Figura e fundo : percepções rítmicas entre o concreto e o abstrato/paradoxo do signo móvel : hibridismo entre meios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junges, Liane Maria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240479
Resumo: Na relação figura e fundo trabalho a percepção: o sensível entre semelhanças e diferenças rítmicas, por contraposição. Paradoxo temporal entre o concreto e o abstrato. Processo dialético entre real e virtual e design em leituras da Gestalt. O deslize do sensível é produzido por uma metáfora à incongruência do conflito. A matriz C do processo criativo, entre ritmos espaço-temporais. Sendo a expressão sensível um paradoxo (temporal) a própria essência da geometria da forma, modulada entre ritmos à unidade sintética na abstração. No conflito a resposta encontra-se na própria matéria dado o fato novo, a nova unidade cognitiva e, por definição a mimesis apresentada como algo que ainda não existe. Uma nova unidade sintética, o motivo expresso nos conteúdos formais. O significante contido nos materiais, nas formas dos conteúdos através dos quais permitem mimetizar minha personalidade, no sentido de linguagem, pois o pensamento está para a linguagem, como o universal está para o particular. Costuro elos como unidades que visam o todo, textos e contextos deslocados, figura e fundo ressignificados numa nova combinação. Na contemporaneidade a realidade já vem pré-figurada, pelo mito que é imposto na ordem ideológica da supraestrutura. Contudo, no mercado da estereotipia a linguagem do corpo é apenas um universo de possibilidades à reversibilidade paródica a construção da alteridade: o imaginário. Também o corpo é um produto cultural e histórico. Passagens paradoxais e unidades rítmicas do signo entre o significado e o significante da forma estão entre o concreto e o abstrato. No informe o terceiro elemento é sempre móvel, pois a verossimilhança do índice é um simulacro do real e, por analogia está para a relação figura e fundo dos conteúdos formais entre ritmos a percepções visuais. Ritmos (2D) e, modulações (3D), a geometria, o contorno entre figurativo e abstrato. Com efeito, à percepção visual, ocorridas no córtex cerebral, por semelhanças e aproximações, sintomas. Todos os ângulos dos espaços do entre em relações de oposições paradoxais, podem remeter a uma estereotipia da representatividade, que também contém algo de alteridade em relação ao duplo e por transposição à fala mítica, a regra, em geral. A alteridade na estereotipia é um jogo de possibilidades, onde o corpo e suas representações são a morada da esfera cultural e geográfica do ser. Tensões das relações de semelhanças e diferenças constituídas no espaço. Segudo Lukács: encontra-se o sentido quando chega-se ao final. Uma vez que o processo é prioritário. Mimesis no materialismo histórico, pois toda a matéria é histórica, e o pensamento também.
id UFRGS-2_fb365a000d4b45b68c2573280ea3556a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240479
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Junges, Liane MariaKern, Daniela Pinheiro Machado2022-06-16T04:42:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/240479001143427Na relação figura e fundo trabalho a percepção: o sensível entre semelhanças e diferenças rítmicas, por contraposição. Paradoxo temporal entre o concreto e o abstrato. Processo dialético entre real e virtual e design em leituras da Gestalt. O deslize do sensível é produzido por uma metáfora à incongruência do conflito. A matriz C do processo criativo, entre ritmos espaço-temporais. Sendo a expressão sensível um paradoxo (temporal) a própria essência da geometria da forma, modulada entre ritmos à unidade sintética na abstração. No conflito a resposta encontra-se na própria matéria dado o fato novo, a nova unidade cognitiva e, por definição a mimesis apresentada como algo que ainda não existe. Uma nova unidade sintética, o motivo expresso nos conteúdos formais. O significante contido nos materiais, nas formas dos conteúdos através dos quais permitem mimetizar minha personalidade, no sentido de linguagem, pois o pensamento está para a linguagem, como o universal está para o particular. Costuro elos como unidades que visam o todo, textos e contextos deslocados, figura e fundo ressignificados numa nova combinação. Na contemporaneidade a realidade já vem pré-figurada, pelo mito que é imposto na ordem ideológica da supraestrutura. Contudo, no mercado da estereotipia a linguagem do corpo é apenas um universo de possibilidades à reversibilidade paródica a construção da alteridade: o imaginário. Também o corpo é um produto cultural e histórico. Passagens paradoxais e unidades rítmicas do signo entre o significado e o significante da forma estão entre o concreto e o abstrato. No informe o terceiro elemento é sempre móvel, pois a verossimilhança do índice é um simulacro do real e, por analogia está para a relação figura e fundo dos conteúdos formais entre ritmos a percepções visuais. Ritmos (2D) e, modulações (3D), a geometria, o contorno entre figurativo e abstrato. Com efeito, à percepção visual, ocorridas no córtex cerebral, por semelhanças e aproximações, sintomas. Todos os ângulos dos espaços do entre em relações de oposições paradoxais, podem remeter a uma estereotipia da representatividade, que também contém algo de alteridade em relação ao duplo e por transposição à fala mítica, a regra, em geral. A alteridade na estereotipia é um jogo de possibilidades, onde o corpo e suas representações são a morada da esfera cultural e geográfica do ser. Tensões das relações de semelhanças e diferenças constituídas no espaço. Segudo Lukács: encontra-se o sentido quando chega-se