Representação do espaço : construir e reconstruir-se numa experiência em educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cattani, Airton
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Silva, Dinorá Fraga da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20943
Resumo: Este artigo relata uma experiência sobre o uso de recursos telematicos aplicados a educação a distância, sendo composto por duas partes. Na primeira, individual, são apresentados a fundamentação teórica que embasou a experiência, aspectos técnicos que lhe deram suporte e os resultados obtidos. Na segunda, em co-autoria, e feita uma reflexão sobre o processo de tomada de consciência advinda da releitura do referencial, confrontado com o processo de implementação e análise crítica da experiência, com contribuições da Teoria da Linguagem. Finalmente são indicados princípios norteadores para a continuação do trabalho e para experimentos que possam empregar a mesma sistemática.
id UFRGS-2_f587e4a34becfe11c31087709288e32d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20943
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cattani, AirtonSilva, Dinorá Fraga da2010-04-20T04:15:07Z19981516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/20943000224589Este artigo relata uma experiência sobre o uso de recursos telematicos aplicados a educação a distância, sendo composto por duas partes. Na primeira, individual, são apresentados a fundamentação teórica que embasou a experiência, aspectos técnicos que lhe deram suporte e os resultados obtidos. Na segunda, em co-autoria, e feita uma reflexão sobre o processo de tomada de consciência advinda da releitura do referencial, confrontado com o processo de implementação e análise crítica da experiência, com contribuições da Teoria da Linguagem. Finalmente são indicados princípios norteadores para a continuação do trabalho e para experimentos que possam empregar a mesma sistemática.This paper describes two stages of an experiment using hypermedia resources in distance learning. The theoretical approach, the technical aspects that supported the experiment as well as the results, are presented first. The second part, in -co-authorship, presents an analysis of the firsts results and a reflection about the growth of consciousness under the Language Theory approach. Guidelines are presented so that the same systems can be used in other experiments.application/pdfporInformática na educação : teoria e prática. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (out. 1998), p. 7-24Computador na educaçãoEnsino a distânciaOrganização espacialEducational siteRepresentation of the spaceTheories of the languageRepresentação do espaço : construir e reconstruir-se numa experiência em educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000224589.pdf000224589.pdfTexto completoapplication/pdf4080252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20943/1/000224589.pdf84a7d09841c54a4134276d6ba35b93e8MD51TEXT000224589.pdf.txt000224589.pdf.txtExtracted Texttext/plain48552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20943/2/000224589.pdf.txtc3dde304dbbb270f235322f9b9c5a41fMD52THUMBNAIL000224589.pdf.jpg000224589.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20943/3/000224589.pdf.jpge0c40fb12bd364ef767074f12878b67cMD5310183/209432023-03-15 03:23:17.1681oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20943Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-15T06:23:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representação do espaço : construir e reconstruir-se numa experiência em educação a distância
title Representação do espaço : construir e reconstruir-se numa experiência em educação a distância
spellingShingle Representação do espaço : construir e reconstruir-se numa experiência em educação a distância
Cattani, Airton
Computador na educação
Ensino a distância
Organização espacial
Educational site
Representation of the space
Theories of the language
title_short Representação do espaço : construir e reconstruir-se numa experiência em educação a distância
title_full Representação do espaço : construir e reconstruir-se numa experiência em educação a distância
title_fullStr Representação do espaço : construir e reconstruir-se numa experiência em educação a distância
title_full_unstemmed Representação do espaço : construir e reconstruir-se numa experiência em educação a distância
title_sort Representação do espaço : construir e reconstruir-se numa experiência em educação a distância
author Cattani, Airton
author_facet Cattani, Airton
Silva, Dinorá Fraga da
author_role author
author2 Silva, Dinorá Fraga da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cattani, Airton
Silva, Dinorá Fraga da
dc.subject.por.fl_str_mv Computador na educação
Ensino a distância
Organização espacial
topic Computador na educação
Ensino a distância
Organização espacial
Educational site
Representation of the space
Theories of the language
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational site
Representation of the space
Theories of the language
description Este artigo relata uma experiência sobre o uso de recursos telematicos aplicados a educação a distância, sendo composto por duas partes. Na primeira, individual, são apresentados a fundamentação teórica que embasou a experiência, aspectos técnicos que lhe deram suporte e os resultados obtidos. Na segunda, em co-autoria, e feita uma reflexão sobre o processo de tomada de consciência advinda da releitura do referencial, confrontado com o processo de implementação e análise crítica da experiência, com contribuições da Teoria da Linguagem. Finalmente são indicados princípios norteadores para a continuação do trabalho e para experimentos que possam empregar a mesma sistemática.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T04:15:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20943
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000224589
identifier_str_mv 1516-084X
000224589
url http://hdl.handle.net/10183/20943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria e prática. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (out. 1998), p. 7-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20943/1/000224589.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20943/2/000224589.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20943/3/000224589.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 84a7d09841c54a4134276d6ba35b93e8
c3dde304dbbb270f235322f9b9c5a41f
e0c40fb12bd364ef767074f12878b67c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224709355864064