Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198011 |
Resumo: | Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática. |
id |
UFRGS-2_f49be8808818ce3f22fb71cb274ecd79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198011 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Morais, Anuar Daian deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2019-08-15T02:30:12Z20171516-7313http://hdl.handle.net/10183/198011001094544Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática.This article proposes a debate that comes from the desire to understand how the learning of mathematics can be promoted when you learn to code. This debate has its origin in doctoral research that investigated how conditional reasoning development occurs in such learning contexts. Throughout this article, we shall provide considerations on the importance of the inclusion of Computer Science teaching in schools and of the development of Computational Thinking. In addition to presenting examples of how learning to code can foster the learning of mathematics, the present study also indicates the intrinsic relationship between logic and mathematics. Thus, this article proposes that mathematics education can be an alternative reason for the inclusion of Computer Science in Elementary School, since learning to code can foster the learning of mathematics and vice versa.application/pdfporCiência & educação. Bauru, SP. Vol. 23, n. 2 (abr/jun. 2017), p. 455-473Educação MatemáticaCiência da computaçãoEnsino e aprendizagemEnsino fundamental : Matematica : Educacao basicaMathematical educationComputational scienceTeaching and learningBasic educationEducação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?Mathematics Education and Computer Science in school : does learning to code foster the learning of Mathematics?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094544.pdf.txt001094544.pdf.txtExtracted Texttext/plain53773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198011/2/001094544.pdf.txt59b11e4fe215323239c1b20746825485MD52ORIGINAL001094544.pdfTexto completoapplication/pdf968797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198011/1/001094544.pdf9c1c2b0dd4ed8c419e0d7e6a64a78804MD5110183/1980112019-08-16 02:31:10.236092oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198011Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-16T05:31:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Mathematics Education and Computer Science in school : does learning to code foster the learning of Mathematics? |
title |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
spellingShingle |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? Morais, Anuar Daian de Educação Matemática Ciência da computação Ensino e aprendizagem Ensino fundamental : Matematica : Educacao basica Mathematical education Computational science Teaching and learning Basic education |
title_short |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
title_full |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
title_fullStr |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
title_full_unstemmed |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
title_sort |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
author |
Morais, Anuar Daian de |
author_facet |
Morais, Anuar Daian de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Anuar Daian de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Ciência da computação Ensino e aprendizagem Ensino fundamental : Matematica : Educacao basica |
topic |
Educação Matemática Ciência da computação Ensino e aprendizagem Ensino fundamental : Matematica : Educacao basica Mathematical education Computational science Teaching and learning Basic education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical education Computational science Teaching and learning Basic education |
description |
Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-15T02:30:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198011 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094544 |
identifier_str_mv |
1516-7313 001094544 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência & educação. Bauru, SP. Vol. 23, n. 2 (abr/jun. 2017), p. 455-473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198011/2/001094544.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198011/1/001094544.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
59b11e4fe215323239c1b20746825485 9c1c2b0dd4ed8c419e0d7e6a64a78804 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224972498108416 |