Estatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Fábio dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88279
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo dissertar, no âmbito da Educação Matemática, sobre os conhecimentos de Estatística básica de um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS, escola federal situada na cidade de Porto Alegre. A partir de uma atividade prática, com foco na proposta interdisciplinar defendida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi realizado um estudo de caso que tratasse de responder a questões relacionadas ao pensamento estatístico utilizado de forma empírica e ao entendimento dos alunos quanto à relevância do Ensino de Estatística. Embasado na teoria de Lopes (1998, 2008), Batanero (2002), Martins e Ponte (2010), dentre outros autores, defendo a importância de se explorar a Estatística no Ensino Médio, direcionado não só ao ENEM, como também à formação pessoal e ao Ensino Superior. Também explico, através de Yin (2001) e Ponte (2006), como é orientado um estudo de caso, mostrando como ele foi planejado dentro dessa prática e em função dela. Sigo apresentando a descrição das atividades, realizadas em 6 encontros, e minhas análises acerca delas. A partir dos resultados dessa pesquisa, pude concluir que o pensamento estatístico se faz presente intuitivamente nos alunos e que se torna relevante seu desenvolvimento, contribuindo de forma positiva para o exercício da cidadania, o Ensino Superior e o mercado de trabalho.
id UFRGS-2_f7837ae061a66e8d4662eb7bd91b038b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88279
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jardim, Fábio dos SantosNunes, Luciana Neves2014-03-08T01:50:57Z2013http://hdl.handle.net/10183/88279000912643Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo dissertar, no âmbito da Educação Matemática, sobre os conhecimentos de Estatística básica de um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS, escola federal situada na cidade de Porto Alegre. A partir de uma atividade prática, com foco na proposta interdisciplinar defendida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi realizado um estudo de caso que tratasse de responder a questões relacionadas ao pensamento estatístico utilizado de forma empírica e ao entendimento dos alunos quanto à relevância do Ensino de Estatística. Embasado na teoria de Lopes (1998, 2008), Batanero (2002), Martins e Ponte (2010), dentre outros autores, defendo a importância de se explorar a Estatística no Ensino Médio, direcionado não só ao ENEM, como também à formação pessoal e ao Ensino Superior. Também explico, através de Yin (2001) e Ponte (2006), como é orientado um estudo de caso, mostrando como ele foi planejado dentro dessa prática e em função dela. Sigo apresentando a descrição das atividades, realizadas em 6 encontros, e minhas análises acerca delas. A partir dos resultados dessa pesquisa, pude concluir que o pensamento estatístico se faz presente intuitivamente nos alunos e que se torna relevante seu desenvolvimento, contribuindo de forma positiva para o exercício da cidadania, o Ensino Superior e o mercado de trabalho.This paper aims to dissert, in ambit of Mathematic Education, about the knowledge of basic Statistic of a group of students in the 3rd year of High School of Colégio de Aplicação da UFRGS, federal school located in the city of Porto Alegre. From a practical activity, focusing on interdisciplinary proposal defended by Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a case study was conducted to respond to issues related to statistical thinking used empirically and to the students’ understanding about the relevance of Statistical Education. Based on the theory of Lopes (1998, 2008), Batanero (2002), Martins e Ponte (2010), among other authors, I defend the importance of exploring the Statistics in High School, directed not only to the ENEM, as well as personal formation and High Education. Also explain, through Yin (2001) and Ponte (2006), how a case study is oriented, showing how it was planned within this practice and in accord of that. Follow showing the description of the activities carried out in 6 meetings, and my analysis about them. From the results of this research, I was able to conclude that the statistical thinking is present intuitively in students and its development becomes relevant, contributing positively to the exercise of citizenship, Higher Education and the labor market.Este trabajo tiene por objetivo disertar, en el contexto de la Educación Matemática, sobre el conocimiento de Estadística básica de un grupo de estudiantes en el último año del Liceo en el Colégio de Aplicação da UFRGS, escuela federal ubicada en la ciudad de Porto Alegre. A partir de una actividad práctica, centrándose en la propuesta interdisciplinaria defendida por el Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), se realizó un estudio de caso para responder a cuestiones relacionadas con el pensamiento estadístico que se utiliza empíricamente y a la comprensión de los estudiantes en cuanto a la