Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natalia Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182742
Resumo: A divisão de disciplinas na escola faz com que o conhecimento seja segmentado, tornando a instituição desinteressante e despreparada para formar cidadãos críticos e responsáveis por seu próprio aprendizado. A prática interdisciplinar surge como uma alternativa para romper com a fragmentação do conhecimento e apresenta uma nova atitude face ao ensino e aprendizagem. O uso de projetos ajuda a desenvolver o aprendizado do aluno por meio da reflexão e colaboração, promovendo a compreensão da sua própria realidade. O objetivo deste trabalho é relatar a elaboração de uma unidade didática de abordagem interdisciplinar, bem como os resultados de sua aplicação em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular do município de Canoas, no ano de 2017. O projeto teve como objetivo investigar o consumo de açúcar em bebidas, trabalhando em conjunto com as disciplinas de Língua Inglesa, Ciências e Matemática. O diálogo e integração entre as disciplinas mostra ao aluno que o saber não é meramente um acúmulo de conhecimentos fragmentados e apresenta novas maneiras de aprender.
id UFRGS-2_4a1acde868c88ed4ff7e13bd224adde6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182742
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Natalia RibeiroWelp, Anamaria Kurtz de Souza2018-09-26T02:34:09Z2018http://hdl.handle.net/10183/182742001077393A divisão de disciplinas na escola faz com que o conhecimento seja segmentado, tornando a instituição desinteressante e despreparada para formar cidadãos críticos e responsáveis por seu próprio aprendizado. A prática interdisciplinar surge como uma alternativa para romper com a fragmentação do conhecimento e apresenta uma nova atitude face ao ensino e aprendizagem. O uso de projetos ajuda a desenvolver o aprendizado do aluno por meio da reflexão e colaboração, promovendo a compreensão da sua própria realidade. O objetivo deste trabalho é relatar a elaboração de uma unidade didática de abordagem interdisciplinar, bem como os resultados de sua aplicação em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular do município de Canoas, no ano de 2017. O projeto teve como objetivo investigar o consumo de açúcar em bebidas, trabalhando em conjunto com as disciplinas de Língua Inglesa, Ciências e Matemática. O diálogo e integração entre as disciplinas mostra ao aluno que o saber não é meramente um acúmulo de conhecimentos fragmentados e apresenta novas maneiras de aprender.The division of subjects makes knowledge segmented, which turns the school into an uninteresting and unprepared place to create critical citizens who are responsible for their own learning. Interdisciplinary practice emerges as an alternative to break with the fragmentation of knowledge and presents a new attitude towards teaching and learning. The use of projects helps develop students’ learning through reflection and collaboration, promoting the comprehension of their own reality. The objective of this paper is to report on the development of an interdisciplinary teaching unit and the results of its application in a 6th grade group from a private school in Canoas, in 2017. The project aimed to investigate the consumption of sugar in beverages, working in conjunction with the subjects of English, Science and Mathematics. The dialogue and integration among subjects shows the students that knowledge is not merely a storage of fragmented information and presents new ways of learning.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (inglês)Interdisciplinaridade e ensino superiorEnsino e aprendizagemInterdisciplinarityProject-based pedagogyEnglish languageRethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077393.pdfTexto completoapplication/pdf717651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182742/1/001077393.pdf97ff619363b6be798db3c276a58ae51dMD51TEXT001077393.pdf.txt001077393.pdf.txtExtracted Texttext/plain69434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182742/2/001077393.pdf.txtae1ed0755bc987c71c64a3b693d20d92MD52THUMBNAIL001077393.pdf.jpg001077393.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182742/3/001077393.pdf.jpg7b50f55d6e714a7d549d06aac364ba6fMD5310183/1827422022-08-06 04:51:29.346072oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês
title Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês
spellingShingle Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês
Silva, Natalia Ribeiro
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Interdisciplinaridade e ensino superior
Ensino e aprendizagem
Interdisciplinarity
Project-based pedagogy
English language
title_short Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês
title_full Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês
title_fullStr Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês
title_full_unstemmed Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês
title_sort Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês
author Silva, Natalia Ribeiro
author_facet Silva, Natalia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natalia Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
contributor_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (inglês)
Interdisciplinaridade e ensino superior
Ensino e aprendizagem
topic Ensino de língua estrangeira (inglês)
Interdisciplinaridade e ensino superior
Ensino e aprendizagem
Interdisciplinarity
Project-based pedagogy
English language
dc.subject.eng.fl_str_mv Interdisciplinarity
Project-based pedagogy
English language
description A divisão de disciplinas na escola faz com que o conhecimento seja segmentado, tornando a instituição desinteressante e despreparada para formar cidadãos críticos e responsáveis por seu próprio aprendizado. A prática interdisciplinar surge como uma alternativa para romper com a fragmentação do conhecimento e apresenta uma nova atitude face ao ensino e aprendizagem. O uso de projetos ajuda a desenvolver o aprendizado do aluno por meio da reflexão e colaboração, promovendo a compreensão da sua própria realidade. O objetivo deste trabalho é relatar a elaboração de uma unidade didática de abordagem interdisciplinar, bem como os resultados de sua aplicação em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular do município de Canoas, no ano de 2017. O projeto teve como objetivo investigar o consumo de açúcar em bebidas, trabalhando em conjunto com as disciplinas de Língua Inglesa, Ciências e Matemática. O diálogo e integração entre as disciplinas mostra ao aluno que o saber não é meramente um acúmulo de conhecimentos fragmentados e apresenta novas maneiras de aprender.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-26T02:34:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182742
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077393
url http://hdl.handle.net/10183/182742
identifier_str_mv 001077393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182742/1/001077393.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182742/2/001077393.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182742/3/001077393.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 97ff619363b6be798db3c276a58ae51d
ae1ed0755bc987c71c64a3b693d20d92
7b50f55d6e714a7d549d06aac364ba6f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447225480773632