Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Anuar Daian de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo, Fagundes, Léa da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198011
Resumo: Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática.
id UFRGS-2_f49be8808818ce3f22fb71cb274ecd79
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198011
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Morais, Anuar Daian deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2019-08-15T02:30:12Z20171516-7313http://hdl.handle.net/10183/198011001094544Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática.This article proposes a debate that comes from the desire to understand how the learning of mathematics can be promoted when you learn to code. This debate has its origin in doctoral research that investigated how conditional reasoning development occurs in such learning contexts. Throughout this article, we shall provide considerations on the importance of the inclusion of Computer Science teaching in schools and of the development of Computational Thinking. In addition to presenting examples of how learning to code can foster the learning of mathematics, the present study also indicates the intrinsic relationship between logic and mathematics. Thus, this article proposes that mathematics education can be an alternative reason for the inclusion of Computer Science in Elementary School, since learning to code can foster the learning of mathematics and vice versa.application/pdfporCiência & educação. Bauru, SP. Vol. 23, n. 2 (abr/jun. 2017), p. 455-473Educação MatemáticaCiência da computaçãoEnsino e aprendizagemEnsino fundamental : Matematica : Educacao basicaMathematical educationComputational scienceTeaching and learningBasic educationEducação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?Mathematics Education and Computer Science in school : does learning to code foster the learning of Mathematics?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094544.pdf.txt001094544.pdf.txtExtracted Texttext/plain53773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198011/2/001094544.pdf.txt59b11e4fe215323239c1b20746825485MD52ORIGINAL001094544.pdfTexto completoapplication/pdf968797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198011/1/001094544.pdf9c1c2b0dd4ed8c419e0d7e6a64a78804MD5110183/1980112019-08-16 02:31:10.236092oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198011Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-16T05:31:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematics Education and Computer Science in school : does learning to code foster the learning of Mathematics?
title Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
spellingShingle Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
Morais, Anuar Daian de
Educação Matemática
Ciência da computação
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental : Matematica : Educacao basica
Mathematical education
Computational science
Teaching and learning
Basic education
title_short Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
title_full Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
title_fullStr Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
title_full_unstemmed Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
title_sort Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
author Morais, Anuar Daian de
author_facet Morais, Anuar Daian de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Anuar Daian de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ciência da computação
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental : Matematica : Educacao basica
topic Educação Matemática
Ciência da computação
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental : Matematica : Educacao basica
Mathematical education
Computational science
Teaching and learning
Basic education
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical education
Computational science
Teaching and learning
Basic education
description Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-15T02:30:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198011
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094544
identifier_str_mv 1516-7313
001094544
url http://hdl.handle.net/10183/198011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & educação. Bauru, SP. Vol. 23, n. 2 (abr/jun. 2017), p. 455-473
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198011/2/001094544.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198011/1/001094544.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 59b11e4fe215323239c1b20746825485
9c1c2b0dd4ed8c419e0d7e6a64a78804
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224972498108416