Estratégias de cooperação no setor de cinema : o caso do filme "Antes que o mundo acabe", da Casa de Cinema de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29653 |
Resumo: | O presente estudo consiste na análise do papel das estratégias de cooperação existentes no filme “Antes que o mundo acabe”. Partindo do pressuposto de que o cinema está situado em um ambiente complexo e formado por organizações com certas especificidades, o objetivo do estudo é identificar as estratégias de cooperação adotadas na produção cinematográfica do filme “Antes que o mundo acabe”, e verificar os limites e benefícios produzidos por esses arranjos. Para analisar o caso, foi desenvolvido um referencial teórico baseado na caracterização dos arranjos cooperativos, na explicação de estratégias de cooperação no ambiente competitivo atual, e dos motivos e contingências que levam a adoção, ou não adoção, de arranjos cooperativos. O método de estudo é classificado como qualitativo, tipo estudo de caso, adotando a técnica de análise de conteúdo. Concluiu-se que as relações entre as organizações são baseadas em contratos de licenciamento, coprodução e distribuição, os quais são formas pouco dependentes umas das outras. Não há, aparentemente, fidelidade e confiança entre as organizações, muito menos troca de tecnologia, informação e parceria para redução dos altos custos e riscos. A partir desse estudo, sugerem-se pesquisas futuras em outras produções cinematográficas, para identificar se existe um consenso em relação às formas de cooperação do setor. |
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Cachapuz, Fernanda FernandesLopes, Fernando Dias2011-06-18T06:02:18Z2010http://hdl.handle.net/10183/29653000769078O presente estudo consiste na análise do papel das estratégias de cooperação existentes no filme “Antes que o mundo acabe”. Partindo do pressuposto de que o cinema está situado em um ambiente complexo e formado por organizações com certas especificidades, o objetivo do estudo é identificar as estratégias de cooperação adotadas na produção cinematográfica do filme “Antes que o mundo acabe”, e verificar os limites e benefícios produzidos por esses arranjos. Para analisar o caso, foi desenvolvido um referencial teórico baseado na caracterização dos arranjos cooperativos, na explicação de estratégias de cooperação no ambiente competitivo atual, e dos motivos e contingências que levam a adoção, ou não adoção, de arranjos cooperativos. O método de estudo é classificado como qualitativo, tipo estudo de caso, adotando a técnica de análise de conteúdo. Concluiu-se que as relações entre as organizações são baseadas em contratos de licenciamento, coprodução e distribuição, os quais são formas pouco dependentes umas das outras. Não há, aparentemente, fidelidade e confiança entre as organizações, muito menos troca de tecnologia, informação e parceria para redução dos altos custos e riscos. A partir desse estudo, sugerem-se pesquisas futuras em outras produções cinematográficas, para identificar se existe um consenso em relação às formas de cooperação do setor.The present study consists at the analysis of the paper of the existing cooperation strategies in the movie “Before the world ends”. Assuming that the cinema is situated in a complex environment made up of organizations with certain characteristics, the objective of this study is to identify the cooperative strategies adopted in the film production of the film "Before the world ends," and check the limits and benefits produced by these arrangements. To analyze the case, it was developed a theoretical framework based on the characterization of the cooperative arrangements, in the explanation of cooperative strategies in today's competitive environment, and the reasons and contingencies that lead to adoption or non adoption of cooperative arrangements. The method of study is classified as a qualitative, case study, adopting the technique of content analysis. It was concluded that relationships between organizations are based on licensing agreements, joint production and distribution agreements, which are some ways dependent upon each other. There is not, apparently, loyalty and trust between organizations, much less exchange of technology, information and partnership to reduce high costs and risks. From this study, it is suggested future researches in other Brazilian films, to identify whether there is a consensus on the modalities of cooperation in the sector.application/pdfporCooperaçãoCinema brasileiroCooperation strategiesStructure in networksCooperative arrangementsBrazilian cinemaEstratégias de cooperação no setor de cinema : o caso do filme "Antes que o mundo acabe", da Casa de Cinema de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000769078.pdf.txt000769078.pdf.txtExtracted Texttext/plain113683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29653/2/000769078.pdf.txt87b5d40e0c40fc162eba43483936821aMD52ORIGINAL000769078.pdf000769078.pdfTexto completoapplication/pdf693356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29653/1/000769078.pdf794c177a91bed73cdc56939ff84324aaMD51THUMBNAIL000769078.pdf.jpg000769078.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29653/3/000769078.pdf.jpg29b26fdd69ca414685632e2dca50a9a1MD5310183/296532018-10-09 09:21:14.972oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29653Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:21:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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