Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais,Anuar Daian de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Basso,Marcus Vinicius de Azevedo, Fagundes,Léa da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200455
Resumo: Resumo: Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática.
id UNESP-22_0f4fbff8d42bdf0d6cce3e5696d7d8be
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132017000200455
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?Educação matemáticaCiência da computaçãoEnsino e aprendizagemEnsino básicoResumo: Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200455Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170020011info:eu-repo/semantics/openAccessMorais,Anuar Daian deBasso,Marcus Vinicius de AzevedoFagundes,Léa da Cruzpor2017-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000200455Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:02.430328Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
title Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
spellingShingle Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
Morais,Anuar Daian de
Educação matemática
Ciência da computação
Ensino e aprendizagem
Ensino básico
title_short Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
title_full Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
title_fullStr Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
title_full_unstemmed Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
title_sort Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
author Morais,Anuar Daian de
author_facet Morais,Anuar Daian de
Basso,Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes,Léa da Cruz
author_role author
author2 Basso,Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes,Léa da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais,Anuar Daian de
Basso,Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes,Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Ciência da computação
Ensino e aprendizagem
Ensino básico
topic Educação matemática
Ciência da computação
Ensino e aprendizagem
Ensino básico
description Resumo: Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200455
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320170020011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957924335616