Diálogos possíveis entre a educação do campo e a educação Kilombola: início de uma proposta de uma Educação do Campo Kilombola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221628 |
Resumo: | Este estudo de caso descreve e analisa a de descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas no meu Tempo Comunidade e aprofundado no meu estágio não-escolar e, a partir deles, ver a possibilidade de contribuir com a proposta de uma Educação do Campo Kilombola, voltada para o ensino de Ciências da Natureza. Para isso, descreve e analisa as diretrizes da Educação do Campo, da Educação Quilombola e da Educação para Relações Étnico-Raciais, a fim de articulá-las em uma proposta de Educação do Campo Kilombola. Esta proposta se fundamenta nas práticas educativas realizadas na Comunidade Kilombola Morada da Paz durante o período de Tempo Comunidade e do estágio que foram organizados a partir da pedagogia do encantamento que organiza as práticas educativas no território. Conclui-se que há conversas, diálogos que podem ser realizados entre a Educação do Campo e a Educação Quilombola, constituindo o que denominamos de Educação do Campo Kilombola caracterizada por um enraizamento profundo na história e cultura afro-brasileira, nos vários saberes, fazeres e tecnologias sociais que são produzidos no cotidiano da CoMPaz. Seus saberes e fazeres dialogam com o senso de continuidade, com a oralidade, respeitam a ancestralidade, todos aprendem com todos, desde os mais novos aos mais velhos, todos têm voz nessa hierarquia circular na qual tudo está conectado com a espiritualidade. |
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