Comunicação e museus: aportes da comunicação organizacional aportes da comunicação organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morás, Nicole Sberse
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Baldissera, Rudimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255918
Resumo: Neste artigo temos o objetivo de refletir sobre a comunicação organizacional de museus. Para isso, além de breve revisão de literatura, empregamos dados empíricos, coletados por AUTOR (ano) por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de 12 museus de Porto Alegre. Como resultados, evidenciamos que a comunicação organizacional dos museus ainda é fortemente pautada pelo viés transmissivo, difusionista e de publicização, mas há tendência idealizada de qualificar esses processos mediante comunicação vinculativa e/ou dialógica.
id UFRGS-2_fad8ce4f9d37b4d6e42de1cf2623904f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255918
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Morás, Nicole SberseBaldissera, Rudimar2023-03-18T03:31:31Z20221807-1236http://hdl.handle.net/10183/255918001164297Neste artigo temos o objetivo de refletir sobre a comunicação organizacional de museus. Para isso, além de breve revisão de literatura, empregamos dados empíricos, coletados por AUTOR (ano) por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de 12 museus de Porto Alegre. Como resultados, evidenciamos que a comunicação organizacional dos museus ainda é fortemente pautada pelo viés transmissivo, difusionista e de publicização, mas há tendência idealizada de qualificar esses processos mediante comunicação vinculativa e/ou dialógica.This paper reflects on the organizational communication of museums by means of a brief literature review and analysis of empirical data collected by semi-structured interviews with representatives of 12 museums in Porto Alegre, Brazil. Results show that the organizational communication of museums remains strongly guided by the transmissive, diffusionist and publicizing bias, but there is an idealized tendency to qualify these processes as binding and/or dialogic communication.Este artículo pretende reflexionar sobre la comunicación organizacional de los museos. Para ello, además de una breve revisión bibliográfica, empleamos datos empíricos recogidos mediante entrevistas semiestructuradas con representantes de 12 museos de Porto Alegre (Brasil). Los resultados evidencian que la comunicación organizativa de los museos sigue guiada fuertemente por el sesgo transmisivo, difusionista y publicitario, pero existe una tendencia idealizada a matizar estos procesos mediante la comunicación vinculante y/o dialógica.application/pdfporOrganicom: revista brasileira de comunicação organizacional e Relações Públicas. São Paulo. Vol. 19, n. 40 (set./dez. 2022), p. 279-293Comunicação organizacionalMuseuCommunicationOrganizational communicationMuseumComunicaciónComunicación organizacionalMuseoComunicação e museus: aportes da comunicação organizacional aportes da comunicação organizacionalCommunication and museums: contributions of organizational communicationComunicación y museos: aportes de la comunicación organizacionalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164297.pdf.txt001164297.pdf.txtExtracted Texttext/plain50595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255918/2/001164297.pdf.txt8a82d7f9841ae026d9e2b4c4d835f62eMD52ORIGINAL001164297.pdfTexto completoapplication/pdf311642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255918/1/001164297.pdf092ffef8f8728ffa0f60ba238d1fe6e4MD5110183/2559182023-03-19 03:34:28.794226oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255918Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:34:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação e museus: aportes da comunicação organizacional aportes da comunicação organizacional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Communication and museums: contributions of organizational communication
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Comunicación y museos: aportes de la comunicación organizacional
title Comunicação e museus: aportes da comunicação organizacional aportes da comunicação organizacional
spellingShingle Comunicação e museus: aportes da comunicação organizacional aportes da comunicação organizacional
Morás, Nicole Sberse
Comunicação organizacional
Museu
Communication
Organizational communication
Museum
Comunicación
Comunicación organizacional
Museo
title_short Comunicação e museus: aportes da comunicação organizacional aportes da comunicação organizacional
title_full Comunicação e museus: aportes da comunicação organizacional aportes da comunicação organizacional
title_fullStr Comunicação e museus: aportes da comunicação organizacional aportes da comunicação organizacional
title_full_unstemmed Comunicação e museus: aportes da comunicação organizacional aportes da comunicação organizacional
title_sort Comunicação e museus: aportes da comunicação organizacional aportes da comunicação organizacional
author Morás, Nicole Sberse
author_facet Morás, Nicole Sberse
Baldissera, Rudimar
author_role author
author2 Baldissera, Rudimar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morás, Nicole Sberse
Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Museu
topic Comunicação organizacional
Museu
Communication
Organizational communication
Museum
Comunicación
Comunicación organizacional
Museo
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Organizational communication
Museum
dc.subject.spa.fl_str_mv Comunicación
Comunicación organizacional
Museo
description Neste artigo temos o objetivo de refletir sobre a comunicação organizacional de museus. Para isso, além de breve revisão de literatura, empregamos dados empíricos, coletados por AUTOR (ano) por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de 12 museus de Porto Alegre. Como resultados, evidenciamos que a comunicação organizacional dos museus ainda é fortemente pautada pelo viés transmissivo, difusionista e de publicização, mas há tendência idealizada de qualificar esses processos mediante comunicação vinculativa e/ou dialógica.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-18T03:31:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255918
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-1236
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001164297
identifier_str_mv 1807-1236
001164297
url http://hdl.handle.net/10183/255918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Organicom: revista brasileira de comunicação organizacional e Relações Públicas. São Paulo. Vol. 19, n. 40 (set./dez. 2022), p. 279-293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255918/2/001164297.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255918/1/001164297.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a82d7f9841ae026d9e2b4c4d835f62e
092ffef8f8728ffa0f60ba238d1fe6e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225083634581504