Abstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral dupla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backendorf, Viviane Raquel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220418
Resumo: O Cálculo Diferencial e Integral, disciplina integrante do currículo de alguns cursos de graduação, leva em sua ementa temas da matemática avançada, mas apoia-se nos conceitos da matemática elementar. Na experiência como docente desta disciplina na graduação, percebeu-se que os estudantes apresentam muitas dificuldades em relação aos temas desenvolvidos, verificando-se, principalmente, problemas conceituais. Os conceitos de limite, derivada e integral estão relacionados entre si e dificuldades apresentadas em relação a um conceito podem interferir na construção dos que virão na sequência. Muito tem sido discutido e estudado sobre o assunto objetivando melhorar o ensino e a aprendizagem de Cálculo. Nos últimos anos, outro recurso adentrou na sociedade e da mesma forma no ensino: a tecnologia digital. Com ela, vários pesquisadores têm elaborado propostas que auxiliem no ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos, em especial da matemática avançada, na qual inclui-se limite, derivada e integral. Dessa forma, com o intuito de promover a construção de conceitos matemáticos com a utilização das tecnologias digitais, essa tese tem como objetivo investigar, baseado na teoria da abstração reflexionante, como ocorre a compreensão do conceito de integral dupla com auxílio de um applet do software Geogebra. A investigação em torno do assunto se deu a partir de entrevistas realizadas com estudantes do Ensino Superior, que no momento da entrevista, estavam cursando a disciplina de Cálculo I. Para embasar as discussões, além da abstração reflexionante de Piaget, utilizouse a teoria desenvolvida por David Tall sobre a matemática elementar e a matemática avançada, como suporte para entender as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes no Ensino Superior. A análise dos resultados obtidos nessa investigação, classificada como qualitativa, baseou-se nas teorias citadas e constituiu-se como uma resposta à questão de pesquisa, levando a concluir que a tecnologia digital, através do software Geogebra, contribui na promoção e compreensão do conceito de integral dupla, analisada como um processo de abstração reflexionante.
id URGS_285d31cd6e7895210a0add86dc66bced
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220418
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Backendorf, Viviane RaquelBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-05-04T04:26:30Z2020http://hdl.handle.net/10183/220418001124739O Cálculo Diferencial e Integral, disciplina integrante do currículo de alguns cursos de graduação, leva em sua ementa temas da matemática avançada, mas apoia-se nos conceitos da matemática elementar. Na experiência como docente desta disciplina na graduação, percebeu-se que os estudantes apresentam muitas dificuldades em relação aos temas desenvolvidos, verificando-se, principalmente, problemas conceituais. Os conceitos de limite, derivada e integral estão relacionados entre si e dificuldades apresentadas em relação a um conceito podem interferir na construção dos que virão na sequência. Muito tem sido discutido e estudado sobre o assunto objetivando melhorar o ensino e a aprendizagem de Cálculo. Nos últimos anos, outro recurso adentrou na sociedade e da mesma forma no ensino: a tecnologia digital. Com ela, vários pesquisadores têm elaborado propostas que auxiliem no ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos, em especial da matemática avançada, na qual inclui-se limite, derivada e integral. Dessa forma, com o intuito de promover a construção de conceitos matemáticos com a utilização das tecnologias digitais, essa tese tem como objetivo investigar, baseado na teoria da abstração reflexionante, como ocorre a compreensão do conceito de integral dupla com auxílio de um applet do software Geogebra. A investigação em torno do assunto se deu a partir de entrevistas realizadas com estudantes do Ensino Superior, que no momento da entrevista, estavam cursando a disciplina de Cálculo I. Para embasar as discussões, além da abstração reflexionante de Piaget, utilizouse a teoria desenvolvida por David Tall sobre a matemática elementar e a matemática avançada, como suporte para entender as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes no Ensino Superior. A análise dos resultados obtidos nessa investigação, classificada como qualitativa, baseou-se nas teorias citadas e constituiu-se como uma resposta à questão de pesquisa, levando a concluir que a tecnologia digital, através do software Geogebra, contribui na promoção e compreensão do conceito de integral dupla, analisada como um processo de abstração reflexionante.The Differential and Integral Calculus, a discipline that is part of the curriculum of some undergraduate courses, takes in its summary advanced mathematics, but it is relies on the concepts of elementary mathematics. In the experience as a teacher of this discipline at undergraduate level, it was noticed that students have many difficulties in relation to the themes developed, with mainly conceptual problems. The concepts of limit, derivative and integral are related to each other and difficulties presented in relation to a concept can interfere in the construction of those that will follow. Much has been discussed and studied on the subject in order to improve the teaching and learning of Calculus. In recent years, another resource has entered society and in the same way in education: digital technology. With she, several researchers have developed proposals that assist in the teaching and learning of mathematical content, especially in advanced mathematics, which includes limit, derivative and integral. Thus, in order to promote the construction of mathematical concepts with the use