Ensino do gênero "Crônica" na escola: perspectivas e intervenções em metacognição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15473 |
Resumo: | Nos últimos anos, as pesquisas em Linguística Cognitiva (LC) têm se voltado para a atividade de compreensão discursiva e indicam que nesse processo ocorrem ativação e acionamento de estruturas cognitivas de sentido complexas, uma vez que o processamento cognitivo do discurso apresenta base corporificada. Concebendo a linguagem como um instrumento de comunicação e interação social, bem como a língua baseada em seu uso real, este trabalho visa a compreender o processamento da aprendizagem a partir da leitura e produção de texto do gênero crônica, aplicado a alunos de 9º ano, baseando-se em estudos já realizados por pesquisadores como Fauconnier e Turner (2002), que desenvolveram trabalhos acerca do que acontece nos bastidores da cognição humana, como o da Teoria da Integração Conceptual e Espaços Mentais. O objetivo deste trabalho é também contribuir com outros estudos realizados na área das Ciências Cognitivas (SINHA, 1999; JOU & SPERB, 2006 e 2003; GERHARDT, 2006, 2013 e 2014), que vêm ao encontro das reflexões linguísticas aqui existentes, associando-os ao Ensino do texto do gênero crônica escolar no 9º ano. O trabalho espera fazer uma reflexão, a partir do foco sociocognitivo, para desenvolver as habilidades do aluno aprendiz frente ao texto de gênero crônica, tomando como base as pesquisas atuais sobre o desenvolvimento dos processos cognitivos e metacognitivos. Parte-se da hipótese de que o aluno, situado no aprendizado e na importância de entender a sua subjetividade, enquanto aprendiz, pode tornar-se um indivíduo expressivo e criativo em relação ao texto. Pretende-se ampliar a leitura e a escrita do gênero crônica, como produção de sentidos, subentendidas como uma experiência cognitiva, assim como apontar de que forma o indivíduo constitui-se e posiciona-se em determinada prática discursiva. Sendo assim, nessa perspectiva, o trabalho com o Ensino do texto do gênero crônica, apresentou como resultado, a partir de intervenções pedagógicas de natureza discursiva, no plano funcionalista da linguagem, reescritas diversas, através da prática habitual de atividades que incluíram hipóteses de leitura, associadas aos saberes prévios dos alunos, previstas em atividades elaboradas a partir de crônicas, visando constituir caminhos via metacognição, sobre como construir significados, quando nos encontramos em determinado contexto, em determinadas situações, usando nossas imensas capacidades cognitivas, mas também buscando informações sobre o contexto e a situação. |
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Silva, Ana Lúcia Farias daRoxo, Maria do Rosário da Silva677.965.247-49Roxo, Maria do Rosário da SilvaGerhardt, Ana Flavia Lopes MagelaQueiroz, Mario Cesar Newman de034.106.997-322023-12-22T03:17:52Z2023-12-22T03:17:52Z2015-08-27SILVA, Ana Lúcia Farias da. Ensino do gênero "Crônica" na escola: perspectivas e intervenções em metacognição. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15473Nos últimos anos, as pesquisas em Linguística Cognitiva (LC) têm se voltado para a atividade de compreensão discursiva e indicam que nesse processo ocorrem ativação e acionamento de estruturas cognitivas de sentido complexas, uma vez que o processamento cognitivo do discurso apresenta base corporificada. Concebendo a linguagem como um instrumento de comunicação e interação social, bem como a língua baseada em seu uso real, este trabalho visa a compreender o processamento da aprendizagem a partir da leitura e produção de texto do gênero crônica, aplicado a alunos de 9º ano, baseando-se em estudos já realizados por pesquisadores como Fauconnier e Turner (2002), que desenvolveram trabalhos acerca do que acontece nos bastidores da cognição humana, como o da Teoria da Integração Conceptual e Espaços Mentais. O objetivo deste trabalho é também contribuir com outros estudos realizados na área das Ciências Cognitivas (SINHA, 1999; JOU & SPERB, 2006 e 2003; GERHARDT, 2006, 2013 e 2014), que vêm ao encontro das reflexões linguísticas aqui existentes, associando-os ao Ensino do texto do gênero crônica escolar no 9º ano. O trabalho espera fazer uma reflexão, a partir do foco sociocognitivo, para desenvolver as habilidades do aluno aprendiz frente ao texto de gênero crônica, tomando como base as pesquisas atuais sobre o desenvolvimento dos processos cognitivos e metacognitivos. Parte-se da hipótese de que o aluno, situado no aprendizado e na importância de entender a sua subjetividade, enquanto aprendiz, pode tornar-se um indivíduo expressivo e criativo em relação ao texto. Pretende-se ampliar a leitura e a escrita do gênero crônica, como produção de sentidos, subentendidas como uma experiência cognitiva, assim como apontar de que forma o indivíduo constitui-se e posiciona-se em determinada prática discursiva. Sendo assim, nessa perspectiva, o trabalho com o Ensino do texto do gênero crônica, apresentou como resultado, a partir de intervenções pedagógicas de natureza discursiva, no plano funcionalista da linguagem, reescritas diversas, através da prática habitual de atividades que incluíram hipóteses de leitura, associadas aos saberes prévios dos alunos, previstas em atividades elaboradas a partir de crônicas, visando constituir caminhos via metacognição, sobre como construir significados, quando nos encontramos em determinado contexto, em determinadas situações, usando nossas imensas capacidades cognitivas, mas também buscando informações sobre o contexto e a situação.