A formação do preço de venda dos produtos industrializados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slongo, Giana Rita
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79372
Resumo: O presente estudo analisa a formação do preço de venda dos produtos industrializados, valendo-se, para tanto, da utilização de uma abordagem contábil. Destarte, trata-se de um estudo descritivo e explicativo que visa o entendimento, a partir de uma revisão bibliográfica, da importância dos elementos contábeis na precificação dos produtos. Dessa forma, inicialmente, o trabalho prima pela contextualização da importância do assunto e, em seguida, realiza uma revisão conceitual dos principais elementos envolvidos com o tema. Para trazer uma maior simplicidade ao assunto, descrevem-se brevemente os vínculos que o mesmo possui com os métodos de custeio – absorção, variável e ABC –, apresentando, igualmente, as principais maneiras de se elaborar a formação do preço de venda – tais como, as regras do Mark-up, da margem do lucro e do retorno sobre o investimento –, e essas são explicadas através da resolução de um exemplo hipotético que estabelece como método de custeio, o custeio por absorção. Percebe-se ao final do artigo que a formação do preço de venda através da margem sobre o lucro e do Mark-up podem ser comparadas diretamente entre si e, que a do retorno sobre o investimento necessita ainda de outras ponderações – pois remete a questões distintas dos demais métodos –, como por exemplo, a avaliação da eficiência dos investimentos realizados, concluindo-se se vale a pena aplicar os recursos na empresa ou realizar outras aplicações financeiras.
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