Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179568 |
Resumo: | Esse trabalho tem por objetivo pensar no que consistem tarefas de reflexão linguística. Para tanto, analisam-se atividades que tratam de tópicos gramaticais na parte chamada Língua e Linguagem na primeira unidade do terceiro volume da coleção “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso” (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Parte-se do conceito de reflexão linguística, como estabelecido pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, de 2009. Como metodologia, foram construídos critérios para opor a perspectiva tradicional de ensino de gramática, associada à memorização e à classificação de elementos gramaticais, e as práticas de reflexão linguística, ligadas à busca de sentidos em textos. Espera-se que essa pesquisa contribua para que se verifiquem quais tendências de ensino de Língua Portuguesa se apresentam na escola, especialmente no terceiro ano do Ensino Médio, a partir do livro didático na contemporaneidade. |
id |
UFRGS-2_f512f52928ee446024dcc1df2b9c4224 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179568 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cieslak, Filipe BarbosaBulla, Gabriela da Silva2018-06-20T02:29:49Z2017http://hdl.handle.net/10183/179568001067950Esse trabalho tem por objetivo pensar no que consistem tarefas de reflexão linguística. Para tanto, analisam-se atividades que tratam de tópicos gramaticais na parte chamada Língua e Linguagem na primeira unidade do terceiro volume da coleção “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso” (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Parte-se do conceito de reflexão linguística, como estabelecido pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, de 2009. Como metodologia, foram construídos critérios para opor a perspectiva tradicional de ensino de gramática, associada à memorização e à classificação de elementos gramaticais, e as práticas de reflexão linguística, ligadas à busca de sentidos em textos. Espera-se que essa pesquisa contribua para que se verifiquem quais tendências de ensino de Língua Portuguesa se apresentam na escola, especialmente no terceiro ano do Ensino Médio, a partir do livro didático na contemporaneidade.This work intends to analyze activities related to linguistic thought. For this purpose, we study how tasks are designed in Língua e Linguagem inside the first unit of third book of the collection Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016), approved by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. We assumes the concept called linguistic thought, as it was established by Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, in 2009. It was developed for the methodology criteria to opposite the traditional perspective of grammar teaching, connected to memorization and classification of grammatical aspects, and the practice of linguistic thought, related to the search for meaning in texts. The expectation is that this work contributes to verify how tendencies of teaching Portuguese perform at school as of didactic book, especially in the third series of high school nowadays.application/pdfporGramáticaLinguísticaLivro didáticoEscolaGrammarLinguistic thoughtDidactic bookSchoolPara pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067950.pdf001067950.pdfTexto completoapplication/pdf3255364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179568/1/001067950.pdf42f405943a8175ef58b8af8c2dfcaf3eMD51TEXT001067950.pdf.txt001067950.pdf.txtExtracted Texttext/plain136752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179568/2/001067950.pdf.txt57aa61764517c388daa93fc2aeb603d6MD5210183/1795682022-08-06 04:44:04.607747oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179568Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018 |
title |
Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018 |
spellingShingle |
Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018 Cieslak, Filipe Barbosa Gramática Linguística Livro didático Escola Grammar Linguistic thought Didactic book School |
title_short |
Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018 |
title_full |
Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018 |
title_fullStr |
Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018 |
title_full_unstemmed |
Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018 |
title_sort |
Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018 |
author |
Cieslak, Filipe Barbosa |
author_facet |
Cieslak, Filipe Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cieslak, Filipe Barbosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bulla, Gabriela da Silva |
contributor_str_mv |
Bulla, Gabriela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática Linguística Livro didático Escola |
topic |
Gramática Linguística Livro didático Escola Grammar Linguistic thought Didactic book School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Grammar Linguistic thought Didactic book School |
description |
Esse trabalho tem por objetivo pensar no que consistem tarefas de reflexão linguística. Para tanto, analisam-se atividades que tratam de tópicos gramaticais na parte chamada Língua e Linguagem na primeira unidade do terceiro volume da coleção “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso” (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Parte-se do conceito de reflexão linguística, como estabelecido pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, de 2009. Como metodologia, foram construídos critérios para opor a perspectiva tradicional de ensino de gramática, associada à memorização e à classificação de elementos gramaticais, e as práticas de reflexão linguística, ligadas à busca de sentidos em textos. Espera-se que essa pesquisa contribua para que se verifiquem quais tendências de ensino de Língua Portuguesa se apresentam na escola, especialmente no terceiro ano do Ensino Médio, a partir do livro didático na contemporaneidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-20T02:29:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179568 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001067950 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179568 |
identifier_str_mv |
001067950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179568/1/001067950.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179568/2/001067950.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42f405943a8175ef58b8af8c2dfcaf3e 57aa61764517c388daa93fc2aeb603d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447219073974272 |