Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223914 |
Resumo: | As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que os professores tenham oportunidades para se prepararem. Considerando que a formação de professores de Matemática é um processo contínuo, foi elaborada uma proposta de formação continuada, para os professores recém formados da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense), no início de sua prática docente. A proposta foi denominada T-PROIM – Tecnologias na Prática docente de pROfessores Iniciantes de Matemática. Uma rede social na Internet (RSI) foi implementada por meio da plataforma Elgg para apoiar a formação T-PROIM. Essa visou incentivar a integração das TIC à prática docente e fundamentou-se na teoria sócio-histórica. A pesquisa foi de caráter qualitativo por meio de um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram questionário, entrevistas, observação e registro dos conteúdos postados na RSI. A análise dos dados sinalizou que a flexibilidade da formação e da configuração de recursos RSI pelos professores foi importante para o contexto educacional, pois permitiu atender a particularidades de cada professor e de seu contexto docente. A possibilidade de compartilhar informações criou um espaço menos formal para contexto educacional que serviu como motivação para as atividades formais. Além disso, a análise dos dados possibilitou identificar dimensões do capital social nas atividades presenciais e nos conteúdos postados na rede. Essas dimensões contribuíram para aumentar a confiança no uso pedagógico das TIC e promover o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos professores. Em síntese, a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores. |
id |
UFRGS-2_f6f9d0872aee0aa19da692156caab12e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223914 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barcelos, Gilmara TeixeiraPasserino, Liliana MariaBehar, Patrícia Alejandra2021-07-14T04:32:44Z20121646-933Xhttp://hdl.handle.net/10183/223914000939516As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que os professores tenham oportunidades para se prepararem. Considerando que a formação de professores de Matemática é um processo contínuo, foi elaborada uma proposta de formação continuada, para os professores recém formados da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense), no início de sua prática docente. A proposta foi denominada T-PROIM – Tecnologias na Prática docente de pROfessores Iniciantes de Matemática. Uma rede social na Internet (RSI) foi implementada por meio da plataforma Elgg para apoiar a formação T-PROIM. Essa visou incentivar a integração das TIC à prática docente e fundamentou-se na teoria sócio-histórica. A pesquisa foi de caráter qualitativo por meio de um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram questionário, entrevistas, observação e registro dos conteúdos postados na RSI. A análise dos dados sinalizou que a flexibilidade da formação e da configuração de recursos RSI pelos professores foi importante para o contexto educacional, pois permitiu atender a particularidades de cada professor e de seu contexto docente. A possibilidade de compartilhar informações criou um espaço menos formal para contexto educacional que serviu como motivação para as atividades formais. Além disso, a análise dos dados possibilitou identificar dimensões do capital social nas atividades presenciais e nos conteúdos postados na rede. Essas dimensões contribuíram para aumentar a confiança no uso pedagógico das TIC e promover o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos professores. Em síntese, a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores.application/pdfporEducação, Formação & Tecnologias. Lisboa, Portugal. Vol. 5, n.2 (dez. 2012), p. 43‐59MatemáticaRedes sociaisProfessorFormaçãoInternetEducação continuadaRede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemáticaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000939516.pdf.txt000939516.pdf.txtExtracted Texttext/plain69681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223914/2/000939516.pdf.txt2ac9a5fb42d2e0957ef8afb007a8e32cMD52ORIGINAL000939516.pdfTexto completoapplication/pdf390629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223914/1/000939516.pdf582431534885d5f3827fed1ff7f5a098MD5110183/2239142021-08-18 04:48:26.851456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:48:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática |
title |
Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática |
spellingShingle |
Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática Barcelos, Gilmara Teixeira Matemática Redes sociais Professor Formação Internet Educação continuada |
title_short |
Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática |
title_full |
Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática |
title_fullStr |
Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática |
title_sort |
Rede social na internet : apoio para formação continuada de professores de matemática |
author |
Barcelos, Gilmara Teixeira |
author_facet |
Barcelos, Gilmara Teixeira Passerino, Liliana Maria Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Passerino, Liliana Maria Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos, Gilmara Teixeira Passerino, Liliana Maria Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Redes sociais Professor Formação Internet Educação continuada |
topic |
Matemática Redes sociais Professor Formação Internet Educação continuada |
description |
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que os professores tenham oportunidades para se prepararem. Considerando que a formação de professores de Matemática é um processo contínuo, foi elaborada uma proposta de formação continuada, para os professores recém formados da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense), no início de sua prática docente. A proposta foi denominada T-PROIM – Tecnologias na Prática docente de pROfessores Iniciantes de Matemática. Uma rede social na Internet (RSI) foi implementada por meio da plataforma Elgg para apoiar a formação T-PROIM. Essa visou incentivar a integração das TIC à prática docente e fundamentou-se na teoria sócio-histórica. A pesquisa foi de caráter qualitativo por meio de um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram questionário, entrevistas, observação e registro dos conteúdos postados na RSI. A análise dos dados sinalizou que a flexibilidade da formação e da configuração de recursos RSI pelos professores foi importante para o contexto educacional, pois permitiu atender a particularidades de cada professor e de seu contexto docente. A possibilidade de compartilhar informações criou um espaço menos formal para contexto educacional que serviu como motivação para as atividades formais. Além disso, a análise dos dados possibilitou identificar dimensões do capital social nas atividades presenciais e nos conteúdos postados na rede. Essas dimensões contribuíram para aumentar a confiança no uso pedagógico das TIC e promover o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos professores. Em síntese, a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T04:32:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223914 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1646-933X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000939516 |
identifier_str_mv |
1646-933X 000939516 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação, Formação & Tecnologias. Lisboa, Portugal. Vol. 5, n.2 (dez. 2012), p. 43‐59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223914/2/000939516.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223914/1/000939516.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ac9a5fb42d2e0957ef8afb007a8e32c 582431534885d5f3827fed1ff7f5a098 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225025871675392 |