Problematizando enunciados no discurso da modelagem matemática
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159759 |
Resumo: | Com este trabalho, temos por objetivo problematizar alguns enunciados que circulam entre professores e professoras da Educação Básica da rede pública estadual do Estado de Santa Catarina que compõem o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática Escolar. O material de pesquisa gerado para a discussão desenvolvida neste artigo foi constituído por um questionário, composto por várias questões que subsidiaram uma pesquisa mais ampla. Especificamente neste artigo, buscamos analisar uma das questões, a saber: “Escreva, em poucas linhas e usando suas palavras, o que você entende por Modelagem Matemática?”.Para o empreendimento desta análise foram utilizadas ferramentas teóricas e metodológicas advindas da oficina de Michel Foucault. Os resultados nos mostraram que os enunciados recorrentes têm ressonância de outros discursos, não são exclusivos da interioridade da própria Modelagem. |
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Magnus, Maria Carolina MachadoCaldeira, Ademir DonizetiDuarte, Cláudia Glavam2017-06-20T02:32:47Z20160103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/159759001022710Com este trabalho, temos por objetivo problematizar alguns enunciados que circulam entre professores e professoras da Educação Básica da rede pública estadual do Estado de Santa Catarina que compõem o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática Escolar. O material de pesquisa gerado para a discussão desenvolvida neste artigo foi constituído por um questionário, composto por várias questões que subsidiaram uma pesquisa mais ampla. Especificamente neste artigo, buscamos analisar uma das questões, a saber: “Escreva, em poucas linhas e usando suas palavras, o que você entende por Modelagem Matemática?”.Para o empreendimento desta análise foram utilizadas ferramentas teóricas e metodológicas advindas da oficina de Michel Foucault. Os resultados nos mostraram que os enunciados recorrentes têm ressonância de outros discursos, não são exclusivos da interioridade da própria Modelagem.The main purpose of this work is questioning some statements that are common among teachers of Basic Education in Public schools in the State of Santa Catarina insofar as these statements constitute the discourse of Mathematical Modeling in School Mathematics Education. The research material generated for the discussion in our analyses was developed with an initial questionnaire, consisting of several questions that supported a subsequent and ampler investigation. Specifically in this article, we analyze responses to one of the questions, namely: “In a few lines write down what do you understand by the expression Mathematical Modeling?” To undertake this analysis, we used theoretical tools originating in the Michel Foucault workshop.The results showed us that the applicant’s statements have resonance in other discourses, and that they are not exclusive to Mathematical Modeling’s own interiority.application/pdfporBolema. Rio Claro, SP. Vol. 30, n. 56 (dez. 2016), p. 1052-1069Educação MatemáticaModelagem matemáticaMathematical Modeling in MathEducationEnunciationsEnunciationDiscourseProblematizando enunciados no discurso da modelagem matemáticaProblematizing the enunciation of mathematical modeling discourse info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022710.pdf001022710.pdfTexto completoapplication/pdf437662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159759/1/001022710.pdf5d86bb26dc9c9a9cc2f2df474979b2a2MD51TEXT001022710.pdf.txt001022710.pdf.txtExtracted Texttext/plain49877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159759/2/001022710.pdf.txtf944b18877676355a8b4caca1e664c82MD52THUMBNAIL001022710.pdf.jpg001022710.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159759/3/001022710.pdf.jpge7014695aafc52d5ac1a29c20eb912feMD5310183/1597592018-10-25 09:00:41.995oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159759Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:00:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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