Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cieslak, Filipe Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179568
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo pensar no que consistem tarefas de reflexão linguística. Para tanto, analisam-se atividades que tratam de tópicos gramaticais na parte chamada Língua e Linguagem na primeira unidade do terceiro volume da coleção “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso” (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Parte-se do conceito de reflexão linguística, como estabelecido pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, de 2009. Como metodologia, foram construídos critérios para opor a perspectiva tradicional de ensino de gramática, associada à memorização e à classificação de elementos gramaticais, e as práticas de reflexão linguística, ligadas à busca de sentidos em textos. Espera-se que essa pesquisa contribua para que se verifiquem quais tendências de ensino de Língua Portuguesa se apresentam na escola, especialmente no terceiro ano do Ensino Médio, a partir do livro didático na contemporaneidade.
id UFRGS-2_f512f52928ee446024dcc1df2b9c4224
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179568
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cieslak, Filipe BarbosaBulla, Gabriela da Silva2018-06-20T02:29:49Z2017http://hdl.handle.net/10183/179568001067950Esse trabalho tem por objetivo pensar no que consistem tarefas de reflexão linguística. Para tanto, analisam-se atividades que tratam de tópicos gramaticais na parte chamada Língua e Linguagem na primeira unidade do terceiro volume da coleção “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso” (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Parte-se do conceito de reflexão linguística, como estabelecido pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, de 2009. Como metodologia, foram construídos critérios para opor a perspectiva tradicional de ensino de gramática, associada à memorização e à classificação de elementos gramaticais, e as práticas de reflexão linguística, ligadas à busca de sentidos em textos. Espera-se que essa pesquisa contribua para que se verifiquem quais tendências de ensino de Língua Portuguesa se apresentam na escola, especialmente no terceiro ano do Ensino Médio, a partir do livro didático na contemporaneidade.This work intends to analyze activities related to linguistic thought. For this purpose, we study how tasks are designed in Língua e Linguagem inside the first unit of third book of the collection Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016), approved by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. We assumes the concept called linguistic thought, as it was established by Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, in 2009. It was developed for the methodology criteria to opposite the traditional perspective of grammar teaching, connected to memorization and classification of grammatical aspects, and the practice of linguistic thought, related to the search for meaning in texts. The expectation is that this work contributes to verify how tendencies of teaching Portuguese perform at school as of didactic book, especially in the third series of high school nowadays.application/pdfporGramáticaLinguísticaLivro didáticoEscolaGrammarLinguistic thoughtDidactic bookSchoolPara pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067950.pdf001067950.pdfTexto completoapplication/pdf3255364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179568/1/001067950.pdf42f405943a8175ef58b8af8c2dfcaf3eMD51TEXT001067950.pdf.txt001067950.pdf.txtExtracted Texttext/plain136752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179568/2/001067950.pdf.txt57aa61764517c388daa93fc2aeb603d6MD5210183/1795682022-08-06 04:44:04.607747oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179568Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018
title Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018
spellingShingle Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018
Cieslak, Filipe Barbosa
Gramática
Linguística
Livro didático
Escola
Grammar
Linguistic thought
Didactic book
School
title_short Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018
title_full Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018
title_fullStr Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018
title_full_unstemmed Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018
title_sort Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018
author Cieslak, Filipe Barbosa
author_facet Cieslak, Filipe Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cieslak, Filipe Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
contributor_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Linguística
Livro didático
Escola
topic Gramática
Linguística
Livro didático
Escola
Grammar
Linguistic thought
Didactic book
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Grammar
Linguistic thought
Didactic book
School
description Esse trabalho tem por objetivo pensar no que consistem tarefas de reflexão linguística. Para tanto, analisam-se atividades que tratam de tópicos gramaticais na parte chamada Língua e Linguagem na primeira unidade do terceiro volume da coleção “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso” (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Parte-se do conceito de reflexão linguística, como estabelecido pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, de 2009. Como metodologia, foram construídos critérios para opor a perspectiva tradicional de ensino de gramática, associada à memorização e à classificação de elementos gramaticais, e as práticas de reflexão linguística, ligadas à busca de sentidos em textos. Espera-se que essa pesquisa contribua para que se verifiquem quais tendências de ensino de Língua Portuguesa se apresentam na escola, especialmente no terceiro ano do Ensino Médio, a partir do livro didático na contemporaneidade.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-20T02:29:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179568
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001067950
url http://hdl.handle.net/10183/179568
identifier_str_mv 001067950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179568/1/001067950.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179568/2/001067950.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 42f405943a8175ef58b8af8c2dfcaf3e
57aa61764517c388daa93fc2aeb603d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447219073974272