A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jou, Graciela Inchausti de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Sperb, Tania Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25685
Resumo: A Psicologia Cognitiva através de seu enfoque do Processamento de Informação postula que a mente é um sistema cognitivo, que habilita o ser humano a interagir no seu meio. Este sistema, por sua vez, tem a capacidade de se monitorar e auto-regular, potencializando o próprio sistema. Essa capacidade foi definida como metacognição. O presente trabalho tem como finalidade, primeiramente, analisar o conceito de metacognição, tentando capturar sua essência e funcionalidade como processo cognitivo; em segundo lugar, mostrar e discutir os modelos expostos por diferentes autores da área e, por último, relatar pesquisas que mostram a metacognição como fator determinante na aprendizagem instrucional.
id UFRGS-2_fabacbbb88a188de80bfddc7ca1f6a56
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25685
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jou, Graciela Inchausti deSperb, Tania Mara2010-09-11T04:21:15Z20060102-7972http://hdl.handle.net/10183/25685000588886A Psicologia Cognitiva através de seu enfoque do Processamento de Informação postula que a mente é um sistema cognitivo, que habilita o ser humano a interagir no seu meio. Este sistema, por sua vez, tem a capacidade de se monitorar e auto-regular, potencializando o próprio sistema. Essa capacidade foi definida como metacognição. O presente trabalho tem como finalidade, primeiramente, analisar o conceito de metacognição, tentando capturar sua essência e funcionalidade como processo cognitivo; em segundo lugar, mostrar e discutir os modelos expostos por diferentes autores da área e, por último, relatar pesquisas que mostram a metacognição como fator determinante na aprendizagem instrucional.Within Cognitive Psychology the Information Processing approach sees the mind as a cognitive system that allows the human being to interact in his/her environment. This system is capable of monitoring and selfregulating itself which, in turn, empowers the system all together. This capability has been defined as metacognition. The first aim of this study is to analyze the concept of metacognition, trying to capture its essence and functionality as a cognitive process. The second aim is to show and discuss the models provided by the different authors in the area. The final goal is to report a number of investigations that shows metacognition as a determinant factor for the instructional learning.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2006), p. 177-185.MetacogniçãoProcessos cognitivosMetacognitionCognitionInformation processingA metacognição como estratégia reguladora da aprendizagemMetacognition as regulatory strategy of learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000588886.pdf.txt000588886.pdf.txtExtracted Texttext/plain50468http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25685/2/000588886.pdf.txt79fab76607a5ce6217447f3788ce0f9aMD52ORIGINAL000588886.pdf000588886.pdfTexto completoapplication/pdf203476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25685/1/000588886.pdf7f21194f306eff6b8641bd117162c2d6MD51THUMBNAIL000588886.pdf.jpg000588886.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25685/3/000588886.pdf.jpg13262d655aebbcad9d1b61f0dd69320bMD5310183/256852018-10-17 08:40:18.326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25685Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:40:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Metacognition as regulatory strategy of learning
title A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem
spellingShingle A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem
Jou, Graciela Inchausti de
Metacognição
Processos cognitivos
Metacognition
Cognition
Information processing
title_short A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem
title_full A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem
title_fullStr A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem
title_full_unstemmed A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem
title_sort A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem
author Jou, Graciela Inchausti de
author_facet Jou, Graciela Inchausti de
Sperb, Tania Mara
author_role author
author2 Sperb, Tania Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jou, Graciela Inchausti de
Sperb, Tania Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Metacognição
Processos cognitivos
topic Metacognição
Processos cognitivos
Metacognition
Cognition
Information processing
dc.subject.eng.fl_str_mv Metacognition
Cognition
Information processing
description A Psicologia Cognitiva através de seu enfoque do Processamento de Informação postula que a mente é um sistema cognitivo, que habilita o ser humano a interagir no seu meio. Este sistema, por sua vez, tem a capacidade de se monitorar e auto-regular, potencializando o próprio sistema. Essa capacidade foi definida como metacognição. O presente trabalho tem como finalidade, primeiramente, analisar o conceito de metacognição, tentando capturar sua essência e funcionalidade como processo cognitivo; em segundo lugar, mostrar e discutir os modelos expostos por diferentes autores da área e, por último, relatar pesquisas que mostram a metacognição como fator determinante na aprendizagem instrucional.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-11T04:21:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25685
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000588886
identifier_str_mv 0102-7972
000588886
url http://hdl.handle.net/10183/25685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2006), p. 177-185.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25685/2/000588886.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25685/1/000588886.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25685/3/000588886.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 79fab76607a5ce6217447f3788ce0f9a
7f21194f306eff6b8641bd117162c2d6
13262d655aebbcad9d1b61f0dd69320b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224722735693824