Comunicación y museos: aportes de la comunicación organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morás, Nicole Sberse
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Baldissera, Rudimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201595
Resumo: Neste artigo temos o objetivo de refletir sobre a comunicação organizacional de museus. Para isso, além de breve revisão de literatura, empregamos dados empíricos, coletados por AUTOR (ano) por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de 12 museus de Porto Alegre. Como resultados, evidenciamos que a comunicação organizacional dos museus ainda é fortemente pautada pelo viés transmissivo, difusionista e de publicização, mas há tendência idealizada de qualificar esses processos mediante comunicação vinculativa e/ou dialógica.
id USP-72_30be8abe2bb1fc537f127509464437b0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/201595
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Comunicación y museos: aportes de la comunicación organizacionalCommunication and museums: contributions of organizational communicationComunicação e museus: aportes da comunicação organizacionalComunicaçãoComunicação organizacional MuseusComunicaciónComunicación organizacional MuseoCommunicationOrganizational communication MuseumNeste artigo temos o objetivo de refletir sobre a comunicação organizacional de museus. Para isso, além de breve revisão de literatura, empregamos dados empíricos, coletados por AUTOR (ano) por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de 12 museus de Porto Alegre. Como resultados, evidenciamos que a comunicação organizacional dos museus ainda é fortemente pautada pelo viés transmissivo, difusionista e de publicização, mas há tendência idealizada de qualificar esses processos mediante comunicação vinculativa e/ou dialógica. Este artículo pretende reflexionar sobre la comunicación organizacional de los museos. Para ello, además de una breve revisión bibliográfica, empleamos datos empíricos recogidos mediante entrevistas semiestructuradas con representantes de 12 museos de Porto Alegre (Brasil). Los resultados evidencian que la comunicación organizativa de los museos sigue guiada fuertemente por el sesgo transmisivo, difusionista y publicitario, pero existe una tendencia idealizada a matizar estos procesos mediante la comunicación vinculante y/o dialógica.This paper reflects on the organizational communication of museums by means of a brief literature review and analysis of empirical data collected by semi-structured interviews with representatives of 12 museums in Porto Alegre, Brazil. Results show that the organizational communication of museums remains strongly guided by the transmissive, diffusionist and publicizing bias, but there is an idealized tendency to qualify these processes as binding and/or dialogic communication.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/20159510.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.201595Organicom; v. 19 n. 40 (2022): Mulheres e Feminismos: teorias, reflexões e processos comunicativos; 279-2932238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201595/191932Copyright (c) 2022 Nicole Sberse Morás, Rudimar Baldisserahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorás, Nicole SberseBaldissera, Rudimar2023-03-15T21:03:38Zoai:revistas.usp.br:article/201595Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-03-15T21:03:38Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicación y museos: aportes de la comunicación organizacional
Communication and museums: contributions of organizational communication
Comunicação e museus: aportes da comunicação organizacional
title Comunicación y museos: aportes de la comunicación organizacional
spellingShingle Comunicación y museos: aportes de la comunicación organizacional
Morás, Nicole Sberse
Comunicação
Comunicação organizacional
Museus
Comunicación
Comunicación organizacional
Museo
Communication
Organizational communication
Museum
title_short Comunicación y museos: aportes de la comunicación organizacional
title_full Comunicación y museos: aportes de la comunicación organizacional
title_fullStr Comunicación y museos: aportes de la comunicación organizacional
title_full_unstemmed Comunicación y museos: aportes de la comunicación organizacional
title_sort Comunicación y museos: aportes de la comunicación organizacional
author Morás, Nicole Sberse
author_facet Morás, Nicole Sberse
Baldissera, Rudimar
author_role author
author2 Baldissera, Rudimar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morás, Nicole Sberse
Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Comunicação organizacional
Museus
Comunicación
Comunicación organizacional
Museo
Communication
Organizational communication
Museum
topic Comunicação
Comunicação organizacional
Museus
Comunicación
Comunicación organizacional
Museo
Communication
Organizational communication
Museum
description Neste artigo temos o objetivo de refletir sobre a comunicação organizacional de museus. Para isso, além de breve revisão de literatura, empregamos dados empíricos, coletados por AUTOR (ano) por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de 12 museus de Porto Alegre. Como resultados, evidenciamos que a comunicação organizacional dos museus ainda é fortemente pautada pelo viés transmissivo, difusionista e de publicização, mas há tendência idealizada de qualificar esses processos mediante comunicação vinculativa e/ou dialógica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201595
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.201595
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201595
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.201595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201595/191932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Nicole Sberse Morás, Rudimar Baldissera
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Nicole Sberse Morás, Rudimar Baldissera
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 19 n. 40 (2022): Mulheres e Feminismos: teorias, reflexões e processos comunicativos; 279-293
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047107955195904