pertinencia de la educación estadística. Basado en la teoría de Lopes (1998, 2008), Batanero (2002), Martins y Ponte (2010), entre otros autores, defiendo la importancia de explorar las estadísticas en el Liceo, dirigido no sólo al ENEM, así como a la formación personal y educación superior. También explico, a través de Yin (2001) y Ponte (2006), como es orientado un estudio de caso, mostrando cómo él fue planeado dentro de esta práctica y en su función. Continúo con la descripción de las actividades, realizadas en 6 encuentros, y mis análisis de ellas. A partir de los resultados de esta investigación, me puse capaz de concluir que el conocimiento estadístico se hace presente intuitivamente en los estudiantes y se hace relevante su desarrollo, contribuyendo positivamente al ejercicio de la ciudadanía, educación superior y al mercado de trabajo.application/pdfporEnsino médioEnsino de estatísticaTeaching statisticsCase studyInterdisciplinarity in ENEMEnseñanza de estadísticaEstudio de casoInterdisciplinariedad en el ENEMEstatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912643.pdf000912643.pdfTexto completoapplication/pdf1329651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88279/1/000912643.pdf65d32eb5f98e8369a68f38b1261fbccdMD51TEXT000912643.pdf.txt000912643.pdf.txtExtracted Texttext/plain118050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88279/2/000912643.pdf.txt42ff03628ff87df07247515c6266dd84MD52THUMBNAIL000912643.pdf.jpg000912643.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88279/3/000912643.pdf.jpgf10855bb88432bc4070ea35d61d6991cMD5310183/882792018-10-18 08:16:53.525oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88279Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEM
title Estatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEM
spellingShingle Estatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEM
Jardim, Fábio dos Santos
Ensino médio
Ensino de estatística
Teaching statistics
Case study
Interdisciplinarity in ENEM
Enseñanza de estadística
Estudio de caso
Interdisciplinariedad en el ENEM
title_short Estatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEM
title_full Estatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEM
title_fullStr Estatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEM
title_full_unstemmed Estatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEM
title_sort Estatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEM
author Jardim, Fábio dos Santos
author_facet Jardim, Fábio dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Fábio dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Ensino de estatística
topic Ensino médio
Ensino de estatística
Teaching statistics
Case study
Interdisciplinarity in ENEM
Enseñanza de estadística
Estudio de caso
Interdisciplinariedad en el ENEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching statistics
Case study
Interdisciplinarity in ENEM
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de estadística
Estudio de caso
Interdisciplinariedad en el ENEM
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo dissertar, no âmbito da Educação Matemática, sobre os conhecimentos de Estatística básica de um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS, escola federal situada na cidade de Porto Alegre. A partir de uma atividade prática, com foco na proposta interdisciplinar defendida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi realizado um estudo de caso que tratasse de responder a questões relacionadas ao pensamento estatístico utilizado de forma empírica e ao entendimento dos alunos quanto à relevância do Ensino de Estatística. Embasado na teoria de Lopes (1998, 2008), Batanero (2002), Martins e Ponte (2010), dentre outros autores, defendo a importância de se explorar a Estatística no Ensino Médio, direcionado não só ao ENEM, como também à formação pessoal e ao Ensino Superior. Também explico, através de Yin (2001) e Ponte (2006), como é orientado um estudo de caso, mostrando como ele foi planejado dentro dessa prática e em função dela. Sigo apresentando a descrição das atividades, realizadas em 6 encontros, e minhas análises acerca delas. A partir dos resultados dessa pesquisa, pude concluir que o pensamento estatístico se faz presente intuitivamente nos alunos e que se torna relevante seu desenvolvimento, contribuindo de forma positiva para o exercício da cidadania, o Ensino Superior e o mercado de trabalho.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-08T01:50:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88279
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912643
url http://hdl.handle.net/10183/88279
identifier_str_mv 000912643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88279/1/000912643.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88279/2/000912643.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88279/3/000912643.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 65d32eb5f98e8369a68f38b1261fbccd
42ff03628ff87df07247515c6266dd84
f10855bb88432bc4070ea35d61d6991c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447122305089536