Política de relacionamento do CRCRS com acadêmicos : uma análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Thalisse Naziazeno
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196432
Resumo: O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) é um órgão fundamental para classe contábil, desse modo, é importante que o aluno conheça o CRCRS para poder desfrutar, ainda na sua vida acadêmica, os benefícios que o Conselho oferece aos profissionais e estudantes de contabilidade. Assim, o objetivo deste estudo é identificar a percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em relação ao Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS). Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo, com características qualitativas e quantitativas, sob a forma de levantamento, através da aplicação de um questionário aos discentes do curso de Ciências Contábeis, matriculados no segundo semestre de 2015, que totalizou 281 respondentes, aproximadamente 33% da população. O perfil dos discentes indicou que a maioria possui idade entre 21 a 25 anos e que 52,31% são do gênero feminino, 47,33% são do gênero masculino e 0,36% consideram-se de outro gênero. 79% exercem atividade remunerada. No que tange a percepção dos discentes sobre o CRCRS, 61,43% conheceu o Conselho através do professor e 63% já participou/utilizou algumas das atividades oferecidas pelo CRCRS. A maioria atribuiu grau 3 de relevância para as questões referentes a: Participação do CRCRS com os estudantes; Participação do CRCRS na UFRGS; também, a maioria atribuiu grau 1 de relevância para seu nível de conhecimento em relação ao Conselho. Pode se inferir com esses resultados que a metade dos discentes tem conhecimento sobre o CRCRS, mas ainda é preciso uma maior divulgação entre os acadêmicos.
id UFRGS-2_f55f47bd7696843814cfda3cffe3533c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196432
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Thalisse NaziazenoCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddad2019-06-29T02:36:50Z2015http://hdl.handle.net/10183/196432001096398O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) é um órgão fundamental para classe contábil, desse modo, é importante que o aluno conheça o CRCRS para poder desfrutar, ainda na sua vida acadêmica, os benefícios que o Conselho oferece aos profissionais e estudantes de contabilidade. Assim, o objetivo deste estudo é identificar a percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em relação ao Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS). Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo, com características qualitativas e quantitativas, sob a forma de levantamento, através da aplicação de um questionário aos discentes do curso de Ciências Contábeis, matriculados no segundo semestre de 2015, que totalizou 281 respondentes, aproximadamente 33% da população. O perfil dos discentes indicou que a maioria possui idade entre 21 a 25 anos e que 52,31% são do gênero feminino, 47,33% são do gênero masculino e 0,36% consideram-se de outro gênero. 79% exercem atividade remunerada. No que tange a percepção dos discentes sobre o CRCRS, 61,43% conheceu o Conselho através do professor e 63% já participou/utilizou algumas das atividades oferecidas pelo CRCRS. A maioria atribuiu grau 3 de relevância para as questões referentes a: Participação do CRCRS com os estudantes; Participação do CRCRS na UFRGS; também, a maioria atribuiu grau 1 de relevância para seu nível de conhecimento em relação ao Conselho. Pode se inferir com esses resultados que a metade dos discentes tem conhecimento sobre o CRCRS, mas ainda é preciso uma maior divulgação entre os acadêmicos.The Regional Accounting Council of Rio Grande do Sul (Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul - CRCRS) is an essential organization for the accountant class, thus, it is important that the student knows the CRCRS to enjoy, even in his/her academic life, the benefits that the Council offers to the accounting professionals and students. In this manner, this study aims to identify the perception of the undergraduate students of the Accounting Course of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) about the Regional Accounting Council of Rio Grande do Sul (CRCRS). Therefore, was developed a descriptive study, with both qualitative and quantitative characteristics, in the form of survey, by applying a questionnaire to the students of Accounting Course enrolled in the second semester of the year of 2015, totalizing 281 responses, approximately 33% of the population. The profile of the students indicated that the most of them are in the age between 21-25 and 52,31% are female, 47,33% are male and 0,36% consider themselves as another gender. 