Desafios da arte contemporânea para a educação : práticas e políticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loponte, Luciana Gruppelli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193985
Resumo: O presente artigo apresenta discussões em torno dos desafios que as artes podem trazer ao campo da educação, problematizando especialmente os modos pelos quais as produções contemporâneas podem instigar processos de formação menos lineares e mais abertos, menos rígidos e mais flexíveis, menos racionais e mais poéticos, capazes de produzir um pensamento que nos ajude a enfrentar a complexidade que é educar em nosso tempo. A relação e tensão entre arte e educação são exploradas no texto, além de seus possíveis efeitos em práticas e políticas educacionais mais amplas. Como principal companhia teórica, utilizam-se os aportes filosóficos de Friedrich Nietzsche, teóricos das artes tais como Arthur Danto, além da discussão a partir da produção de três artistas contemporâneas.
id UFRGS-2_f9458224bee78695d4030f498d59ba1a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193985
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loponte, Luciana Gruppelli2019-05-08T02:34:51Z20121068-2341http://hdl.handle.net/10183/193985000874323O presente artigo apresenta discussões em torno dos desafios que as artes podem trazer ao campo da educação, problematizando especialmente os modos pelos quais as produções contemporâneas podem instigar processos de formação menos lineares e mais abertos, menos rígidos e mais flexíveis, menos racionais e mais poéticos, capazes de produzir um pensamento que nos ajude a enfrentar a complexidade que é educar em nosso tempo. A relação e tensão entre arte e educação são exploradas no texto, além de seus possíveis efeitos em práticas e políticas educacionais mais amplas. Como principal companhia teórica, utilizam-se os aportes filosóficos de Friedrich Nietzsche, teóricos das artes tais como Arthur Danto, além da discussão a partir da produção de três artistas contemporâneas.This paper discusses the challenges that art can bring to the field of education, questioning, in particular, the ways in which works of contemporary art can instigate training processes that are less linear and more open, less rigid and more flexible, less rational and more poetic, able to produce a contemporary way of thinking which helps us face the complex task of educating in our times. This text also explores the connection and the tension between art and education, in addition to their possible effects on broader educational policies and practices. As theoretical basis, we use philosophical inputs from Friedrich Nietzsche, art theorists such as Arthur Danto, and the discussion triggered by works from three contemporary artists.Este artículo presenta los debates sobre los desafíos que el arte puede aportar al campo de la educación, problematizando especialmente las formas en que las producciones contemporáneas pueden fomentar procesos de formación menos lineales y más abiertos, menos rígidos y más flexibles, menos racional y más poéticos capaces de producir un pensamiento que nos ayude a hacer frente a la complejidad de la educación de nuestro tiempo. La relación y la tensión entre el arte y la educación son exploradas en el texto, y sus posibles efectos en las políticas y prácticas educativas en términos más generales. Como concepción teórica principal, utilizamos las aportaciones filosóficas de Friedrich Nietzsche, teóricos del arte como Arthur Danto, y la discusión de la producción de tres artistas contemporáneos.application/pdfporEducation policy analysis archives. Arizona, 2013. Vol. 20, n. 42 (dez. 2012), p. 1-17Política educacionalArte contemporâneaContemporary artTrainingEducationEducational policies and practicesBrazilArte contemporáneoLa educaciónLa educaciónLas políticas educativas y prácticasBrasilDesafios da arte contemporânea para a educação : práticas e políticasChallenges of contemporary art for education : policies and practicesDesafíos del arte contemporáneo para la educación : prácticas y políticasEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000874323.pdf.txt000874323.pdf.txtExtracted Texttext/plain61435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193985/2/000874323.pdf.txt79e23e9adabd19762ff6176c0e16219aMD52ORIGINAL000874323.pdfTexto completoapplication/pdf395756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193985/1/000874323.pdf8492bcc79bf4ecafd05681e29953fb57MD5110183/1939852021-08-18 04:43:24.843147oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193985Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:43:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios da arte contemporânea para a educação : práticas e políticas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Challenges of contemporary art for education : policies and practices
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Desafíos del arte contemporáneo para la educación : prácticas y políticas
title Desafios da arte contemporânea para a educação : práticas e políticas
spellingShingle Desafios da arte contemporânea para a educação : práticas e políticas
Loponte, Luciana Gruppelli
Política educacional
Arte contemporânea
Contemporary art
Training
Education
Educational policies and practices
Brazil
Arte contemporáneo
La educación
La educación
Las políticas educativas y prácticas
Brasil
title_short Desafios da arte contemporânea para a educação : práticas e políticas
title_full Desafios da arte contemporânea para a educação : práticas e políticas
title_fullStr Desafios da arte contemporânea para a educação : práticas e políticas
title_full_unstemmed Desafios da arte contemporânea para a educação : práticas e políticas
title_sort Desafios da arte contemporânea para a educação : práticas e políticas
author Loponte, Luciana Gruppelli
author_facet Loponte, Luciana Gruppelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Arte contemporânea
topic Política educacional
Arte contemporânea
Contemporary art
Training
Education
Educational policies and practices
Brazil
Arte contemporáneo
La educación
La educación
Las políticas educativas y prácticas
Brasil
dc.subject.eng.fl_str_mv Contemporary art
Training
Education
Educational policies and practices
Brazil
dc.subject.spa.fl_str_mv Arte contemporáneo
La educación
La educación
Las políticas educativas y prácticas
Brasil
description O presente artigo apresenta discussões em torno dos desafios que as artes podem trazer ao campo da educação, problematizando especialmente os modos pelos quais as produções contemporâneas podem instigar processos de formação menos lineares e mais abertos, menos rígidos e mais flexíveis, menos racionais e mais poéticos, capazes de produzir um pensamento que nos ajude a enfrentar a complexidade que é educar em nosso tempo. A relação e tensão entre arte e educação são exploradas no texto, além de seus possíveis efeitos em práticas e políticas educacionais mais amplas. Como principal companhia teórica, utilizam-se os aportes filosóficos de Friedrich Nietzsche, teóricos das artes tais como Arthur Danto, além da discussão a partir da produção de três artistas contemporâneas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-08T02:34:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193985
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1068-2341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000874323
identifier_str_mv 1068-2341
000874323
url http://hdl.handle.net/10183/193985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Education policy analysis archives. Arizona, 2013. Vol. 20, n. 42 (dez. 2012), p. 1-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193985/2/000874323.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193985/1/000874323.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 79e23e9adabd19762ff6176c0e16219a
8492bcc79bf4ecafd05681e29953fb57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224965015470080