mathematical object.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (2016), 10 p.CircunferênciaEducação MatemáticaGeoGebra : SoftwareCircumferenceGeoGebraParametersGeneralizationParâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferênciaParameters in GeoGebra : a study of the circumferenceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001012624.pdf001012624.pdfTexto completoapplication/pdf2057714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158609/1/001012624.pdf9c057a459e8b3d4dcecc7ff74579300aMD51TEXT001012624.pdf.txt001012624.pdf.txtExtracted Texttext/plain31435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158609/2/001012624.pdf.txtc35c52f8c475731942b420d379a1266cMD5210183/1586092017-05-27 02:30:18.519435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158609Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-27T05:30:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Parameters in GeoGebra : a study of the circumference |
title |
Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência |
spellingShingle |
Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência Carlos, Marciane Linhares Circunferência Educação Matemática GeoGebra : Software Circumference GeoGebra Parameters Generalization |
title_short |
Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência |
title_full |
Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência |
title_fullStr |
Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência |
title_full_unstemmed |
Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência |
title_sort |
Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência |
author |
Carlos, Marciane Linhares |
author_facet |
Carlos, Marciane Linhares Notare, Márcia Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Notare, Márcia Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Marciane Linhares Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Circunferência Educação Matemática GeoGebra : Software |
topic |
Circunferência Educação Matemática GeoGebra : Software Circumference GeoGebra Parameters Generalization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Circumference GeoGebra Parameters Generalization |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da grande Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, utilizando parâmetros para provocar os alunos a avançar para raciocínios generalizados. O estudo de caso foi utilizado como metodologia e a coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos .ggb. Neste artigo, serão apresentadas e analisadas duas atividades, nas quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-26T02:30:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/158609 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001012624 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001012624 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/158609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (2016), 10 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158609/1/001012624.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158609/2/001012624.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c057a459e8b3d4dcecc7ff74579300a c35c52f8c475731942b420d379a1266c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447631090941953 |