Tecnologias na prática docente de professores de matemática : formação continuada com apoio de uma rede social na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Gilmara Teixeira Barcelos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/48918
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que os professores tenham oportunidades para se prepararem. Considerando que a formação de professores de Matemática é um processo contínuo, o objetivo geral desta tese foi construir uma proposta de formação continuada, para os egressos da licenciatura em Matemática do IF Fluminense, no início de sua prática docente e, analisar a influencia dessa formação na prática docente. A proposta foi denominada T-PROIM – Tecnologias na Prática docente de pROfessores Iniciantes de Matemática. Essa visou a possibilitar a integração das TIC à prática docente e fundamentou-se na teoria vygotskyana, em particular, na importância do contexto social e da mediação para o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. A pesquisa foi de caráter qualitativo por meio de um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram questionário, entrevistas, observação e conteúdos postados na rede social na Internet. O estudo desenvolvido, entre 2008 e 2011, compõe-se de uma revisão teórica sobre os temas: formação de professores, em particular da formação continuada relacionada às TIC e ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática; letramento digital; redes sociais focalizando as interações e o capital social; comunidades e personal learning environment. A análise de todos os dados sinalizou que o processo de letramento digital é pré-condição para o alcance dos objetivos da formação T-PROIM. Confirmou a importância do sujeito mais experiente nas interações e das relações entre os pares. A flexibilidade da formação e da configuração de recursos da RSI pelos professores foi considerada importante para o contexto educacional, pois permitiu atender particularidades de cada professor e de seu contexto docente. A possibilidade de compartilhar informações criou um espaço menos formal para contexto educacional, esse serviu como motivação para as atividades formais. Além disso, a análise possibilitou identificar dimensões do capital social nas atividades presenciais e nos conteúdos postados na rede. Essas dimensões contribuíram para aumentar a confiança no uso pedagógico das TIC e promover o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos professores. Enfim, a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores.
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Essa visou a possibilitar a integração das TIC à prática docente e fundamentou-se na teoria vygotskyana, em particular, na importância do contexto social e da mediação para o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. A pesquisa foi de caráter qualitativo por meio de um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram questionário, entrevistas, observação e conteúdos postados na rede social na Internet. O estudo desenvolvido, entre 2008 e 2011, compõe-se de uma revisão teórica sobre os temas: formação de professores, em particular da formação continuada relacionada às TIC e ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática; letramento digital; redes sociais focalizando as interações e o capital social; comunidades e personal learning environment. A análise de todos os dados sinalizou que o processo de letramento digital é pré-condição para o alcance dos objetivos da formação T-PROIM. Confirmou a importância do sujeito mais experiente nas interações e das relações entre os pares. A flexibilidade da formação e da configuração de recursos da RSI pelos professores foi considerada importante para o contexto educacional, pois permitiu atender particularidades de cada professor e de seu contexto docente. A possibilidade de compartilhar informações criou um espaço menos formal para contexto educacional, esse serviu como motivação para as atividades formais. Além disso, a análise possibilitou identificar dimensões do capital social nas atividades presenciais e nos conteúdos postados na rede. Essas dimensões contribuíram para aumentar a confiança no uso pedagógico das TIC e promover o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos professores. Enfim, a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores.Information and communication technologies (ICT) have opened important possibilities for the learning of Mathematics. For this reason, it is important that teachers have the opportunity to be prepared. Considering that Math teachers education is a continuous process, the general objective of this thesis was to present a proposal for continuing education for former students of Mathematics Education at IF Fluminense, in the beginning of their teaching carreer, and to analyze the influence of such experience in their practice. The proposal is named T-PROIM – Tecnologias na Prática docente de pROfessores Iniciantes de Matemática (Technologies in the Teaching Practice of Beginning Teachers of Math). This aimed at enabling the integration of ICT into the teaching practice, and was based on the vygotskian theory, mainly on the importance of social context, and of mediation in the development of higher order psychological processes. A qualitative research was carried through a case study in which data were collected from a questionnaire, interviews, observation and content posted on an internet social network (ISN). The study, developed from 2008 through 2011, presents a theoretical review of the following topics: teachers education, notably continuing education related to the ICT, and to the process of teaching and learning Mathematics; digital literacy; social networks with focus on interactions and social capital; communities and personal learning environments. Data analysis showed that digital literacy was a precondition to reach the objectives of T-PROIM, and confirmed the relevance of more experienced individuals in the interactions and relationships among participants. The flexibility of the program and the configuration of resources by teachers in the ISN were considered important for the educational context, as it enabled catering for the individual needs of each teacher and of his/her teaching situation. The possibility of sharing information created a less formal space for educational purposes, which served as motivation for formal activities. In addition, the analysis allowed for the identification of the dimensions of social capital in face to face activities and contents posted in the network. Such dimensions contributed to improve confidence in the pedagogical use of ICT, and to promote personal, social and cognitive development of teachers. In brief, the experience with T-PROIM influenced the subjects’ teaching practice.application/pdfporEducação continuadaProfessorRede socialInternetLetramentoContinuing educationInternet social networkDigital literacySocial capitalCommunity of practiceTecnologias na prática docente de professores de matemática : formação continuada com apoio de uma rede social na internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000829165.pdf000829165.pdfTexto completoapplication/pdf9211692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/48918/1/000829165.pdfef1723d1695686cef5db607f4d56aa78MD51TEXT000829165.pdf.txt000829165.pdf.txtExtracted Texttext/plain706837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/48918/2/000829165.pdf.txt90a7116375aebdf7ee6790228b2b4a4fMD52THUMBNAIL000829165.pdf.jpg000829165.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/48918/3/000829165.pdf.jpgc0b0f68aee4e3b60eef871a98ce5ab26MD5310183/489182018-10-11 09:23:46.265oai:www.lume.ufrgs.br:10183/48918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T12:23:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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