ao final. Uma vez que o processo é prioritário. Mimesis no materialismo histórico, pois toda a matéria é histórica, e o pensamento também.application/pdfporSimulacroEstereotipiaLinguagem corporalRepetição (Arte)Figura e fundo : percepções rítmicas entre o concreto e o abstrato/paradoxo do signo móvel : hibridismo entre meiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Artes Visuais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143427.pdf.txt001143427.pdf.txtExtracted Texttext/plain164531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240479/2/001143427.pdf.txta2a1c8f97492f348c7c39dadb98866e3MD52ORIGINAL001143427.pdfTexto completoapplication/pdf3164627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240479/1/001143427.pdf91b7cb251746427d19da30dfd0adbc4cMD5110183/2404792022-06-17 04:46:55.811096oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:46:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Figura e fundo : percepções rítmicas entre o concreto e o abstrato/paradoxo do signo móvel : hibridismo entre meios
title Figura e fundo : percepções rítmicas entre o concreto e o abstrato/paradoxo do signo móvel : hibridismo entre meios
spellingShingle Figura e fundo : percepções rítmicas entre o concreto e o abstrato/paradoxo do signo móvel : hibridismo entre meios
Junges, Liane Maria
Simulacro
Estereotipia
Linguagem corporal
Repetição (Arte)
title_short Figura e fundo : percepções rítmicas entre o concreto e o abstrato/paradoxo do signo móvel : hibridismo entre meios
title_full Figura e fundo : percepções rítmicas entre o concreto e o abstrato/paradoxo do signo móvel : hibridismo entre meios
title_fullStr Figura e fundo : percepções rítmicas entre o concreto e o abstrato/paradoxo do signo móvel : hibridismo entre meios
title_full_unstemmed Figura e fundo : percepções rítmicas entre o concreto e o abstrato/paradoxo do signo móvel : hibridismo entre meios
title_sort Figura e fundo : percepções rítmicas entre o concreto e o abstrato/paradoxo do signo móvel : hibridismo entre meios
author Junges, Liane Maria
author_facet Junges, Liane Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junges, Liane Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kern, Daniela Pinheiro Machado
contributor_str_mv Kern, Daniela Pinheiro Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Simulacro
Estereotipia
Linguagem corporal
Repetição (Arte)
topic Simulacro
Estereotipia
Linguagem corporal
Repetição (Arte)
description Na relação figura e fundo trabalho a percepção: o sensível entre semelhanças e diferenças rítmicas, por contraposição. Paradoxo temporal entre o concreto e o abstrato. Processo dialético entre real e virtual e design em leituras da Gestalt. O deslize do sensível é produzido por uma metáfora à incongruência do conflito. A matriz C do processo criativo, entre ritmos espaço-temporais. Sendo a expressão sensível um paradoxo (temporal) a própria essência da geometria da forma, modulada entre ritmos à unidade sintética na abstração. No conflito a resposta encontra-se na própria matéria dado o fato novo, a nova unidade cognitiva e, por definição a mimesis apresentada como algo que ainda não existe. Uma nova unidade sintética, o motivo expresso nos conteúdos formais. O significante contido nos materiais, nas formas dos conteúdos através dos quais permitem mimetizar minha personalidade, no sentido de linguagem, pois o pensamento está para a linguagem, como o universal está para o particular. Costuro elos como unidades que visam o todo, textos e contextos deslocados, figura e fundo ressignificados numa nova combinação. Na contemporaneidade a realidade já vem pré-figurada, pelo mito que é imposto na ordem ideológica da supraestrutura. Contudo, no mercado da estereotipia a linguagem do corpo é apenas um universo de possibilidades à reversibilidade paródica a construção da alteridade: o imaginário. Também o corpo é um produto cultural e histórico. Passagens paradoxais e unidades rítmicas do signo entre o significado e o significante da forma estão entre o concreto e o abstrato. No informe o terceiro elemento é sempre móvel, pois a verossimilhança do índice é um simulacro do real e, por analogia está para a relação figura e fundo dos conteúdos formais entre ritmos a percepções visuais. Ritmos (2D) e, modulações (3D), a geometria, o contorno entre figurativo e abstrato. Com efeito, à percepção visual, ocorridas no córtex cerebral, por semelhanças e aproximações, sintomas. Todos os ângulos dos espaços do entre em relações de oposições paradoxais, podem remeter a uma estereotipia da representatividade, que também contém algo de alteridade em relação ao duplo e por transposição à fala mítica, a regra, em geral. A alteridade na estereotipia é um jogo de possibilidades, onde o corpo e suas representações são a morada da esfera cultural e geográfica do ser. Tensões das relações de semelhanças e diferenças constituídas no espaço. Segudo Lukács: encontra-se o sentido quando chega-se ao final. Uma vez que o processo é prioritário. Mimesis no materialismo histórico, pois toda a matéria é histórica, e o pensamento também.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-16T04:42:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240479
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143427
url http://hdl.handle.net/10183/240479
identifier_str_mv 001143427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240479/2/001143427.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240479/1/001143427.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a2a1c8f97492f348c7c39dadb98866e3
91b7cb251746427d19da30dfd0adbc4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224635550793728