of digital technologies, this thesis aims to investigate, based on the theory of reflective abstraction, how the understanding of the concept of double integral occurs with the aid of a software applet Geogebra. The investigation around the subject was based on interviews with Higher Education students, who at the time of the interview, were taking the discipline of Calculus I. To support the discussions, in addition to Piaget's reflective abstraction, the theory developed by David Tall on elementary mathematics and advanced mathematics was used as a support to understand the possible difficulties faced by students in Higher Education. The analysis of the results obtained in this investigation, classified as qualitative, was based on the aforementioned theories and constituted as an answer to the research question, leading to the conclusion that digital technology, through the Geogebra software, contributes to the promotion and understanding of the concept double integral, analyzed as a reflective abstraction process.application/pdfporCalculo diferencial e integralTecnologia educacionalTecnologia digitalAbstração reflexionanteDifferential and Integral CalculusDigital TechnologiesReflective AbstractionAbstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral duplainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124739.pdf.txt001124739.pdf.txtExtracted Texttext/plain244161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220418/2/001124739.pdf.txt4a6fce0b4db402a3dcc576bbda0c3dc8MD52ORIGINAL001124739.pdfTexto completoapplication/pdf2471130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220418/1/001124739.pdfe7633b2e0f248a513f7486077ffa4ad1MD5110183/2204182021-05-07 04:33:10.939262oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:33:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral dupla
title Abstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral dupla
spellingShingle Abstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral dupla
Backendorf, Viviane Raquel
Calculo diferencial e integral
Tecnologia educacional
Tecnologia digital
Abstração reflexionante
Differential and Integral Calculus
Digital Technologies
Reflective Abstraction
title_short Abstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral dupla
title_full Abstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral dupla
title_fullStr Abstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral dupla
title_full_unstemmed Abstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral dupla
title_sort Abstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral dupla
author Backendorf, Viviane Raquel
author_facet Backendorf, Viviane Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backendorf, Viviane Raquel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Calculo diferencial e integral
Tecnologia educacional
Tecnologia digital
Abstração reflexionante
topic Calculo diferencial e integral
Tecnologia educacional
Tecnologia digital
Abstração reflexionante
Differential and Integral Calculus
Digital Technologies
Reflective Abstraction
dc.subject.eng.fl_str_mv Differential and Integral Calculus
Digital Technologies
Reflective Abstraction
description O Cálculo Diferencial e Integral, disciplina integrante do currículo de alguns cursos de graduação, leva em sua ementa temas da matemática avançada, mas apoia-se nos conceitos da matemática elementar. Na experiência como docente desta disciplina na graduação, percebeu-se que os estudantes apresentam muitas dificuldades em relação aos temas desenvolvidos, verificando-se, principalmente, problemas conceituais. Os conceitos de limite, derivada e integral estão relacionados entre si e dificuldades apresentadas em relação a um conceito podem interferir na construção dos que virão na sequência. Muito tem sido discutido e estudado sobre o assunto objetivando melhorar o ensino e a aprendizagem de Cálculo. Nos últimos anos, outro recurso adentrou na sociedade e da mesma forma no ensino: a tecnologia digital. Com ela, vários pesquisadores têm elaborado propostas que auxiliem no ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos, em especial da matemática avançada, na qual inclui-se limite, derivada e integral. Dessa forma, com o intuito de promover a construção de conceitos matemáticos com a utilização das tecnologias digitais, essa tese tem como objetivo investigar, baseado na teoria da abstração reflexionante, como ocorre a compreensão do conceito de integral dupla com auxílio de um applet do software Geogebra. A investigação em torno do assunto se deu a partir de entrevistas realizadas com estudantes do Ensino Superior, que no momento da entrevista, estavam cursando a disciplina de Cálculo I. Para embasar as discussões, além da abstração reflexionante de Piaget, utilizouse a teoria desenvolvida por David Tall sobre a matemática elementar e a matemática avançada, como suporte para entender as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes no Ensino Superior. A análise dos resultados obtidos nessa investigação, classificada como qualitativa, baseou-se nas teorias citadas e constituiu-se como uma resposta à questão de pesquisa, levando a concluir que a tecnologia digital, através do software Geogebra, contribui na promoção e compreensão do conceito de integral dupla, analisada como um processo de abstração reflexionante.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-04T04:26:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220418
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124739
url http://hdl.handle.net/10183/220418
identifier_str_mv 001124739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220418/2/001124739.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220418/1/001124739.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a6fce0b4db402a3dcc576bbda0c3dc8
e7633b2e0f248a513f7486077ffa4ad1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085551142862848