Estratégias de cooperação no setor de cinema : o caso do filme "Antes que o mundo acabe", da Casa de Cinema de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachapuz, Fernanda Fernandes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29653
Resumo: O presente estudo consiste na análise do papel das estratégias de cooperação existentes no filme “Antes que o mundo acabe”. Partindo do pressuposto de que o cinema está situado em um ambiente complexo e formado por organizações com certas especificidades, o objetivo do estudo é identificar as estratégias de cooperação adotadas na produção cinematográfica do filme “Antes que o mundo acabe”, e verificar os limites e benefícios produzidos por esses arranjos. Para analisar o caso, foi desenvolvido um referencial teórico baseado na caracterização dos arranjos cooperativos, na explicação de estratégias de cooperação no ambiente competitivo atual, e dos motivos e contingências que levam a adoção, ou não adoção, de arranjos cooperativos. O método de estudo é classificado como qualitativo, tipo estudo de caso, adotando a técnica de análise de conteúdo. Concluiu-se que as relações entre as organizações são baseadas em contratos de licenciamento, coprodução e distribuição, os quais são formas pouco dependentes umas das outras. Não há, aparentemente, fidelidade e confiança entre as organizações, muito menos troca de tecnologia, informação e parceria para redução dos altos custos e riscos. A partir desse estudo, sugerem-se pesquisas futuras em outras produções cinematográficas, para identificar se existe um consenso em relação às formas de cooperação do setor.
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