Que caderno eu trago? : o planejamento de um projeto interdisciplinar em estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Pedro Henrique de Andrade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178797
Resumo: Este trabalho é um relato de uma experiência de estágio interdisciplinar, na qual um projeto pedagógico foi desenvolvido em uma turma de terceiro ano de Ensino Médio em uma escola pública estadual da cidade de Canoas. O projeto se apoiou nas diretrizes estabelecidas pelo Referencial Curricular do Rio Grande do Sul para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira Moderna (RGS, 2009), notadamente no entendimento de que o currículo escolar deve articular o estudo de conhecimentos e o desenvolvimento de competências de maneira contextualizada e interdisciplinar. Sendo assim, parte-se da compreensão da Pedagogia de Projetos como uma perspectiva fecunda de operacionalização do currículo escolar (BARBOSA, 2004) e do entendimento da interdisciplinaridade como uma mudança de atitude frente ao conhecimento (FAZENDA, 2011). O projeto intitulado “Direitos humanos: e nós com isso?” foi construído a partir do tema de direitos humanos e da problemática da desigualdade social, teve como produto final projetado a produção de um documentário que fomentasse debates sobre o assunto, e foi posto em prática por dois professores estagiários, nas aulas de três componentes curriculares (Biologia, Inglês e Língua Portuguesa). O relato e a discussão do planejamento das aulas e do desenvolvimento do projeto permitem visualizar como se deu a operacionalização do currículo a partir do projeto e como as perspectivas da Pedagogia de Projetos e da interdisciplinaridade contribuíram para a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências importantes para que as metas de aprendizagem e os objetivos de ensino fossem atingidos.
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