Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rosin, Catiusa Kuchak, Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/83623
Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar as aproximações da proposta de organização do currículo escolar, denominada Situação de Estudo (SE), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A SE visa a abordar os conteúdos escolares a partir de contextos de relevância social e cultural, de modo a romper com a forma linear de ensino (Maldaner; Zanon, 2001). Focalizam-se algumas contribuições produzidas no decorrer do desenvolvimento da SE Conhecendo o Câncer – Um Caminho para Vida, para a significação dos conceitos de Biologia no Nível Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base nos argumentos de Carr e Kemmis (1988). Verifica-se que a SE apresenta as características apontadas pelos PCNs, pois possibilita a contextualização, a interdisciplinaridade e a permanente reconstrução das práticas educativas. Isso contribui para que os estudantes participem efetivamente das aulas, desenvolvendo sua capacidade de interpretar, argumentar e relacionar os conteúdos escolares com situações reais e de sua vivência cotidiana.
id UFRGS-2_faadffe203d2e8fcd80dd4032e40c996
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83623
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Boff, Eva Teresinha de OliveiraRosin, Catiusa KuchakDel Pino, Jose Claudio2013-12-12T01:50:28Z20120102-8758http://hdl.handle.net/10183/83623000903420O presente artigo tem como objetivo identificar as aproximações da proposta de organização do currículo escolar, denominada Situação de Estudo (SE), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A SE visa a abordar os conteúdos escolares a partir de contextos de relevância social e cultural, de modo a romper com a forma linear de ensino (Maldaner; Zanon, 2001). Focalizam-se algumas contribuições produzidas no decorrer do desenvolvimento da SE Conhecendo o Câncer – Um Caminho para Vida, para a significação dos conceitos de Biologia no Nível Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base nos argumentos de Carr e Kemmis (1988). Verifica-se que a SE apresenta as características apontadas pelos PCNs, pois possibilita a contextualização, a interdisciplinaridade e a permanente reconstrução das práticas educativas. Isso contribui para que os estudantes participem efetivamente das aulas, desenvolvendo sua capacidade de interpretar, argumentar e relacionar os conteúdos escolares com situações reais e de sua vivência cotidiana.The purpose of this article is to identify the approaches of the proposal to organize the school curriculum, known as Study Situation, and the National Cuirriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN). It focuses on some contributions produced during the development of the SS: Learning about Cancer- A path for life, to provide significance to the concepts of Biology in Elementary Education. It is a qualitative research based on arguments by Carr & Kemmis (1988). It is noticed that the SS features the characteristics pointed out by the PCN, since it allows for the contextualization, interdisciplinarity and the permanent reconstruction of education practices. This contributes for the effective participation of students in the clases by developing their abiilty to interpret, discuss and related school contents with real situations and their daily experiences.application/pdfporContexto e educação. Ijuí. Vol. 27, n. 87 (jan./jun. 2012), p. 166-185Livro didáticoCurrículoContextuaized teachingSchool curriculumStudy situationSituação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didáticoStudy situation : approaches with the national curricular guidelines and didactic booksinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000903420.pdf000903420.pdfTexto completoapplication/pdf330636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83623/1/000903420.pdf02b308a6e89d05d69ba272b64f030286MD51TEXT000903420.pdf.txt000903420.pdf.txtExtracted Texttext/plain43488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83623/2/000903420.pdf.txt6eabeff5502c870e7cd0f82fcb5295c1MD52THUMBNAIL000903420.pdf.jpg000903420.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83623/3/000903420.pdf.jpgfc067e4df04feb039a6dd29623f94e2fMD5310183/836232018-10-09 08:35:40.773oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83623Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:35:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Study situation : approaches with the national curricular guidelines and didactic books
title Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático
spellingShingle Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Livro didático
Currículo
Contextuaized teaching
School curriculum
Study situation
title_short Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático
title_full Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático
title_fullStr Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático
title_full_unstemmed Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático
title_sort Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático
author Boff, Eva Teresinha de Oliveira
author_facet Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Rosin, Catiusa Kuchak
Del Pino, Jose Claudio
author_role author
author2 Rosin, Catiusa Kuchak
Del Pino, Jose Claudio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Rosin, Catiusa Kuchak
Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Currículo
topic Livro didático
Currículo
Contextuaized teaching
School curriculum
Study situation
dc.subject.eng.fl_str_mv Contextuaized teaching
School curriculum
Study situation
description O presente artigo tem como objetivo identificar as aproximações da proposta de organização do currículo escolar, denominada Situação de Estudo (SE), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A SE visa a abordar os conteúdos escolares a partir de contextos de relevância social e cultural, de modo a romper com a forma linear de ensino (Maldaner; Zanon, 2001). Focalizam-se algumas contribuições produzidas no decorrer do desenvolvimento da SE Conhecendo o Câncer – Um Caminho para Vida, para a significação dos conceitos de Biologia no Nível Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base nos argumentos de Carr e Kemmis (1988). Verifica-se que a SE apresenta as características apontadas pelos PCNs, pois possibilita a contextualização, a interdisciplinaridade e a permanente reconstrução das práticas educativas. Isso contribui para que os estudantes participem efetivamente das aulas, desenvolvendo sua capacidade de interpretar, argumentar e relacionar os conteúdos escolares com situações reais e de sua vivência cotidiana.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-12T01:50:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/83623
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-8758
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000903420
identifier_str_mv 0102-8758
000903420
url http://hdl.handle.net/10183/83623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Contexto e educação. Ijuí. Vol. 27, n. 87 (jan./jun. 2012), p. 166-185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83623/1/000903420.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83623/2/000903420.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83623/3/000903420.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 02b308a6e89d05d69ba272b64f030286
6eabeff5502c870e7cd0f82fcb5295c1
fc067e4df04feb039a6dd29623f94e2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224814491336704