O psicólogo organizacional e sua inserção no mercado de trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70051 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo retratar como um grupo de recém formados em psicologia organizacional vivenciaram sua inserção no mercado de trabalho. O grupo participante da pesquisa é composto por 9 psicólogos que em sua maioria estão formados a 2 anos e possuem pouca ou nenhuma experiência anterior ao emprego atual. A pesquisa teve sua natureza qualitativa usando de uma entrevista estruturada e com respostas abertas como instrumento de pesquisa. Após o recolhimento das entrevistas, seu conteúdo foi aplicado a uma escala de 5: 1) Inserção no mercado de trabalho usando de estágios acadêmicos ou indicações; 2) Existência ou não de planejamento de carreira; 3) Satisfação com o reconhecimento da classe pela empresa e salários recebidos; 4) Satisfação com o conteúdo e a qualidade da preparação acadêmica recebida em sua faculdade; 5) Existência ou não de deslocamento de funções ou sobreposição de funções. As respostas foram separadas em duas colunas (sim/não). A pesquisa teve como resultados principais a confirmação dos baixos salários referidos em artigos pesquisados para o referencial teórico; a satisfação dos recém formados pelo reconhecimento salarial e cargos dentro das empresas; uma busca crescente pelo planejamento de carreira e qualificação pessoal e a existência de deslocamentos de função e sobreposição de funções dentro das empresas. Além disso, o estudo também aponta a falta de interesse por estudos mais aprofundados na área organizacional, apesar de ser a segunda maior área de escolha dos profissionais da área de psicologia. Assim, se faz necessário mais estudos futuros para traçar um perfil sólido. |
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Pacheco, Diego AguiarRocha-de-Oliveira, Sidinei2013-04-06T01:44:27Z2013http://hdl.handle.net/10183/70051000875605A presente pesquisa teve como objetivo retratar como um grupo de recém formados em psicologia organizacional vivenciaram sua inserção no mercado de trabalho. O grupo participante da pesquisa é composto por 9 psicólogos que em sua maioria estão formados a 2 anos e possuem pouca ou nenhuma experiência anterior ao emprego atual. A pesquisa teve sua natureza qualitativa usando de uma entrevista estruturada e com respostas abertas como instrumento de pesquisa. Após o recolhimento das entrevistas, seu conteúdo foi aplicado a uma escala de 5: 1) Inserção no mercado de trabalho usando de estágios acadêmicos ou indicações; 2) Existência ou não de planejamento de carreira; 3) Satisfação com o reconhecimento da classe pela empresa e salários recebidos; 4) Satisfação com o conteúdo e a qualidade da preparação acadêmica recebida em sua faculdade; 5) Existência ou não de deslocamento de funções ou sobreposição de funções. As respostas foram separadas em duas colunas (sim/não). A pesquisa teve como resultados principais a confirmação dos baixos salários referidos em artigos pesquisados para o referencial teórico; a satisfação dos recém formados pelo reconhecimento salarial e cargos dentro das empresas; uma busca crescente pelo planejamento de carreira e qualificação pessoal e a existência de deslocamentos de função e sobreposição de funções dentro das empresas. Além disso, o estudo também aponta a falta de interesse por estudos mais aprofundados na área organizacional, apesar de ser a segunda maior área de escolha dos profissionais da área de psicologia. Assim, se faz necessário mais estudos futuros para traçar um perfil sólido.This research aimed to portray as a group of newly trained in organizational psychology experienced their insertion in the labor market. The research participant group consists of 9 psychologists who are mostly trained at 2 years and have little or no previous experience to current job. The research was qualitative nature using a structured interview with open-ended responses and as a research tool. After the collection of interviews, its content was applied to a range of 5: 1) Entering the job market using academic internships or indications, 2) the existence or absence of career planning, 3) satisfaction with the recognition of the class by the company and wages earned; 4) satisfaction with the content and quality of academic preparation received at your college; 5) the existence or absence of displacement functions or overlapping functions. The responses were separated into two columns (yes / no). The study was the confirmation of the main results reported in low-wage researched articles to the theoretical; satisfaction of recent graduates by recognizing and salary positions within companies, an increasing search for career planning and personal qualification and the existence of displacement function and overlapping functions within companies. Furthermore, the study also points to the lack of interest in further studies in the organizational area, despite being the second largest area of choice for professionals in the field of psychology. Thus, it is necessary for further studies to profile solid.application/pdfporPsicologia organizacionalMercado de trabalhoPsicologosO psicólogo organizacional e sua inserção no mercado de trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Organizacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875605.pdf000875605.pdfTexto completoapplication/pdf342394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70051/1/000875605.pdf98fe6eb60aaa5f09ec08dd71120d767cMD51TEXT000875605.pdf.txt000875605.pdf.txtExtracted Texttext/plain77569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70051/2/000875605.pdf.txte8bfcabaf2d4dc11ad57eb7d1d64afe1MD52THUMBNAIL000875605.pdf.jpg000875605.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70051/3/000875605.pdf.jpgcf93618c3661463a234813f42dfb5ed4MD5310183/700512018-10-09 08:30:37.953oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70051Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:30:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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