Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Marciane Linhares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Notare, Márcia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158609
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da grande Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, utilizando parâmetros para provocar os alunos a avançar para raciocínios generalizados. O estudo de caso foi utilizado como metodologia e a coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos .ggb. Neste artigo, serão apresentadas e analisadas duas atividades, nas quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático.
id UFRGS-2_f47617d76369ec2b60a42de4eb6d1834
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158609
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carlos, Marciane LinharesNotare, Márcia Rodrigues2017-05-26T02:30:36Z20161679-1916http://hdl.handle.net/10183/158609001012624Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da grande Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, utilizando parâmetros para provocar os alunos a avançar para raciocínios generalizados. O estudo de caso foi utilizado como metodologia e a coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos .ggb. Neste artigo, serão apresentadas e analisadas duas atividades, nas quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático.This article presents a survey of students of the 3rd year of high school to a private network school of the great Porto Alegre, in which the aim was to analyze the GeoGebra software contributions in the study of the circle, using parameters to cause students to advance to generalized reasoning. The case study was used as methodology and the data collection was carried out through observations of teacher/researcher, questions about the activities worked in GeoGebra, written records made by students and.ggb files. In this article, we will be presented and analyzed two activities in which the use of parameters was used in GeoGebra in order to bring students understand the elements of the equation of the circle, generalizing the reasoning and recognize the graphic and algebraic representations of the same mathematical object.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (2016), 10 p.CircunferênciaEducação MatemáticaGeoGebra : SoftwareCircumferenceGeoGebraParametersGeneralizationParâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferênciaParameters in GeoGebra : a study of the circumferenceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001012624.pdf001012624.pdfTexto completoapplication/pdf2057714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158609/1/001012624.pdf9c057a459e8b3d4dcecc7ff74579300aMD51TEXT001012624.pdf.txt001012624.pdf.txtExtracted Texttext/plain31435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158609/2/001012624.pdf.txtc35c52f8c475731942b420d379a1266cMD5210183/1586092017-05-27 02:30:18.519435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158609Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-27T05:30:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Parameters in GeoGebra : a study of the circumference
title Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência
spellingShingle Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência
Carlos, Marciane Linhares
Circunferência
Educação Matemática
GeoGebra : Software
Circumference
GeoGebra
Parameters
Generalization
title_short Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência
title_full Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência
title_fullStr Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência
title_full_unstemmed Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência
title_sort Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência
author Carlos, Marciane Linhares
author_facet Carlos, Marciane Linhares
Notare, Márcia Rodrigues
author_role author
author2 Notare, Márcia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Marciane Linhares
Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Circunferência
Educação Matemática
GeoGebra : Software
topic Circunferência
Educação Matemática
GeoGebra : Software
Circumference
GeoGebra
Parameters
Generalization
dc.subject.eng.fl_str_mv Circumference
GeoGebra
Parameters
Generalization
description Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da grande Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, utilizando parâmetros para provocar os alunos a avançar para raciocínios generalizados. O estudo de caso foi utilizado como metodologia e a coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos .ggb. Neste artigo, serão apresentadas e analisadas duas atividades, nas quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-26T02:30:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158609
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001012624
identifier_str_mv 1679-1916
001012624
url http://hdl.handle.net/10183/158609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (2016), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158609/1/001012624.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158609/2/001012624.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c057a459e8b3d4dcecc7ff74579300a
c35c52f8c475731942b420d379a1266c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447631090941953