Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Gilmara Teixeira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223914
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que os professores tenham oportunidades para se prepararem. Considerando que a formação de professores de Matemática é um processo contínuo, foi elaborada uma proposta de formação continuada, para os professores recém formados da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense), no início de sua prática docente. A proposta foi denominada T-PROIM – Tecnologias na Prática docente de pROfessores Iniciantes de Matemática. Uma rede social na Internet (RSI) foi implementada por meio da plataforma Elgg para apoiar a formação T-PROIM. Essa visou incentivar a integração das TIC à prática docente e fundamentou-se na teoria sócio-histórica. A pesquisa foi de caráter qualitativo por meio de um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram questionário, entrevistas, observação e registro dos conteúdos postados na RSI. A análise dos dados sinalizou que a flexibilidade da formação e da configuração de recursos RSI pelos professores foi importante para o contexto educacional, pois permitiu atender a particularidades de cada professor e de seu contexto docente. A possibilidade de compartilhar informações criou um espaço menos formal para contexto educacional que serviu como motivação para as atividades formais. Além disso, a análise dos dados possibilitou identificar dimensões do capital social nas atividades presenciais e nos conteúdos postados na rede. Essas dimensões contribuíram para aumentar a confiança no uso pedagógico das TIC e promover o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos professores. Em síntese, a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores.
id UFRGS-2_f6f9d0872aee0aa19da692156caab12e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223914
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcelos, Gilmara TeixeiraPasserino, Liliana MariaBehar, Patrícia Alejandra2021-07-14T04:32:44Z20121646-933Xhttp://hdl.handle.net/10183/223914000939516As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que os professores tenham oportunidades para se prepararem. Considerando que a formação de professores de Matemática é um processo contínuo, foi elaborada uma proposta de formação continuada, para os professores recém formados da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense), no início de sua prática docente. A proposta foi denominada T-PROIM – Tecnologias na Prática docente de pROfessores Iniciantes de Matemática. Uma rede social na Internet (RSI) foi implementada por meio da plataforma Elgg para apoiar a formação T-PROIM. Essa visou incentivar a integração das TIC à prática docente e fundamentou-se na teoria sócio-histórica. A pesquisa foi de caráter qualitativo por meio de um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram questionário, entrevistas, observação e registro dos conteúdos postados na RSI. A análise dos dados sinalizou que a flexibilidade da formação e da configuração de recursos RSI pelos professores foi importante para o contexto educacional, pois permitiu atender a particularidades de cada professor e de seu contexto docente. A possibilidade de compartilhar informações criou um espaço menos formal para contexto educacional que serviu como motivação para as atividades formais. Além disso, a análise dos dados possibilitou identificar dimensões do capital social nas atividades presenciais e nos conteúdos postados na rede. Essas dimensões contribuíram para aumentar a confiança no uso pedagógico das TIC e promover o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos professores. Em síntese, a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores.application/pdfporEducação, Formação & Tecnologias. Lisboa, Portugal. Vol. 5, n.2 (dez. 2012), p. 43‐59MatemáticaRedes sociaisProfessorFormaçãoInternetEducação continuadaRede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemáticaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000939516.pdf.txt000939516.pdf.txtExtracted Texttext/plain69681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223914/2/000939516.pdf.txt2ac9a5fb42d2e0957ef8afb007a8e32cMD52ORIGINAL000939516.pdfTexto completoapplication/pdf390629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223914/1/000939516.pdf582431534885d5f3827fed1ff7f5a098MD5110183/2239142021-08-18 04:48:26.851456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:48:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática
title Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática
spellingShingle Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática
Barcelos, Gilmara Teixeira
Matemática
Redes sociais
Professor
Formação
Internet
Educação continuada
title_short Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática
title_full Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática
title_fullStr Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática
title_full_unstemmed Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática
title_sort Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática
author Barcelos, Gilmara Teixeira
author_facet Barcelos, Gilmara Teixeira
Passerino, Liliana Maria
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Passerino, Liliana Maria
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Gilmara Teixeira
Passerino, Liliana Maria
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Redes sociais
Professor
Formação
Internet
Educação continuada
topic Matemática
Redes sociais
Professor
Formação
Internet
Educação continuada
description As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que os professores tenham oportunidades para se prepararem. Considerando que a formação de professores de Matemática é um processo contínuo, foi elaborada uma proposta de formação continuada, para os professores recém formados da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense), no início de sua prática docente. A proposta foi denominada T-PROIM – Tecnologias na Prática docente de pROfessores Iniciantes de Matemática. Uma rede social na Internet (RSI) foi implementada por meio da plataforma Elgg para apoiar a formação T-PROIM. Essa visou incentivar a integração das TIC à prática docente e fundamentou-se na teoria sócio-histórica. A pesquisa foi de caráter qualitativo por meio de um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram questionário, entrevistas, observação e registro dos conteúdos postados na RSI. A análise dos dados sinalizou que a flexibilidade da formação e da configuração de recursos RSI pelos professores foi importante para o contexto educacional, pois permitiu atender a particularidades de cada professor e de seu contexto docente. A possibilidade de compartilhar informações criou um espaço menos formal para contexto educacional que serviu como motivação para as atividades formais. Além disso, a análise dos dados possibilitou identificar dimensões do capital social nas atividades presenciais e nos conteúdos postados na rede. Essas dimensões contribuíram para aumentar a confiança no uso pedagógico das TIC e promover o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos professores. Em síntese, a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:32:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223914
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1646-933X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000939516
identifier_str_mv 1646-933X
000939516
url http://hdl.handle.net/10183/223914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação, Formação & Tecnologias. Lisboa, Portugal. Vol. 5, n.2 (dez. 2012), p. 43‐59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223914/2/000939516.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223914/1/000939516.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ac9a5fb42d2e0957ef8afb007a8e32c
582431534885d5f3827fed1ff7f5a098
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025871675392