Diálogos possíveis entre a educação do campo e a educação Kilombola: início de uma proposta de uma Educação do Campo Kilombola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kiekow, Pedro Eduardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221628
Resumo: Este estudo de caso descreve e analisa a de descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas no meu Tempo Comunidade e aprofundado no meu estágio não-escolar e, a partir deles, ver a possibilidade de contribuir com a proposta de uma Educação do Campo Kilombola, voltada para o ensino de Ciências da Natureza. Para isso, descreve e analisa as diretrizes da Educação do Campo, da Educação Quilombola e da Educação para Relações Étnico-Raciais, a fim de articulá-las em uma proposta de Educação do Campo Kilombola. Esta proposta se fundamenta nas práticas educativas realizadas na Comunidade Kilombola Morada da Paz durante o período de Tempo Comunidade e do estágio que foram organizados a partir da pedagogia do encantamento que organiza as práticas educativas no território. Conclui-se que há conversas, diálogos que podem ser realizados entre a Educação do Campo e a Educação Quilombola, constituindo o que denominamos de Educação do Campo Kilombola caracterizada por um enraizamento profundo na história e cultura afro-brasileira, nos vários saberes, fazeres e tecnologias sociais que são produzidos no cotidiano da CoMPaz. Seus saberes e fazeres dialogam com o senso de continuidade, com a oralidade, respeitam a ancestralidade, todos aprendem com todos, desde os mais novos aos mais velhos, todos têm voz nessa hierarquia circular na qual tudo está conectado com a espiritualidade.
id UFRGS-2_fae384f25d49e8a35daa894e42649b06
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221628
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kiekow, Pedro EduardoPaludo, Conceição2021-05-28T04:25:35Z2020http://hdl.handle.net/10183/221628001126109Este estudo de caso descreve e analisa a de descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas no meu Tempo Comunidade e aprofundado no meu estágio não-escolar e, a partir deles, ver a possibilidade de contribuir com a proposta de uma Educação do Campo Kilombola, voltada para o ensino de Ciências da Natureza. Para isso, descreve e analisa as diretrizes da Educação do Campo, da Educação Quilombola e da Educação para Relações Étnico-Raciais, a fim de articulá-las em uma proposta de Educação do Campo Kilombola. Esta proposta se fundamenta nas práticas educativas realizadas na Comunidade Kilombola Morada da Paz durante o período de Tempo Comunidade e do estágio que foram organizados a partir da pedagogia do encantamento que organiza as práticas educativas no território. Conclui-se que há conversas, diálogos que podem ser realizados entre a Educação do Campo e a Educação Quilombola, constituindo o que denominamos de Educação do Campo Kilombola caracterizada por um enraizamento profundo na história e cultura afro-brasileira, nos vários saberes, fazeres e tecnologias sociais que são produzidos no cotidiano da CoMPaz. Seus saberes e fazeres dialogam com o senso de continuidade, com a oralidade, respeitam a ancestralidade, todos aprendem com todos, desde os mais novos aos mais velhos, todos têm voz nessa hierarquia circular na qual tudo está conectado com a espiritualidade.application/pdfporEducação do campoRelações étnicas e raciaisPratica educativaCiências da naturezaEspaço educativo não escolarDiálogos possíveis entre a educação do campo e a educação Kilombola: início de uma proposta de uma Educação do Campo Kilombolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126109.pdf.txt001126109.pdf.txtExtracted Texttext/plain122318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221628/2/001126109.pdf.txtfabeaeaf191db6817efb98947eee1cf1MD52ORIGINAL001126109.pdfTexto completoapplication/pdf1341566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221628/1/001126109.pdf928059d7024c1a8d33926d2a2b495064MD5110183/2216282023-05-20 03:37:58.750751oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221628Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-20T06:37:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diálogos possíveis entre a educação do campo e a educação Kilombola: início de uma proposta de uma Educação do Campo Kilombola
title Diálogos possíveis entre a educação do campo e a educação Kilombola: início de uma proposta de uma Educação do Campo Kilombola
spellingShingle Diálogos possíveis entre a educação do campo e a educação Kilombola: início de uma proposta de uma Educação do Campo Kilombola
Kiekow, Pedro Eduardo
Educação do campo
Relações étnicas e raciais
Pratica educativa
Ciências da natureza
Espaço educativo não escolar
title_short Diálogos possíveis entre a educação do campo e a educação Kilombola: início de uma proposta de uma Educação do Campo Kilombola
title_full Diálogos possíveis entre a educação do campo e a educação Kilombola: início de uma proposta de uma Educação do Campo Kilombola
title_fullStr Diálogos possíveis entre a educação do campo e a educação Kilombola: início de uma proposta de uma Educação do Campo Kilombola
title_full_unstemmed Diálogos possíveis entre a educação do campo e a educação Kilombola: início de uma proposta de uma Educação do Campo Kilombola
title_sort Diálogos possíveis entre a educação do campo e a educação Kilombola: início de uma proposta de uma Educação do Campo Kilombola
author Kiekow, Pedro Eduardo
author_facet Kiekow, Pedro Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kiekow, Pedro Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paludo, Conceição
contributor_str_mv Paludo, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Relações étnicas e raciais
Pratica educativa
Ciências da natureza
Espaço educativo não escolar
topic Educação do campo
Relações étnicas e raciais
Pratica educativa
Ciências da natureza
Espaço educativo não escolar
description Este estudo de caso descreve e analisa a de descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas no meu Tempo Comunidade e aprofundado no meu estágio não-escolar e, a partir deles, ver a possibilidade de contribuir com a proposta de uma Educação do Campo Kilombola, voltada para o ensino de Ciências da Natureza. Para isso, descreve e analisa as diretrizes da Educação do Campo, da Educação Quilombola e da Educação para Relações Étnico-Raciais, a fim de articulá-las em uma proposta de Educação do Campo Kilombola. Esta proposta se fundamenta nas práticas educativas realizadas na Comunidade Kilombola Morada da Paz durante o período de Tempo Comunidade e do estágio que foram organizados a partir da pedagogia do encantamento que organiza as práticas educativas no território. Conclui-se que há conversas, diálogos que podem ser realizados entre a Educação do Campo e a Educação Quilombola, constituindo o que denominamos de Educação do Campo Kilombola caracterizada por um enraizamento profundo na história e cultura afro-brasileira, nos vários saberes, fazeres e tecnologias sociais que são produzidos no cotidiano da CoMPaz. Seus saberes e fazeres dialogam com o senso de continuidade, com a oralidade, respeitam a ancestralidade, todos aprendem com todos, desde os mais novos aos mais velhos, todos têm voz nessa hierarquia circular na qual tudo está conectado com a espiritualidade.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-28T04:25:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221628
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126109
url http://hdl.handle.net/10183/221628
identifier_str_mv 001126109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221628/2/001126109.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221628/1/001126109.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fabeaeaf191db6817efb98947eee1cf1
928059d7024c1a8d33926d2a2b495064
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224606509432832