O cashback como estratégia para atração de clientes e impulsionamento do comércio online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Winter, Saulo de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/281891
Resumo: O presente estudo teve como objetivo central analisar os atributos relevantes da prática de cashback na decisão de compra, avaliando-os conforme a preferência do consumidor durante as transações do comércio online. O cashback consiste na devolução parcial do valor gasto em compras, em momento posterior à transação, como forma de recompensa ao consumidor. Para atingir os objetivos propostos, adotou-se uma abordagem metodológica dividida em duas etapas. Inicialmente realizou-se uma fase qualitativa, composta por entrevistas em profundidade com consumidores frequentes do comércio online e adeptos da prática de cashback. Durante a segunda etapa foi utilizada uma abordagem quantitativa, realizada através da aplicação de um questionário contendo perguntas objetivas propostas a identificar as preferências dos respondentes acerca dos atributos mais salientes identificados na etapa anterior. Os resultados obtidos apontaram que o fator mais importante na oferta de cashback é o valor reembolsado, enquanto o tempo de espera para este reembolso ocorrer é tipo como lado negativo que mais impacta a preferência pela prática. Assim, a identificação do principal atrativo e do maior detrator do cashback é importante para que empresas, comércios e profissionais de marketing e vendas possam criar estratégias da otimização desta prática cada vez mais presente e ofertada em inúmeras plataformas.
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