O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Rogério Severiano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dutra, Giselle Bezerra Mesquita, Parente, Paulo Henrique Nobre, Paulo, Edilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213647
Resumo: A pesquisa investigou os níveis diferenciados da proficiência obtida pelos Institutos Federais do Brasil no ENEM, pois se compreende que as políticas públicas adotadas nacionalmente para a Rede Federal de Ensino fortalecem ao longo do tempo a oferta de ensino. Para atendimento do objetivo proposto, a população estudada foi composta por todos os Institutos Federais do Brasil que divulgaram dados referentes à proficiência educacional obtida pelas médias das áreas do conhecimento do ENEM, por escola, extraídos do sítio eletrônico do INEP no período de 2011 a 2015. O percurso metodológico foi estabelecido por métodos estatísticos univariados de medidas de tendência central, de dispersão, de correlação e de comparação de médias entre as variáveis. Com base nos achados, verificou-se que o desempenho dos Institutos Federais do Brasil tende a ser crescente e significante no transcorrer dos anos, tanto quando avaliado como rede de ensino, quanto quando avaliado por região.
id UFRGS-2_f7f4f54060454e7468da1d4e2ae8053e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213647
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dutra, Rogério SeverianoDutra, Giselle Bezerra MesquitaParente, Paulo Henrique NobrePaulo, Edilson2020-09-23T04:02:25Z20190104-4036http://hdl.handle.net/10183/213647001116724A pesquisa investigou os níveis diferenciados da proficiência obtida pelos Institutos Federais do Brasil no ENEM, pois se compreende que as políticas públicas adotadas nacionalmente para a Rede Federal de Ensino fortalecem ao longo do tempo a oferta de ensino. Para atendimento do objetivo proposto, a população estudada foi composta por todos os Institutos Federais do Brasil que divulgaram dados referentes à proficiência educacional obtida pelas médias das áreas do conhecimento do ENEM, por escola, extraídos do sítio eletrônico do INEP no período de 2011 a 2015. O percurso metodológico foi estabelecido por métodos estatísticos univariados de medidas de tendência central, de dispersão, de correlação e de comparação de médias entre as variáveis. Com base nos achados, verificou-se que o desempenho dos Institutos Federais do Brasil tende a ser crescente e significante no transcorrer dos anos, tanto quando avaliado como rede de ensino, quanto quando avaliado por região.application/pdfporEnsaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Vol. 27, n. 104 (jul./set. 2019), p. 631-653EducaçãoDesempenhoPolíticas públicasO que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116724.pdf.txt001116724.pdf.txtExtracted Texttext/plain54379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213647/2/001116724.pdf.txt70a79da9659906240019f3adf7dc5190MD52ORIGINAL001116724.pdfTexto completoapplication/pdf1922729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213647/1/001116724.pdf0495fdde1100a60d4dd52f5613995f67MD5110183/2136472020-09-24 04:00:04.111139oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213647Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-09-24T07:00:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?
title O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?
spellingShingle O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?
Dutra, Rogério Severiano
Educação
Desempenho
Políticas públicas
title_short O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?
title_full O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?
title_fullStr O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?
title_full_unstemmed O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?
title_sort O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?
author Dutra, Rogério Severiano
author_facet Dutra, Rogério Severiano
Dutra, Giselle Bezerra Mesquita
Parente, Paulo Henrique Nobre
Paulo, Edilson
author_role author
author2 Dutra, Giselle Bezerra Mesquita
Parente, Paulo Henrique Nobre
Paulo, Edilson
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Rogério Severiano
Dutra, Giselle Bezerra Mesquita
Parente, Paulo Henrique Nobre
Paulo, Edilson
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Desempenho
Políticas públicas
topic Educação
Desempenho
Políticas públicas
description A pesquisa investigou os níveis diferenciados da proficiência obtida pelos Institutos Federais do Brasil no ENEM, pois se compreende que as políticas públicas adotadas nacionalmente para a Rede Federal de Ensino fortalecem ao longo do tempo a oferta de ensino. Para atendimento do objetivo proposto, a população estudada foi composta por todos os Institutos Federais do Brasil que divulgaram dados referentes à proficiência educacional obtida pelas médias das áreas do conhecimento do ENEM, por escola, extraídos do sítio eletrônico do INEP no período de 2011 a 2015. O percurso metodológico foi estabelecido por métodos estatísticos univariados de medidas de tendência central, de dispersão, de correlação e de comparação de médias entre as variáveis. Com base nos achados, verificou-se que o desempenho dos Institutos Federais do Brasil tende a ser crescente e significante no transcorrer dos anos, tanto quando avaliado como rede de ensino, quanto quando avaliado por região.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-23T04:02:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/213647
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4036
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116724
identifier_str_mv 0104-4036
001116724
url http://hdl.handle.net/10183/213647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Vol. 27, n. 104 (jul./set. 2019), p. 631-653
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213647/2/001116724.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213647/1/001116724.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 70a79da9659906240019f3adf7dc5190
0495fdde1100a60d4dd52f5613995f67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447719851851776