A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jou, Graciela Inchausti de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Sperb, Tania Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25685
Resumo: A Psicologia Cognitiva através de seu enfoque do Processamento de Informação postula que a mente é um sistema cognitivo, que habilita o ser humano a interagir no seu meio. Este sistema, por sua vez, tem a capacidade de se monitorar e auto-regular, potencializando o próprio sistema. Essa capacidade foi definida como metacognição. O presente trabalho tem como finalidade, primeiramente, analisar o conceito de metacognição, tentando capturar sua essência e funcionalidade como processo cognitivo; em segundo lugar, mostrar e discutir os modelos expostos por diferentes autores da área e, por último, relatar pesquisas que mostram a metacognição como fator determinante na aprendizagem instrucional.
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spelling Jou, Graciela Inchausti deSperb, Tania Mara2010-09-11T04:21:15Z20060102-7972http://hdl.handle.net/10183/25685000588886A Psicologia Cognitiva através de seu enfoque do Processamento de Informação postula que a mente é um sistema cognitivo, que habilita o ser humano a interagir no seu meio. Este sistema, por sua vez, tem a capacidade de se monitorar e auto-regular, potencializando o próprio sistema. Essa capacidade foi definida como metacognição. O presente trabalho tem como finalidade, primeiramente, analisar o conceito de metacognição, tentando capturar sua essência e funcionalidade como processo cognitivo; em segundo lugar, mostrar e discutir os modelos expostos por diferentes autores da área e, por último, relatar pesquisas que mostram a metacognição como fator determinante na aprendizagem instrucional.Within Cognitive Psychology the Information Processing approach sees the mind as a cognitive system that allows the human being to interact in his/her environment. This system is capable of monitoring and selfregulating itself which, in turn, empowers the system all together. This capability has been defined as metacognition. The first aim of this study is to analyze the concept of metacognition, trying to capture its essence and functionality as a cognitive process. The second aim is to show and discuss the models provided by the different authors in the area. The final goal is to report a number of investigations that shows metacognition as a determinant factor for the instructional learning.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2006), p. 177-185.MetacogniçãoProcessos cognitivosMetacognitionCognitionInformation processingA metacognição como estratégia reguladora da aprendizagemMetacognition as regulatory strategy of learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000588886.pdf.txt000588886.pdf.txtExtracted Texttext/plain50468http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25685/2/000588886.pdf.txt79fab76607a5ce6217447f3788ce0f9aMD52ORIGINAL000588886.pdf000588886.pdfTexto completoapplication/pdf203476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25685/1/000588886.pdf7f21194f306eff6b8641bd117162c2d6MD51THUMBNAIL000588886.pdf.jpg000588886.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25685/3/000588886.pdf.jpg13262d655aebbcad9d1b61f0dd69320bMD5310183/256852018-10-17 08:40:18.326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25685Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:40:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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