Comunicação e museus: aportes da comunicação organizacional aportes da comunicação organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morás, Nicole Sberse
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Baldissera, Rudimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255918
Resumo: Neste artigo temos o objetivo de refletir sobre a comunicação organizacional de museus. Para isso, além de breve revisão de literatura, empregamos dados empíricos, coletados por AUTOR (ano) por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de 12 museus de Porto Alegre. Como resultados, evidenciamos que a comunicação organizacional dos museus ainda é fortemente pautada pelo viés transmissivo, difusionista e de publicização, mas há tendência idealizada de qualificar esses processos mediante comunicação vinculativa e/ou dialógica.
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spelling Morás, Nicole SberseBaldissera, Rudimar2023-03-18T03:31:31Z20221807-1236http://hdl.handle.net/10183/255918001164297Neste artigo temos o objetivo de refletir sobre a comunicação organizacional de museus. Para isso, além de breve revisão de literatura, empregamos dados empíricos, coletados por AUTOR (ano) por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de 12 museus de Porto Alegre. Como resultados, evidenciamos que a comunicação organizacional dos museus ainda é fortemente pautada pelo viés transmissivo, difusionista e de publicização, mas há tendência idealizada de qualificar esses processos mediante comunicação vinculativa e/ou dialógica.This paper reflects on the organizational communication of museums by means of a brief literature review and analysis of empirical data collected by semi-structured interviews with representatives of 12 museums in Porto Alegre, Brazil. Results show that the organizational communication of museums remains strongly guided by the transmissive, diffusionist and publicizing bias, but there is an idealized tendency to qualify these processes as binding and/or dialogic communication.Este artículo pretende reflexionar sobre la comunicación organizacional de los museos. Para ello, además de una breve revisión bibliográfica, empleamos datos empíricos recogidos mediante entrevistas semiestructuradas con representantes de 12 museos de Porto Alegre (Brasil). Los resultados evidencian que la comunicación organizativa de los museos sigue guiada fuertemente por el sesgo transmisivo, difusionista y publicitario, pero existe una tendencia idealizada a matizar estos procesos mediante la comunicación vinculante y/o dialógica.application/pdfporOrganicom: revista brasileira de comunicação organizacional e Relações Públicas. São Paulo. Vol. 19, n. 40 (set./dez. 2022), p. 279-293Comunicação organizacionalMuseuCommunicationOrganizational communicationMuseumComunicaciónComunicación organizacionalMuseoComunicação e museus: aportes da comunicação organizacional aportes da comunicação organizacionalCommunication and museums: contributions of organizational communicationComunicación y museos: aportes de la comunicación organizacionalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164297.pdf.txt001164297.pdf.txtExtracted Texttext/plain50595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255918/2/001164297.pdf.txt8a82d7f9841ae026d9e2b4c4d835f62eMD52ORIGINAL001164297.pdfTexto completoapplication/pdf311642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255918/1/001164297.pdf092ffef8f8728ffa0f60ba238d1fe6e4MD5110183/2559182024-09-27 06:34:24.932341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255918Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-27T09:34:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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