O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/213647 |
Resumo: | A pesquisa investigou os níveis diferenciados da proficiência obtida pelos Institutos Federais do Brasil no ENEM, pois se compreende que as políticas públicas adotadas nacionalmente para a Rede Federal de Ensino fortalecem ao longo do tempo a oferta de ensino. Para atendimento do objetivo proposto, a população estudada foi composta por todos os Institutos Federais do Brasil que divulgaram dados referentes à proficiência educacional obtida pelas médias das áreas do conhecimento do ENEM, por escola, extraídos do sítio eletrônico do INEP no período de 2011 a 2015. O percurso metodológico foi estabelecido por métodos estatísticos univariados de medidas de tendência central, de dispersão, de correlação e de comparação de médias entre as variáveis. Com base nos achados, verificou-se que o desempenho dos Institutos Federais do Brasil tende a ser crescente e significante no transcorrer dos anos, tanto quando avaliado como rede de ensino, quanto quando avaliado por região. |
id |
UFRGS-2_f7f4f54060454e7468da1d4e2ae8053e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213647 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dutra, Rogério SeverianoDutra, Giselle Bezerra MesquitaParente, Paulo Henrique NobrePaulo, Edilson2020-09-23T04:02:25Z20190104-4036http://hdl.handle.net/10183/213647001116724A pesquisa investigou os níveis diferenciados da proficiência obtida pelos Institutos Federais do Brasil no ENEM, pois se compreende que as políticas públicas adotadas nacionalmente para a Rede Federal de Ensino fortalecem ao longo do tempo a oferta de ensino. Para atendimento do objetivo proposto, a população estudada foi composta por todos os Institutos Federais do Brasil que divulgaram dados referentes à proficiência educacional obtida pelas médias das áreas do conhecimento do ENEM, por escola, extraídos do sítio eletrônico do INEP no período de 2011 a 2015. O percurso metodológico foi estabelecido por métodos estatísticos univariados de medidas de tendência central, de dispersão, de correlação e de comparação de médias entre as variáveis. Com base nos achados, verificou-se que o desempenho dos Institutos Federais do Brasil tende a ser crescente e significante no transcorrer dos anos, tanto quando avaliado como rede de ensino, quanto quando avaliado por região.application/pdfporEnsaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Vol. 27, n. 104 (jul./set. 2019), p. 631-653EducaçãoDesempenhoPolíticas públicasO que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116724.pdf.txt001116724.pdf.txtExtracted Texttext/plain54379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213647/2/001116724.pdf.txt70a79da9659906240019f3adf7dc5190MD52ORIGINAL001116724.pdfTexto completoapplication/pdf1922729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213647/1/001116724.pdf0495fdde1100a60d4dd52f5613995f67MD5110183/2136472020-09-24 04:00:04.111139oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213647Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-09-24T07:00:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil? |
title |
O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil? |
spellingShingle |
O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil? Dutra, Rogério Severiano Educação Desempenho Políticas públicas |
title_short |
O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil? |
title_full |
O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil? |
title_fullStr |
O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil? |
title_full_unstemmed |
O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil? |
title_sort |
O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil? |
author |
Dutra, Rogério Severiano |
author_facet |
Dutra, Rogério Severiano Dutra, Giselle Bezerra Mesquita Parente, Paulo Henrique Nobre Paulo, Edilson |
author_role |
author |
author2 |
Dutra, Giselle Bezerra Mesquita Parente, Paulo Henrique Nobre Paulo, Edilson |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Rogério Severiano Dutra, Giselle Bezerra Mesquita Parente, Paulo Henrique Nobre Paulo, Edilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Desempenho Políticas públicas |
topic |
Educação Desempenho Políticas públicas |
description |
A pesquisa investigou os níveis diferenciados da proficiência obtida pelos Institutos Federais do Brasil no ENEM, pois se compreende que as políticas públicas adotadas nacionalmente para a Rede Federal de Ensino fortalecem ao longo do tempo a oferta de ensino. Para atendimento do objetivo proposto, a população estudada foi composta por todos os Institutos Federais do Brasil que divulgaram dados referentes à proficiência educacional obtida pelas médias das áreas do conhecimento do ENEM, por escola, extraídos do sítio eletrônico do INEP no período de 2011 a 2015. O percurso metodológico foi estabelecido por métodos estatísticos univariados de medidas de tendência central, de dispersão, de correlação e de comparação de médias entre as variáveis. Com base nos achados, verificou-se que o desempenho dos Institutos Federais do Brasil tende a ser crescente e significante no transcorrer dos anos, tanto quando avaliado como rede de ensino, quanto quando avaliado por região. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-23T04:02:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/213647 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4036 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116724 |
identifier_str_mv |
0104-4036 001116724 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/213647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Vol. 27, n. 104 (jul./set. 2019), p. 631-653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213647/2/001116724.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213647/1/001116724.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
70a79da9659906240019f3adf7dc5190 0495fdde1100a60d4dd52f5613995f67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447719851851776 |