Compondo sentidos sensíveis : a atuação do mimese cia de dança-coisa na pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Avila, Luana Fonseca
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241028
Resumo: O presente estudo busca observar, analisar e registrar a atuação do Projeto de Extensão Mimese Cia de Dança-Coisa durante o período de isolamento social devido à pandemia de covid-19. Tal análise será construída com um recorte temporal entre agosto de 2020 a dezembro de 2021, considerando o período estabelecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul como Ensino Remoto Emergencial (ERE). Inspeciona como o sentido do sensível foi percebido pelas integrantes do projeto durante a atuação do mesmo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual utilizou como instrumento de coleta de produção de dados um questionário aplicado com as integrantes. Buscou-se apurar os dados com relação às percepções de cada uma, tendo o sentido do sensível como centro da metodologia desenvolvida pelo Projeto. Fundamentado nos dados coletados e analisados, identificamos a potencialidade dos procedimentos em dança executados, de maneira a criar sentidos e utilidades em outros campos. Torna-se evidente a necessidade de transformar a visão e a percepção do sensível de maneira a proporcionar espaço para aquilo que o mesmo não dá conta, considerando os diversos cenários vivenciados em meio ao contexto pandêmico.
id UFRGS-2_dee5fb3d711517311cf397c53e0182cf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241028
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling D'Avila, Luana FonsecaPaludo, Luciana2022-06-25T05:03:10Z2022http://hdl.handle.net/10183/241028001143701O presente estudo busca observar, analisar e registrar a atuação do Projeto de Extensão Mimese Cia de Dança-Coisa durante o período de isolamento social devido à pandemia de covid-19. Tal análise será construída com um recorte temporal entre agosto de 2020 a dezembro de 2021, considerando o período estabelecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul como Ensino Remoto Emergencial (ERE). Inspeciona como o sentido do sensível foi percebido pelas integrantes do projeto durante a atuação do mesmo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual utilizou como instrumento de coleta de produção de dados um questionário aplicado com as integrantes. Buscou-se apurar os dados com relação às percepções de cada uma, tendo o sentido do sensível como centro da metodologia desenvolvida pelo Projeto. Fundamentado nos dados coletados e analisados, identificamos a potencialidade dos procedimentos em dança executados, de maneira a criar sentidos e utilidades em outros campos. Torna-se evidente a necessidade de transformar a visão e a percepção do sensível de maneira a proporcionar espaço para aquilo que o mesmo não dá conta, considerando os diversos cenários vivenciados em meio ao contexto pandêmico.The present work search to observe, analyse and registred the actuation of “Projeto de Extensão Mimese Cia de Dança-Coisa” during the social isolation period due to the covid-19 pandemic. This analysis will be constructed with a temporal clipping between August 2020 to December 2021, considering the period established by the Federal University of Rio Grande do Sul as Emergency Remote Teaching (ERE). It inspected how the sensitive’s sense was noted by the members of Project during itself actuation. It is a research with a qualitative approach, wich used as a data production collection instrument a questionnaire applied with the members, seeking to ascertain the data in relation to the perceptions of each one, having the sense of the sensible as the center of the methodology eveloped by the Project. Based on the data collected and analyzed, we identified the potential of dance procedures performed, in order to create meanings and utilities in other fields. Becomes evident the need to transform the vision and the perception of the sensitive in order to provide space for what it cannot handle, considering the different scenarios in the midst of the pandemic context.application/pdfporDançaEnsino Remoto Emergencial (ERE)PandemiasDancePandemicEmergency Remote TeachingCompondo sentidos sensíveis : a atuação do mimese cia de dança-coisa na pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2022Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143701.pdf.txt001143701.pdf.txtExtracted Texttext/plain116423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241028/2/001143701.pdf.txt8bf00e15b7e4446d944acc676d9c1a0cMD52ORIGINAL001143701.pdfTexto completoapplication/pdf1577471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241028/1/001143701.pdfa11e941536173f66f9c0103aade0e7c8MD5110183/2410282022-06-26 04:46:19.732135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241028Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-26T07:46:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compondo sentidos sensíveis : a atuação do mimese cia de dança-coisa na pandemia
title Compondo sentidos sensíveis : a atuação do mimese cia de dança-coisa na pandemia
spellingShingle Compondo sentidos sensíveis : a atuação do mimese cia de dança-coisa na pandemia
D'Avila, Luana Fonseca
Dança
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemias
Dance
Pandemic
Emergency Remote Teaching
title_short Compondo sentidos sensíveis : a atuação do mimese cia de dança-coisa na pandemia
title_full Compondo sentidos sensíveis : a atuação do mimese cia de dança-coisa na pandemia
title_fullStr Compondo sentidos sensíveis : a atuação do mimese cia de dança-coisa na pandemia
title_full_unstemmed Compondo sentidos sensíveis : a atuação do mimese cia de dança-coisa na pandemia
title_sort Compondo sentidos sensíveis : a atuação do mimese cia de dança-coisa na pandemia
author D'Avila, Luana Fonseca
author_facet D'Avila, Luana Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Avila, Luana Fonseca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paludo, Luciana
contributor_str_mv Paludo, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemias
topic Dança
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemias
Dance
Pandemic
Emergency Remote Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Pandemic
Emergency Remote Teaching
description O presente estudo busca observar, analisar e registrar a atuação do Projeto de Extensão Mimese Cia de Dança-Coisa durante o período de isolamento social devido à pandemia de covid-19. Tal análise será construída com um recorte temporal entre agosto de 2020 a dezembro de 2021, considerando o período estabelecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul como Ensino Remoto Emergencial (ERE). Inspeciona como o sentido do sensível foi percebido pelas integrantes do projeto durante a atuação do mesmo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual utilizou como instrumento de coleta de produção de dados um questionário aplicado com as integrantes. Buscou-se apurar os dados com relação às percepções de cada uma, tendo o sentido do sensível como centro da metodologia desenvolvida pelo Projeto. Fundamentado nos dados coletados e analisados, identificamos a potencialidade dos procedimentos em dança executados, de maneira a criar sentidos e utilidades em outros campos. Torna-se evidente a necessidade de transformar a visão e a percepção do sensível de maneira a proporcionar espaço para aquilo que o mesmo não dá conta, considerando os diversos cenários vivenciados em meio ao contexto pandêmico.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-25T05:03:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241028
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143701
url http://hdl.handle.net/10183/241028
identifier_str_mv 001143701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241028/2/001143701.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241028/1/001143701.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bf00e15b7e4446d944acc676d9c1a0c
a11e941536173f66f9c0103aade0e7c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447314173526016