79% are in paid employment. Regarding the perception of the students about CRCRS, 61,43% had information about the Council through the teacher, 63% have already participated/used some of the activities offered by CRCRS. Most gave grade 3 of relevance to the issues related to: CRCRS participation with students; CRCRS participation at UFRGS; also most gave grade 1 of relevance to their level of knowledge about CRCRS. From these results it can be concluded that half of students know CRCRS, but it still needs a greater dissemination among the undergraduate students.application/pdfporConselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do SulContabilidadeEstudanteRegional Council Accounting of Rio Grande do SulStudents perceptionAccounting SciencePolítica de relacionamento do CRCRS com acadêmicos : uma análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096398.pdf.txt001096398.pdf.txtExtracted Texttext/plain62762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196432/2/001096398.pdf.txt136a453062a72f8760d18b8c942a9252MD52ORIGINAL001096398.pdfTexto completoapplication/pdf399723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196432/1/001096398.pdf5dfd2d54d5f3fa2cb0fbc0d9d1bbee2fMD5110183/1964322019-06-30 02:34:57.853901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196432Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-30T05:34:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política de relacionamento do CRCRS com acadêmicos : uma análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
title Política de relacionamento do CRCRS com acadêmicos : uma análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
spellingShingle Política de relacionamento do CRCRS com acadêmicos : uma análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
Nunes, Thalisse Naziazeno
Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul
Contabilidade
Estudante
Regional Council Accounting of Rio Grande do Sul
Students perception
Accounting Science
title_short Política de relacionamento do CRCRS com acadêmicos : uma análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
title_full Política de relacionamento do CRCRS com acadêmicos : uma análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
title_fullStr Política de relacionamento do CRCRS com acadêmicos : uma análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
title_full_unstemmed Política de relacionamento do CRCRS com acadêmicos : uma análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
title_sort Política de relacionamento do CRCRS com acadêmicos : uma análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
author Nunes, Thalisse Naziazeno
author_facet Nunes, Thalisse Naziazeno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Thalisse Naziazeno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
contributor_str_mv Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul
Contabilidade
Estudante
topic Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul
Contabilidade
Estudante
Regional Council Accounting of Rio Grande do Sul
Students perception
Accounting Science
dc.subject.eng.fl_str_mv Regional Council Accounting of Rio Grande do Sul
Students perception
Accounting Science
description O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) é um órgão fundamental para classe contábil, desse modo, é importante que o aluno conheça o CRCRS para poder desfrutar, ainda na sua vida acadêmica, os benefícios que o Conselho oferece aos profissionais e estudantes de contabilidade. Assim, o objetivo deste estudo é identificar a percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em relação ao Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS). Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo, com características qualitativas e quantitativas, sob a forma de levantamento, através da aplicação de um questionário aos discentes do curso de Ciências Contábeis, matriculados no segundo semestre de 2015, que totalizou 281 respondentes, aproximadamente 33% da população. O perfil dos discentes indicou que a maioria possui idade entre 21 a 25 anos e que 52,31% são do gênero feminino, 47,33% são do gênero masculino e 0,36% consideram-se de outro gênero. 79% exercem atividade remunerada. No que tange a percepção dos discentes sobre o CRCRS, 61,43% conheceu o Conselho através do professor e 63% já participou/utilizou algumas das atividades oferecidas pelo CRCRS. A maioria atribuiu grau 3 de relevância para as questões referentes a: Participação do CRCRS com os estudantes; Participação do CRCRS na UFRGS; também, a maioria atribuiu grau 1 de relevância para seu nível de conhecimento em relação ao Conselho. Pode se inferir com esses resultados que a metade dos discentes tem conhecimento sobre o CRCRS, mas ainda é preciso uma maior divulgação entre os acadêmicos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-29T02:36:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196432
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096398
url http://hdl.handle.net/10183/196432
identifier_str_mv 001096398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196432/2/001096398.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196432/1/001096398.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 136a453062a72f8760d18b8c942a9252
5dfd2d54d5f3fa2cb0fbc0d9d1bbee2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447243684052992