O uso do cashback na fidelização dos consumidores no comércio eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Lucas Gabriel Pio Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56830
Resumo: O mercado para o comércio eletrônico continua em crescimento e oferece diversos atrativos para os compradores, mas também apresenta alguns obstáculos. Para se tornar mais atrativo aos olhos do consumidor, surge o cashback como uma estratégia de recompensa que devolve ao consumidor parte do valor pago em uma compra, podendo influenciar o seu comportamento com relação à lealdade às lojas online. O uso do cashback tem aumentado em termos de lojas ofertantes e consumidores adotantes, porém há poucos trabalhos acadêmicos nessa temática no cenário brasileiro. Para preencher essa lacuna de conhecimento, este trabalho tem como objetivo descrever a influência do cashback na fidelidade dos consumidores no comércio eletrônico no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, básica e descritiva, do tipo levantamento de dados (survey) tendo como instrumento de coleta de dados um questionário online aplicado junto a 91 consumidores que utilizam cashback, em uma amostra de alunos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O questionário abordou aspectos como o contexto de uso do comércio eletrônico, o conhecimento e as opiniões sobre cashback, o detalhamento de uso desse benefício e dados demográficos. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados por meio de estatística descritiva simples e uso de gráficos ilustrativos. Os principais resultados do estudo indicam que o cashback é um benefício conhecido e utilizado e que a sua presença promove uma maior frequência de compras e uma experiência mais satisfatória, o que parece indicar a relevância do cashback para a fidelização dos consumidores.
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Para se tornar mais atrativo aos olhos do consumidor, surge o cashback como uma estratégia de recompensa que devolve ao consumidor parte do valor pago em uma compra, podendo influenciar o seu comportamento com relação à lealdade às lojas online. O uso do cashback tem aumentado em termos de lojas ofertantes e consumidores adotantes, porém há poucos trabalhos acadêmicos nessa temática no cenário brasileiro. Para preencher essa lacuna de conhecimento, este trabalho tem como objetivo descrever a influência do cashback na fidelidade dos consumidores no comércio eletrônico no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, básica e descritiva, do tipo levantamento de dados (survey) tendo como instrumento de coleta de dados um questionário online aplicado junto a 91 consumidores que utilizam cashback, em uma amostra de alunos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O questionário abordou aspectos como o contexto de uso do comércio eletrônico, o conhecimento e as opiniões sobre cashback, o detalhamento de uso desse benefício e dados demográficos. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados por meio de estatística descritiva simples e uso de gráficos ilustrativos. Os principais resultados do estudo indicam que o cashback é um benefício conhecido e utilizado e que a sua presença promove uma maior frequência de compras e uma experiência mais satisfatória, o que parece indicar a relevância do cashback para a fidelização dos consumidores.The market for e-commerce continues to grow and offers many attractions for shoppers, but it also presents some obstacles. In order to become more attractive in the eyes of the consumer, cashback has emerged as a reward strategy that gives the consumer back part of the amount paid for a purchase and can influence their behavior in terms of loyalty to online stores. The use of cashback has increased in terms of stores offering it and consumers adopting it, but there are few academic studies on the subject in Brazil. To fill this knowledge gap, this study aims to describe the influence of cashback on consumer loyalty in e-commerce in Brazil. To this end, a quantitative, basic and descriptive survey was carried out using an online questionnaire applied to 91 consumers who use cashback, in a sample of undergraduate business students at the Federal University of Rio Grande do Norte. The questionnaire covered aspects such as the context of e-commerce use, knowledge and opinions about cashback, details of the use of this benefit and demographic data. The main results of the study indicate that cashback is a well-known and used benefit and that its presence promotes a greater frequency of purchases and a more satisfactory experience, which seems to indicate the relevance of cashback for consumer loyalty.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilCiências AdministrativasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOcomportamento do consumidorcashbackcomércio eletrônicofidelização do consumidorO uso do cashback na fidelização dos consumidores no comércio eletrônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCC - Lucas Gabriel Pio Gonçalves Dias.pdfTCC - Lucas Gabriel Pio Gonçalves Dias.pdfapplication/pdf2471484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56830/1/TCC%20-%20Lucas%20Gabriel%20Pio%20Gon%c3%a7alves%20Dias.pdf957f32712d5b806688a56a979cac5020MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56830/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56830/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/568302023-12-22 11:31:16.118oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-22T14:31:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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