Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182742 |
Resumo: | A divisão de disciplinas na escola faz com que o conhecimento seja segmentado, tornando a instituição desinteressante e despreparada para formar cidadãos críticos e responsáveis por seu próprio aprendizado. A prática interdisciplinar surge como uma alternativa para romper com a fragmentação do conhecimento e apresenta uma nova atitude face ao ensino e aprendizagem. O uso de projetos ajuda a desenvolver o aprendizado do aluno por meio da reflexão e colaboração, promovendo a compreensão da sua própria realidade. O objetivo deste trabalho é relatar a elaboração de uma unidade didática de abordagem interdisciplinar, bem como os resultados de sua aplicação em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular do município de Canoas, no ano de 2017. O projeto teve como objetivo investigar o consumo de açúcar em bebidas, trabalhando em conjunto com as disciplinas de Língua Inglesa, Ciências e Matemática. O diálogo e integração entre as disciplinas mostra ao aluno que o saber não é meramente um acúmulo de conhecimentos fragmentados e apresenta novas maneiras de aprender. |
id |
UFRGS-2_4a1acde868c88ed4ff7e13bd224adde6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182742 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Natalia RibeiroWelp, Anamaria Kurtz de Souza2018-09-26T02:34:09Z2018http://hdl.handle.net/10183/182742001077393A divisão de disciplinas na escola faz com que o conhecimento seja segmentado, tornando a instituição desinteressante e despreparada para formar cidadãos críticos e responsáveis por seu próprio aprendizado. A prática interdisciplinar surge como uma alternativa para romper com a fragmentação do conhecimento e apresenta uma nova atitude face ao ensino e aprendizagem. O uso de projetos ajuda a desenvolver o aprendizado do aluno por meio da reflexão e colaboração, promovendo a compreensão da sua própria realidade. O objetivo deste trabalho é relatar a elaboração de uma unidade didática de abordagem interdisciplinar, bem como os resultados de sua aplicação em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular do município de Canoas, no ano de 2017. O projeto teve como objetivo investigar o consumo de açúcar em bebidas, trabalhando em conjunto com as disciplinas de Língua Inglesa, Ciências e Matemática. O diálogo e integração entre as disciplinas mostra ao aluno que o saber não é meramente um acúmulo de conhecimentos fragmentados e apresenta novas maneiras de aprender.The division of subjects makes knowledge segmented, which turns the school into an uninteresting and unprepared place to create critical citizens who are responsible for their own learning. Interdisciplinary practice emerges as an alternative to break with the fragmentation of knowledge and presents a new attitude towards teaching and learning. The use of projects helps develop students’ learning through reflection and collaboration, promoting the comprehension of their own reality. The objective of this paper is to report on the development of an interdisciplinary teaching unit and the results of its application in a 6th grade group from a private school in Canoas, in 2017. The project aimed to investigate the consumption of sugar in beverages, working in conjunction with the subjects of English, Science and Mathematics. The dialogue and integration among subjects shows the students that knowledge is not merely a storage of fragmented information and presents new ways of learning.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (inglês)Interdisciplinaridade e ensino superiorEnsino e aprendizagemInterdisciplinarityProject-based pedagogyEnglish languageRethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077393.pdfTexto completoapplication/pdf717651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182742/1/001077393.pdf97ff619363b6be798db3c276a58ae51dMD51TEXT001077393.pdf.txt001077393.pdf.txtExtracted Texttext/plain69434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182742/2/001077393.pdf.txtae1ed0755bc987c71c64a3b693d20d92MD52THUMBNAIL001077393.pdf.jpg001077393.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182742/3/001077393.pdf.jpg7b50f55d6e714a7d549d06aac364ba6fMD5310183/1827422022-08-06 04:51:29.346072oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês |
title |
Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês |
spellingShingle |
Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês Silva, Natalia Ribeiro Ensino de língua estrangeira (inglês) Interdisciplinaridade e ensino superior Ensino e aprendizagem Interdisciplinarity Project-based pedagogy English language |
title_short |
Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês |
title_full |
Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês |
title_fullStr |
Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês |
title_full_unstemmed |
Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês |
title_sort |
Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês |
author |
Silva, Natalia Ribeiro |
author_facet |
Silva, Natalia Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Natalia Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
contributor_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Interdisciplinaridade e ensino superior Ensino e aprendizagem |
topic |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Interdisciplinaridade e ensino superior Ensino e aprendizagem Interdisciplinarity Project-based pedagogy English language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interdisciplinarity Project-based pedagogy English language |
description |
A divisão de disciplinas na escola faz com que o conhecimento seja segmentado, tornando a instituição desinteressante e despreparada para formar cidadãos críticos e responsáveis por seu próprio aprendizado. A prática interdisciplinar surge como uma alternativa para romper com a fragmentação do conhecimento e apresenta uma nova atitude face ao ensino e aprendizagem. O uso de projetos ajuda a desenvolver o aprendizado do aluno por meio da reflexão e colaboração, promovendo a compreensão da sua própria realidade. O objetivo deste trabalho é relatar a elaboração de uma unidade didática de abordagem interdisciplinar, bem como os resultados de sua aplicação em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular do município de Canoas, no ano de 2017. O projeto teve como objetivo investigar o consumo de açúcar em bebidas, trabalhando em conjunto com as disciplinas de Língua Inglesa, Ciências e Matemática. O diálogo e integração entre as disciplinas mostra ao aluno que o saber não é meramente um acúmulo de conhecimentos fragmentados e apresenta novas maneiras de aprender. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-26T02:34:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182742 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001077393 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182742 |
identifier_str_mv |
001077393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182742/1/001077393.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182742/2/001077393.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182742/3/001077393.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97ff619363b6be798db3c276a58ae51d ae1ed0755bc987c71c64a3b693d20d92 7b50f55d6e714a7d549d06aac364ba6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447225480773632 |