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn recent years, research in Cognitive Linguistics (CL) have turned to the activity of discursive understanding and indicate that this process occur activation and activation of cognitive structures of complex sense, since the cognitive processing of speech has embodied base. Conceiving language as a tool for communication and social interaction as well as the language based on your actual use, this work aims to understand the process of learning from reading and text production chronic gender, applied to students in 9th grade, based on studies carried out by r esearchers as Fauconnier and Turner (2002), who developed work about what happens behind the scenes of human cognition, such as the Theory of Mental Spaces and Conceptual Integration. The objective is also to contribute to other studies in the area of Cognitive Sciences (SINHA, 1999; JOU & SPERB, 2006 and 2003; Gerhardt, 2006, 2013 and 2014), who come here to meet the existing linguistic reflections, associating the text of the Education chronic gender school in 9th grade. Work expected to reflect, from the social cognitive focus to develop the skills of the student apprentice front of the text chronicle genre, based on current research on the development of cognitive and metacognitive processes. It starts with the assumption that the student, situated learning and the importance of understanding their subjectivity while apprentice, can become an expressive and creative individual in relation to the text. It is intended to expand the reading and writing of the chronicle genre, as production of meaning, implied as a cognitive experience, as well as pointing out how the individual is constituted and positions in particular discursive practice. Therefore, from this perspective, working with the Education of chronic genre text, presented as a result, from educational interventions discursive nature in the functionalist plan of language, several rewrites through the usual practice of activities that included reading hypotheses , associated with the prior knowledge of students, planned activities drawn from chronicles, aiming to provide paths through metacognition, on how to build meanings, when we met in a particular context, in certain situations, using our vast cognitive abilities, but also seeking information on the context and the situation.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisEnsinoCrônicaMetacogniçãoEducationChronicMetacognitionLetrasEnsino do gênero "Crônica" na escola: perspectivas e intervenções em metacogniçãoEducation gender "Chronic" school: prospects and metacognition interventionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMARAL, R.M.B. 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Nos últimos anos, as pesquisas em Linguística Cognitiva (LC) têm se voltado para a atividade de compreensão discursiva e indicam que nesse processo ocorrem ativação e acionamento de estruturas cognitivas de sentido complexas, uma vez que o processamento cognitivo do discurso apresenta base corporificada. Concebendo a linguagem como um instrumento de comunicação e interação social, bem como a língua baseada em seu uso real, este trabalho visa a compreender o processamento da aprendizagem a partir da leitura e produção de texto do gênero crônica, aplicado a alunos de 9º ano, baseando-se em estudos já realizados por pesquisadores como Fauconnier e Turner (2002), que desenvolveram trabalhos acerca do que acontece nos bastidores da cognição humana, como o da Teoria da Integração Conceptual e Espaços Mentais. O objetivo deste trabalho é também contribuir com outros estudos realizados na área das Ciências Cognitivas (SINHA, 1999; JOU & SPERB, 2006 e 2003; GERHARDT, 2006, 2013 e 2014), que vêm ao encontro das reflexões linguísticas aqui existentes, associando-os ao Ensino do texto do gênero crônica escolar no 9º ano. O trabalho espera fazer uma reflexão, a partir do foco sociocognitivo, para desenvolver as habilidades do aluno aprendiz frente ao texto de gênero crônica, tomando como base as pesquisas atuais sobre o desenvolvimento dos processos cognitivos e metacognitivos. Parte-se da hipótese de que o aluno, situado no aprendizado e na importância de entender a sua subjetividade, enquanto aprendiz, pode tornar-se um indivíduo expressivo e criativo em relação ao texto. Pretende-se ampliar a leitura e a escrita do gênero crônica, como produção de sentidos, subentendidas como uma experiência cognitiva, assim como apontar de que forma o indivíduo constitui-se e posiciona-se em determinada prática discursiva. Sendo assim, nessa perspectiva, o trabalho com o Ensino do texto do gênero crônica, apresentou como resultado, a partir de intervenções pedagógicas de natureza discursiva, no plano funcionalista da linguagem, reescritas diversas, através da prática habitual de atividades que incluíram hipóteses de leitura, associadas aos saberes prévios dos alunos, previstas em atividades elaboradas a partir de crônicas, visando constituir caminhos via metacognição, sobre como construir significados, quando nos encontramos em determinado contexto, em determinadas situações, usando nossas imensas capacidades cognitivas, mas também buscando informações sobre o contexto e a situação. |
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