Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200455 |
Resumo: | Resumo: Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática. |
id |
UNESP-22_0f4fbff8d42bdf0d6cce3e5696d7d8be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132017000200455 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?Educação matemáticaCiência da computaçãoEnsino e aprendizagemEnsino básicoResumo: Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200455Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170020011info:eu-repo/semantics/openAccessMorais,Anuar Daian deBasso,Marcus Vinicius de AzevedoFagundes,Léa da Cruzpor2017-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000200455Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:02.430328Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
title |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
spellingShingle |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? Morais,Anuar Daian de Educação matemática Ciência da computação Ensino e aprendizagem Ensino básico |
title_short |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
title_full |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
title_fullStr |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
title_full_unstemmed |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
title_sort |
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? |
author |
Morais,Anuar Daian de |
author_facet |
Morais,Anuar Daian de Basso,Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes,Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Basso,Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes,Léa da Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais,Anuar Daian de Basso,Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes,Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Ciência da computação Ensino e aprendizagem Ensino básico |
topic |
Educação matemática Ciência da computação Ensino e aprendizagem Ensino básico |
description |
Resumo: Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200455 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320170020011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957924335616 |