Problematizando enunciados no discurso da modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magnus, Maria Carolina Machado
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Caldeira, Ademir Donizeti, Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159759
Resumo: Com este trabalho, temos por objetivo problematizar alguns enunciados que circulam entre professores e professoras da Educação Básica da rede pública estadual do Estado de Santa Catarina que compõem o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática Escolar. O material de pesquisa gerado para a discussão desenvolvida neste artigo foi constituído por um questionário, composto por várias questões que subsidiaram uma pesquisa mais ampla. Especificamente neste artigo, buscamos analisar uma das questões, a saber: “Escreva, em poucas linhas e usando suas palavras, o que você entende por Modelagem Matemática?”.Para o empreendimento desta análise foram utilizadas ferramentas teóricas e metodológicas advindas da oficina de Michel Foucault. Os resultados nos mostraram que os enunciados recorrentes têm ressonância de outros discursos, não são exclusivos da interioridade da própria Modelagem.
id UFRGS-2_f6e20b9fad93051608b3a0937e7e981f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159759
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Magnus, Maria Carolina MachadoCaldeira, Ademir DonizetiDuarte, Cláudia Glavam2017-06-20T02:32:47Z20160103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/159759001022710Com este trabalho, temos por objetivo problematizar alguns enunciados que circulam entre professores e professoras da Educação Básica da rede pública estadual do Estado de Santa Catarina que compõem o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática Escolar. O material de pesquisa gerado para a discussão desenvolvida neste artigo foi constituído por um questionário, composto por várias questões que subsidiaram uma pesquisa mais ampla. Especificamente neste artigo, buscamos analisar uma das questões, a saber: “Escreva, em poucas linhas e usando suas palavras, o que você entende por Modelagem Matemática?”.Para o empreendimento desta análise foram utilizadas ferramentas teóricas e metodológicas advindas da oficina de Michel Foucault. Os resultados nos mostraram que os enunciados recorrentes têm ressonância de outros discursos, não são exclusivos da interioridade da própria Modelagem.The main purpose of this work is questioning some statements that are common among teachers of Basic Education in Public schools in the State of Santa Catarina insofar as these statements constitute the discourse of Mathematical Modeling in School Mathematics Education. The research material generated for the discussion in our analyses was developed with an initial questionnaire, consisting of several questions that supported a subsequent and ampler investigation. Specifically in this article, we analyze responses to one of the questions, namely: “In a few lines write down what do you understand by the expression Mathematical Modeling?” To undertake this analysis, we used theoretical tools originating in the Michel Foucault workshop.The results showed us that the applicant’s statements have resonance in other discourses, and that they are not exclusive to Mathematical Modeling’s own interiority.application/pdfporBolema. Rio Claro, SP. Vol. 30, n. 56 (dez. 2016), p. 1052-1069Educação MatemáticaModelagem matemáticaMathematical Modeling in MathEducationEnunciationsEnunciationDiscourseProblematizando enunciados no discurso da modelagem matemáticaProblematizing the enunciation of mathematical modeling discourse info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022710.pdf001022710.pdfTexto completoapplication/pdf437662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159759/1/001022710.pdf5d86bb26dc9c9a9cc2f2df474979b2a2MD51TEXT001022710.pdf.txt001022710.pdf.txtExtracted Texttext/plain49877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159759/2/001022710.pdf.txtf944b18877676355a8b4caca1e664c82MD52THUMBNAIL001022710.pdf.jpg001022710.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159759/3/001022710.pdf.jpge7014695aafc52d5ac1a29c20eb912feMD5310183/1597592018-10-25 09:00:41.995oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159759Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:00:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Problematizando enunciados no discurso da modelagem matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Problematizing the enunciation of mathematical modeling discourse
title Problematizando enunciados no discurso da modelagem matemática
spellingShingle Problematizando enunciados no discurso da modelagem matemática
Magnus, Maria Carolina Machado
Educação Matemática
Modelagem matemática
Mathematical Modeling in MathEducation
Enunciations
Enunciation
Discourse
title_short Problematizando enunciados no discurso da modelagem matemática
title_full Problematizando enunciados no discurso da modelagem matemática
title_fullStr Problematizando enunciados no discurso da modelagem matemática
title_full_unstemmed Problematizando enunciados no discurso da modelagem matemática
title_sort Problematizando enunciados no discurso da modelagem matemática
author Magnus, Maria Carolina Machado
author_facet Magnus, Maria Carolina Machado
Caldeira, Ademir Donizeti
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Caldeira, Ademir Donizeti
Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magnus, Maria Carolina Machado
Caldeira, Ademir Donizeti
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Modelagem matemática
topic Educação Matemática
Modelagem matemática
Mathematical Modeling in MathEducation
Enunciations
Enunciation
Discourse
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical Modeling in MathEducation
Enunciations
Enunciation
Discourse
description Com este trabalho, temos por objetivo problematizar alguns enunciados que circulam entre professores e professoras da Educação Básica da rede pública estadual do Estado de Santa Catarina que compõem o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática Escolar. O material de pesquisa gerado para a discussão desenvolvida neste artigo foi constituído por um questionário, composto por várias questões que subsidiaram uma pesquisa mais ampla. Especificamente neste artigo, buscamos analisar uma das questões, a saber: “Escreva, em poucas linhas e usando suas palavras, o que você entende por Modelagem Matemática?”.Para o empreendimento desta análise foram utilizadas ferramentas teóricas e metodológicas advindas da oficina de Michel Foucault. Os resultados nos mostraram que os enunciados recorrentes têm ressonância de outros discursos, não são exclusivos da interioridade da própria Modelagem.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-20T02:32:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159759
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-636X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001022710
identifier_str_mv 0103-636X
001022710
url http://hdl.handle.net/10183/159759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Bolema. Rio Claro, SP. Vol. 30, n. 56 (dez. 2016), p. 1052-1069
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159759/1/001022710.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159759/2/001022710.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159759/3/001022710.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d86bb26dc9c9a9cc2f2df474979b2a2
f944b18877676355a8b4caca1e664c82
e7014695aafc52d5ac1a29c20eb912fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224918805774336