O livro didático Ápis e as suas concepções de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274069 |
Resumo: | Os livros didáticos se fazem presente desde muito cedo na vida escolar. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar quais concepções de alfabetização estão presentes nos livros didáticos na atualidade que são distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD 2023-2026). O recorte temporal escolhido para esta pesquisa foi do ano de 2023 e tem como base o livro mais escolhido pela rede municipal de Porto Alegre/RS. Sendo assim, a ferramenta metodológica utilizada nesta pesquisa foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Manual do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da coleção Ápis Mais. A base teórica desta investigação foram os estudos sobre alfabetização e letramento. Percebe-se que as concepções que têm orientado a produção destes materiais são os que norteiam o Plano Nacional de Educação (PNA) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, conclui-se que o material didático está adequado diante do que se é proposto para a primeira etapa da alfabetização, levando em consideração que o PNLD é um programa brasileiro que está sempre se atualizando. |
id |
UFRGS-2_f7c830ffc23f6c38eb3fb27678c3652a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274069 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Peres, Nádila FerreiraSilva, Thaise da2024-03-22T05:06:44Z2024http://hdl.handle.net/10183/274069001198936Os livros didáticos se fazem presente desde muito cedo na vida escolar. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar quais concepções de alfabetização estão presentes nos livros didáticos na atualidade que são distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD 2023-2026). O recorte temporal escolhido para esta pesquisa foi do ano de 2023 e tem como base o livro mais escolhido pela rede municipal de Porto Alegre/RS. Sendo assim, a ferramenta metodológica utilizada nesta pesquisa foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Manual do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da coleção Ápis Mais. A base teórica desta investigação foram os estudos sobre alfabetização e letramento. Percebe-se que as concepções que têm orientado a produção destes materiais são os que norteiam o Plano Nacional de Educação (PNA) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, conclui-se que o material didático está adequado diante do que se é proposto para a primeira etapa da alfabetização, levando em consideração que o PNLD é um programa brasileiro que está sempre se atualizando.application/pdfporLivro didáticoAlfabetizaçãoAnos iniciaisO livro didático Ápis e as suas concepções de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198936.pdf.txt001198936.pdf.txtExtracted Texttext/plain84611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274069/2/001198936.pdf.txtd87b75543f8f6a14e9c0e2f45bcefd27MD52ORIGINAL001198936.pdfTexto completoapplication/pdf1035642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274069/1/001198936.pdf3a3b5606b42c72e50d2b74702ebb5936MD5110183/2740692024-03-23 05:01:00.431012oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274069Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-23T08:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O livro didático Ápis e as suas concepções de alfabetização |
title |
O livro didático Ápis e as suas concepções de alfabetização |
spellingShingle |
O livro didático Ápis e as suas concepções de alfabetização Peres, Nádila Ferreira Livro didático Alfabetização Anos iniciais |
title_short |
O livro didático Ápis e as suas concepções de alfabetização |
title_full |
O livro didático Ápis e as suas concepções de alfabetização |
title_fullStr |
O livro didático Ápis e as suas concepções de alfabetização |
title_full_unstemmed |
O livro didático Ápis e as suas concepções de alfabetização |
title_sort |
O livro didático Ápis e as suas concepções de alfabetização |
author |
Peres, Nádila Ferreira |
author_facet |
Peres, Nádila Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Nádila Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Thaise da |
contributor_str_mv |
Silva, Thaise da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Alfabetização Anos iniciais |
topic |
Livro didático Alfabetização Anos iniciais |
description |
Os livros didáticos se fazem presente desde muito cedo na vida escolar. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar quais concepções de alfabetização estão presentes nos livros didáticos na atualidade que são distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD 2023-2026). O recorte temporal escolhido para esta pesquisa foi do ano de 2023 e tem como base o livro mais escolhido pela rede municipal de Porto Alegre/RS. Sendo assim, a ferramenta metodológica utilizada nesta pesquisa foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Manual do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da coleção Ápis Mais. A base teórica desta investigação foram os estudos sobre alfabetização e letramento. Percebe-se que as concepções que têm orientado a produção destes materiais são os que norteiam o Plano Nacional de Educação (PNA) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, conclui-se que o material didático está adequado diante do que se é proposto para a primeira etapa da alfabetização, levando em consideração que o PNLD é um programa brasileiro que está sempre se atualizando. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-22T05:06:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274069 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001198936 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274069 |
identifier_str_mv |
001198936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274069/2/001198936.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274069/1/001198936.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d87b75543f8f6a14e9c0e2f45bcefd27 3a3b5606b42c72e50d2b74702ebb5936 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224679813283840 |