Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/97670 |
Resumo: | A Educação Básica e Ensino da Arte na atualidade passam por mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte e estão em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea. Este trabalho propõe uma reflexão sobre uma metodologia de ensino voltada a analogias da relação Figura e Fundo em proposições que visam o imaginário como possibilidade criativa de ensino onde a expressão sensível está em consonância com o meio. Também o corpo é um produto cultural e histórico. Contudo, na contemporaneidade a realidade já vem pré-figurada pelo mito que é imposto na ordem ideológica da supraestrutura. No mercado da estereotipia a linguagem do corpo é apenas um universo de possibilidades à construção do imaginário. Unidades que visam ao todo, textos e contextos deslocados. Entre espaço e corpo, forma e conteúdo no que os materiais permitem mimetizar nossa personalidade, no sentido de linguagem. Do paradoxo ao informe, o terceiro elemento (signo) é sempre móvel: o imaginário. Passagens entre real e cópia, abstrato e concreto, real e imaginário e em superfícies híbridas. A revisão bibliográfica sobre o Ensino da Arte na Escola se apoia em textos de Betty Edwards, Edyth Derdyk e Fayga Ostrower enquanto os textos de David P. Ausubel e Maurício Puls são os referenciais ligados ao Deslize do Sensível à Linguagem do Corpo de Henry Jeudy na Arte Contemporânea. |
id |
UFRGS-2_ffc425ab9c911d38a888a1862b11eff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97670 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Junges, Liane MariaKern, Daniela Pinheiro Machado2014-07-12T02:13:31Z2013http://hdl.handle.net/10183/97670000920926A Educação Básica e Ensino da Arte na atualidade passam por mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte e estão em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea. Este trabalho propõe uma reflexão sobre uma metodologia de ensino voltada a analogias da relação Figura e Fundo em proposições que visam o imaginário como possibilidade criativa de ensino onde a expressão sensível está em consonância com o meio. Também o corpo é um produto cultural e histórico. Contudo, na contemporaneidade a realidade já vem pré-figurada pelo mito que é imposto na ordem ideológica da supraestrutura. No mercado da estereotipia a linguagem do corpo é apenas um universo de possibilidades à construção do imaginário. Unidades que visam ao todo, textos e contextos deslocados. Entre espaço e corpo, forma e conteúdo no que os materiais permitem mimetizar nossa personalidade, no sentido de linguagem. Do paradoxo ao informe, o terceiro elemento (signo) é sempre móvel: o imaginário. Passagens entre real e cópia, abstrato e concreto, real e imaginário e em superfícies híbridas. A revisão bibliográfica sobre o Ensino da Arte na Escola se apoia em textos de Betty Edwards, Edyth Derdyk e Fayga Ostrower enquanto os textos de David P. Ausubel e Maurício Puls são os referenciais ligados ao Deslize do Sensível à Linguagem do Corpo de Henry Jeudy na Arte Contemporânea.application/pdfporSimulacroCorpo : LinguagemArte : RepeticaoEstereótipoFigura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2013Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920926.pdf000920926.pdfTexto completoapplication/pdf953194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97670/1/000920926.pdf4c0d8cdeb5942f073570eae9501448e0MD51TEXT000920926.pdf.txt000920926.pdf.txtExtracted Texttext/plain117716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97670/2/000920926.pdf.txt87a0808b35857e6a3fe45be56f324b90MD52THUMBNAIL000920926.pdf.jpg000920926.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97670/3/000920926.pdf.jpgf639deb476b4f3b87f843a7bcfe58cfdMD5310183/976702018-10-08 08:19:40.987oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97670Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-08T11:19:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil |
title |
Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil |
spellingShingle |
Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil Junges, Liane Maria Simulacro Corpo : Linguagem Arte : Repeticao Estereótipo |
title_short |
Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil |
title_full |
Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil |
title_fullStr |
Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil |
title_full_unstemmed |
Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil |
title_sort |
Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil |
author |
Junges, Liane Maria |
author_facet |
Junges, Liane Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junges, Liane Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kern, Daniela Pinheiro Machado |
contributor_str_mv |
Kern, Daniela Pinheiro Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulacro Corpo : Linguagem Arte : Repeticao Estereótipo |
topic |
Simulacro Corpo : Linguagem Arte : Repeticao Estereótipo |
description |
A Educação Básica e Ensino da Arte na atualidade passam por mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte e estão em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea. Este trabalho propõe uma reflexão sobre uma metodologia de ensino voltada a analogias da relação Figura e Fundo em proposições que visam o imaginário como possibilidade criativa de ensino onde a expressão sensível está em consonância com o meio. Também o corpo é um produto cultural e histórico. Contudo, na contemporaneidade a realidade já vem pré-figurada pelo mito que é imposto na ordem ideológica da supraestrutura. No mercado da estereotipia a linguagem do corpo é apenas um universo de possibilidades à construção do imaginário. Unidades que visam ao todo, textos e contextos deslocados. Entre espaço e corpo, forma e conteúdo no que os materiais permitem mimetizar nossa personalidade, no sentido de linguagem. Do paradoxo ao informe, o terceiro elemento (signo) é sempre móvel: o imaginário. Passagens entre real e cópia, abstrato e concreto, real e imaginário e em superfícies híbridas. A revisão bibliográfica sobre o Ensino da Arte na Escola se apoia em textos de Betty Edwards, Edyth Derdyk e Fayga Ostrower enquanto os textos de David P. Ausubel e Maurício Puls são os referenciais ligados ao Deslize do Sensível à Linguagem do Corpo de Henry Jeudy na Arte Contemporânea. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-12T02:13:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/97670 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000920926 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/97670 |
identifier_str_mv |
000920926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97670/1/000920926.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97670/2/000920926.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97670/3/000920926.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c0d8cdeb5942f073570eae9501448e0 87a0808b35857e6a3fe45be56f324b90 f639deb476b4f3b87f843a7bcfe58cfd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724565534539776 |