Revisão sistemática de literatura : o uso de metodologias ativas aplicadas às aulas de sociologia para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maristela Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261905
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral contextualizar o uso de metodologias ativas de ensino aplicadas às aulas de Sociologia para o Ensino Médio e como objetivo específico identificar e analisar as princiapais metodologias empregadas. Para isso foi efetuada uma revisão sistemática de literatura a fim de levantar relatos de experiências envolvendo esse tipo de metodologia nas aulas de Sociologia para o Ensino Médio. Como resultados se obteve que a quantidade de relatos de experiência teve um incremento significativo a partir do ano de 2017, que as regiões brasileiras que mais implementaram e publicaram relatos dessas experiências foram a Sul e Sudeste, que não há uma relação entre a atuação de “pibidianos” e estagiários concluintes dos cursos de graduação em Licenciatura em Ciências Sociais e a implementação dessas práticas de ensino e que não há relação entre a implementação de metodologias ativas de ensino e temáticas específicas das Ciências Sociais. Outro resultado relevante retrata que as práticas de metodologias ativas mais usuais levantadas nessa pesquisa envolvem o uso de recursos audiovisuais, geralmente utilizados como ponto de partida para discussões acerca do assunto de que tratam, jogos didáticos, apontados como grandes instigadores de envolvimento dos estudantes nas atividades propostas, e escritas de si, empregadas para a desnaturalização das relações sociais e ressignificação de si e do outro. Os relatos de experiência levantados confirmam que o uso de metodologias ativas de ensino transformam a participação discente, tornando-a mais autossuficiente, colaborando para a disseminação do entendimento de que a construção do conhecimento não depende do professor, mas do próprio grau de envolvimento e disposição dos estudantes.
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Como resultados se obteve que a quantidade de relatos de experiência teve um incremento significativo a partir do ano de 2017, que as regiões brasileiras que mais implementaram e publicaram relatos dessas experiências foram a Sul e Sudeste, que não há uma relação entre a atuação de “pibidianos” e estagiários concluintes dos cursos de graduação em Licenciatura em Ciências Sociais e a implementação dessas práticas de ensino e que não há relação entre a implementação de metodologias ativas de ensino e temáticas específicas das Ciências Sociais. Outro resultado relevante retrata que as práticas de metodologias ativas mais usuais levantadas nessa pesquisa envolvem o uso de recursos audiovisuais, geralmente utilizados como ponto de partida para discussões acerca do assunto de que tratam, jogos didáticos, apontados como grandes instigadores de envolvimento dos estudantes nas atividades propostas, e escritas de si, empregadas para a desnaturalização das relações sociais e ressignificação de si e do outro. Os relatos de experiência levantados confirmam que o uso de metodologias ativas de ensino transformam a participação discente, tornando-a mais autossuficiente, colaborando para a disseminação do entendimento de que a construção do conhecimento não depende do professor, mas do próprio grau de envolvimento e disposição dos estudantes.Este trabajo tiene el objetivo general de contextualizar el uso de metodologías activas de enseñanza aplicadas a las clases de Sociología en la educación secundaria y el objetivo específico de identificar y analizar las principales metodologías utilizadas. Para ello, se realizó una revisión sistemática de la literatura con el fin de levantar relatos de experiencias que involucran este tipo de metodología en las clases de Sociología en la educación secundaria. Como resultado, se constató que el número de relatos de experiencia tuvo un incremento significativo a partir del año 2017, que las regiones brasileñas que más implementaron y publicaron informes de estas experiencias fueron el Sur y el Sudeste, que no existe relación entre el desempeño de “pibidianos” y pasantes que completan cursos de graduación en Ciencias Sociales y la implementación de estas prácticas docentes y que no existe relación entre la implementación de metodologías activas de enseñanza y temas específicos de las Ciencias Sociales. Otro resultado relevante retrata que las prácticas metodológicas activas más comunes planteadas en esta investigación involucran el uso de recursos audiovisuales, generalmente utilizados como punto de partida para discusiones sobre el tema que tratan, juegos didácticos, identificados como grandes instigadores de la participación de los estudiantes en las actividades propuestas, y escritos de sí mismo, empleados para la desnaturalización de las relaciones sociales y la resignificación de uno mismo y del otro. Los relatos de experiencia planteados confirman que el uso de metodologías activas de enseñanza transforman la participación de los estudiantes, haciéndola más autosuficiente, colaborando a difundir el entendimiento de que la construcción del conocimiento no depende del docente, sino del propio grado de implicación y disposición de los estudiantes.application/pdfporCiências sociais : EnsinoMetodologias ativasAprendizagem significativaSociologiaEnsino médioMetodologías activas de enseñanzaAprendizaje significativoSociologíaEducación secundariaRevisão sistemática de literatura : o uso de metodologias ativas aplicadas às aulas de sociologia para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172854.pdf.txt001172854.pdf.txtExtracted Texttext/plain112884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261905/2/001172854.pdf.txtf6999d74dfffad54a8799ae29c48a97eMD52ORIGINAL001172854.pdfTexto completoapplication/pdf574141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261905/1/001172854.pdfcb7249b8b35715e72da8f20f024e1622MD5110183/2619052023-07-10 10:44:15.766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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