A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dieder, Janaina Andretta
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sanfelice, Gustavo Roese, Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254605
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os desdobramentos da cidadania na formação de jovens do ensino médio na dimensão das metodologias de ensino e fazer docente. Caracteriza-se como qualitativo descritivo e interpretativo. Foram selecionadas 2 escolas de ensino médio, uma da rede de ensino pública (escola A) e uma da rede privada (escola B) de uma cidade do Vale do Sinos/RS, Brasil. Para a coleta de dados foram utilizados análise de documento (PPP), observações, diários de campo e entrevistas com equipe diretiva e docentes, por meio da ferramenta bola de neve. Compreendemos que na escola A, o método tradicional de ensino torna as conexões, contextualizações, criticidade ereflexões mais limitadas. Portanto, a formação da cidadania se constitui através do enquadramento do comportamento social e na preparação para o trabalho. Na escola B, os métodos ativos e colaborativos promovem a formação de um aluno crítico, reflexivo e com mais autonomia.
id UFRGS-2_f9e078e502930ffdbabd91b3e56f78fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254605
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dieder, Janaina AndrettaSanfelice, Gustavo RoeseWittizorecki, Elisandro Schultz2023-02-10T04:56:59Z20222525-3409http://hdl.handle.net/10183/254605001147219O presente estudo teve como objetivo analisar os desdobramentos da cidadania na formação de jovens do ensino médio na dimensão das metodologias de ensino e fazer docente. Caracteriza-se como qualitativo descritivo e interpretativo. Foram selecionadas 2 escolas de ensino médio, uma da rede de ensino pública (escola A) e uma da rede privada (escola B) de uma cidade do Vale do Sinos/RS, Brasil. Para a coleta de dados foram utilizados análise de documento (PPP), observações, diários de campo e entrevistas com equipe diretiva e docentes, por meio da ferramenta bola de neve. Compreendemos que na escola A, o método tradicional de ensino torna as conexões, contextualizações, criticidade ereflexões mais limitadas. Portanto, a formação da cidadania se constitui através do enquadramento do comportamento social e na preparação para o trabalho. Na escola B, os métodos ativos e colaborativos promovem a formação de um aluno crítico, reflexivo e com mais autonomia.The present study aimed at analyzing the unfolding of citizenship in the training of high school students in the dimension ofteaching methodologies and teaching itself. It is characterized as qualitative descriptive and interpretative. Two high schools were selected, one is public (school A) and the other is private (school B), both located in a city in Vale dos Sinos/RS, Brasil. For datacollection, we used the document analysis (PPP), observations, field journals and interviews with the directive team and teachers, through snowball sampling. We realized that in school A, the connections, contextualization, criticism and reflections are more limited due to the traditional method of teaching. Therefore, the formation of citizenship constitutes itself through the framing of social behavior and in the preparation for work. In school B, the active and collaborative methods foster the training of discerning,reflective and more autonomous students.Este estudio tuvo como objetivo analizar el desarrollo de la ciudadanía en la formación de jóvenes de secundaria en la dimensiónde las metodologías didácticas y actuación docente. Se caracteriza como cualitativo, descriptivo e interpretativo. Fueron seleccionadas dos escuelas de nivel secundario, una de la red pública de educación (escuela A) y otra de la red privada (escuela B),ubicadas en una ciudad de Vale do Sinos/RS, Brasil. Para la recolección de datos se utilizaron análisis de documento (PPP), observaciones, diarios de campo y entrevistas con el equipo directivo y profesores a través de la herramienta bola de nieve. Se comprende que en la escuela A, el método tradicional de enseñanza resulta en conexiones, contextualizaciones, criticidad y reflexiones más limitadas. Por lo tanto, la formación de la ciudadanía se constituye enmarcando el comportamiento social y preparándosepara eltrabajo. En la escuela B, los métodos activos y colaborativos promueven la formación de un alumno crítico, reflexivo y autónomo.application/pdfResearch, society and development. São Paulo. Vol. 10, no. 10, e240101018777 (2021), 8p.CidadaniaEscolasEducaçãoMetodologia do ensinoSchoolEducationCitizenTeaching methodologiesTeachingEscuelaEducaciónCiudadanoMetodologías de enseñanzaEnseñanzaA cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensinoThe citizenship in the training of High School students in the dimension of teaching methodologies Ciudadanía en la formación de jóvenes de Secundaria en la dimensiónde metodologías de enseñanza info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147219.pdf.txt001147219.pdf.txtExtracted Texttext/plain54972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254605/2/001147219.pdf.txt373ca43e1f7fd969e2ab18223ce04248MD52ORIGINAL001147219.pdfTexto completoapplication/pdf241879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254605/1/001147219.pdf41832ba02c288eca25df57e91926002fMD5110183/2546052023-02-11 06:06:19.406192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254605Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:06:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The citizenship in the training of High School students in the dimension of teaching methodologies
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Ciudadanía en la formación de jóvenes de Secundaria en la dimensiónde metodologías de enseñanza
title A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino
spellingShingle A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino
Dieder, Janaina Andretta
Cidadania
Escolas
Educação
Metodologia do ensino
School
Education
Citizen
Teaching methodologies
Teaching
Escuela
Educación
Ciudadano
Metodologías de enseñanza
Enseñanza
title_short A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino
title_full A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino
title_fullStr A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino
title_full_unstemmed A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino
title_sort A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino
author Dieder, Janaina Andretta
author_facet Dieder, Janaina Andretta
Sanfelice, Gustavo Roese
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Sanfelice, Gustavo Roese
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dieder, Janaina Andretta
Sanfelice, Gustavo Roese
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Escolas
Educação
Metodologia do ensino
topic Cidadania
Escolas
Educação
Metodologia do ensino
School
Education
Citizen
Teaching methodologies
Teaching
Escuela
Educación
Ciudadano
Metodologías de enseñanza
Enseñanza
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Education
Citizen
Teaching methodologies
Teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Escuela
Educación
Ciudadano
Metodologías de enseñanza
Enseñanza
description O presente estudo teve como objetivo analisar os desdobramentos da cidadania na formação de jovens do ensino médio na dimensão das metodologias de ensino e fazer docente. Caracteriza-se como qualitativo descritivo e interpretativo. Foram selecionadas 2 escolas de ensino médio, uma da rede de ensino pública (escola A) e uma da rede privada (escola B) de uma cidade do Vale do Sinos/RS, Brasil. Para a coleta de dados foram utilizados análise de documento (PPP), observações, diários de campo e entrevistas com equipe diretiva e docentes, por meio da ferramenta bola de neve. Compreendemos que na escola A, o método tradicional de ensino torna as conexões, contextualizações, criticidade ereflexões mais limitadas. Portanto, a formação da cidadania se constitui através do enquadramento do comportamento social e na preparação para o trabalho. Na escola B, os métodos ativos e colaborativos promovem a formação de um aluno crítico, reflexivo e com mais autonomia.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-10T04:56:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254605
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-3409
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147219
identifier_str_mv 2525-3409
001147219
url http://hdl.handle.net/10183/254605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Research, society and development. São Paulo. Vol. 10, no. 10, e240101018777 (2021), 8p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254605/2/001147219.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254605/1/001147219.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 373ca43e1f7fd969e2ab18223ce04248
41832ba02c288eca25df57e91926002f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225080795037696