A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254605 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar os desdobramentos da cidadania na formação de jovens do ensino médio na dimensão das metodologias de ensino e fazer docente. Caracteriza-se como qualitativo descritivo e interpretativo. Foram selecionadas 2 escolas de ensino médio, uma da rede de ensino pública (escola A) e uma da rede privada (escola B) de uma cidade do Vale do Sinos/RS, Brasil. Para a coleta de dados foram utilizados análise de documento (PPP), observações, diários de campo e entrevistas com equipe diretiva e docentes, por meio da ferramenta bola de neve. Compreendemos que na escola A, o método tradicional de ensino torna as conexões, contextualizações, criticidade ereflexões mais limitadas. Portanto, a formação da cidadania se constitui através do enquadramento do comportamento social e na preparação para o trabalho. Na escola B, os métodos ativos e colaborativos promovem a formação de um aluno crítico, reflexivo e com mais autonomia. |
id |
UFRGS-2_f9e078e502930ffdbabd91b3e56f78fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254605 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dieder, Janaina AndrettaSanfelice, Gustavo RoeseWittizorecki, Elisandro Schultz2023-02-10T04:56:59Z20222525-3409http://hdl.handle.net/10183/254605001147219O presente estudo teve como objetivo analisar os desdobramentos da cidadania na formação de jovens do ensino médio na dimensão das metodologias de ensino e fazer docente. Caracteriza-se como qualitativo descritivo e interpretativo. Foram selecionadas 2 escolas de ensino médio, uma da rede de ensino pública (escola A) e uma da rede privada (escola B) de uma cidade do Vale do Sinos/RS, Brasil. Para a coleta de dados foram utilizados análise de documento (PPP), observações, diários de campo e entrevistas com equipe diretiva e docentes, por meio da ferramenta bola de neve. Compreendemos que na escola A, o método tradicional de ensino torna as conexões, contextualizações, criticidade ereflexões mais limitadas. Portanto, a formação da cidadania se constitui através do enquadramento do comportamento social e na preparação para o trabalho. Na escola B, os métodos ativos e colaborativos promovem a formação de um aluno crítico, reflexivo e com mais autonomia.The present study aimed at analyzing the unfolding of citizenship in the training of high school students in the dimension ofteaching methodologies and teaching itself. It is characterized as qualitative descriptive and interpretative. Two high schools were selected, one is public (school A) and the other is private (school B), both located in a city in Vale dos Sinos/RS, Brasil. For datacollection, we used the document analysis (PPP), observations, field journals and interviews with the directive team and teachers, through snowball sampling. We realized that in school A, the connections, contextualization, criticism and reflections are more limited due to the traditional method of teaching. Therefore, the formation of citizenship constitutes itself through the framing of social behavior and in the preparation for work. In school B, the active and collaborative methods foster the training of discerning,reflective and more autonomous students.Este estudio tuvo como objetivo analizar el desarrollo de la ciudadanía en la formación de jóvenes de secundaria en la dimensiónde las metodologías didácticas y actuación docente. Se caracteriza como cualitativo, descriptivo e interpretativo. Fueron seleccionadas dos escuelas de nivel secundario, una de la red pública de educación (escuela A) y otra de la red privada (escuela B),ubicadas en una ciudad de Vale do Sinos/RS, Brasil. Para la recolección de datos se utilizaron análisis de documento (PPP), observaciones, diarios de campo y entrevistas con el equipo directivo y profesores a través de la herramienta bola de nieve. Se comprende que en la escuela A, el método tradicional de enseñanza resulta en conexiones, contextualizaciones, criticidad y reflexiones más limitadas. Por lo tanto, la formación de la ciudadanía se constituye enmarcando el comportamiento social y preparándosepara eltrabajo. En la escuela B, los métodos activos y colaborativos promueven la formación de un alumno crítico, reflexivo y autónomo.application/pdfResearch, society and development. São Paulo. Vol. 10, no. 10, e240101018777 (2021), 8p.CidadaniaEscolasEducaçãoMetodologia do ensinoSchoolEducationCitizenTeaching methodologiesTeachingEscuelaEducaciónCiudadanoMetodologías de enseñanzaEnseñanzaA cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensinoThe citizenship in the training of High School students in the dimension of teaching methodologies Ciudadanía en la formación de jóvenes de Secundaria en la dimensiónde metodologías de enseñanza info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147219.pdf.txt001147219.pdf.txtExtracted Texttext/plain54972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254605/2/001147219.pdf.txt373ca43e1f7fd969e2ab18223ce04248MD52ORIGINAL001147219.pdfTexto completoapplication/pdf241879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254605/1/001147219.pdf41832ba02c288eca25df57e91926002fMD5110183/2546052023-02-11 06:06:19.406192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254605Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:06:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The citizenship in the training of High School students in the dimension of teaching methodologies |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Ciudadanía en la formación de jóvenes de Secundaria en la dimensiónde metodologías de enseñanza |
title |
A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino |
spellingShingle |
A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino Dieder, Janaina Andretta Cidadania Escolas Educação Metodologia do ensino School Education Citizen Teaching methodologies Teaching Escuela Educación Ciudadano Metodologías de enseñanza Enseñanza |
title_short |
A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino |
title_full |
A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino |
title_fullStr |
A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino |
title_full_unstemmed |
A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino |
title_sort |
A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino |
author |
Dieder, Janaina Andretta |
author_facet |
Dieder, Janaina Andretta Sanfelice, Gustavo Roese Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
author2 |
Sanfelice, Gustavo Roese Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dieder, Janaina Andretta Sanfelice, Gustavo Roese Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Escolas Educação Metodologia do ensino |
topic |
Cidadania Escolas Educação Metodologia do ensino School Education Citizen Teaching methodologies Teaching Escuela Educación Ciudadano Metodologías de enseñanza Enseñanza |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Education Citizen Teaching methodologies Teaching |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Escuela Educación Ciudadano Metodologías de enseñanza Enseñanza |
description |
O presente estudo teve como objetivo analisar os desdobramentos da cidadania na formação de jovens do ensino médio na dimensão das metodologias de ensino e fazer docente. Caracteriza-se como qualitativo descritivo e interpretativo. Foram selecionadas 2 escolas de ensino médio, uma da rede de ensino pública (escola A) e uma da rede privada (escola B) de uma cidade do Vale do Sinos/RS, Brasil. Para a coleta de dados foram utilizados análise de documento (PPP), observações, diários de campo e entrevistas com equipe diretiva e docentes, por meio da ferramenta bola de neve. Compreendemos que na escola A, o método tradicional de ensino torna as conexões, contextualizações, criticidade ereflexões mais limitadas. Portanto, a formação da cidadania se constitui através do enquadramento do comportamento social e na preparação para o trabalho. Na escola B, os métodos ativos e colaborativos promovem a formação de um aluno crítico, reflexivo e com mais autonomia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-10T04:56:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254605 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-3409 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001147219 |
identifier_str_mv |
2525-3409 001147219 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Research, society and development. São Paulo. Vol. 10, no. 10, e240101018777 (2021), 8p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254605/2/001147219.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254605/1/001147219.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
373ca43e1f7fd969e2ab18223ce04248 41832ba02c288eca25df57e91926002f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225080795037696 |