Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junges, Liane Maria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/97670
Resumo: A Educação Básica e Ensino da Arte na atualidade passam por mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte e estão em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea. Este trabalho propõe uma reflexão sobre uma metodologia de ensino voltada a analogias da relação Figura e Fundo em proposições que visam o imaginário como possibilidade criativa de ensino onde a expressão sensível está em consonância com o meio. Também o corpo é um produto cultural e histórico. Contudo, na contemporaneidade a realidade já vem pré-figurada pelo mito que é imposto na ordem ideológica da supraestrutura. No mercado da estereotipia a linguagem do corpo é apenas um universo de possibilidades à construção do imaginário. Unidades que visam ao todo, textos e contextos deslocados. Entre espaço e corpo, forma e conteúdo no que os materiais permitem mimetizar nossa personalidade, no sentido de linguagem. Do paradoxo ao informe, o terceiro elemento (signo) é sempre móvel: o imaginário. Passagens entre real e cópia, abstrato e concreto, real e imaginário e em superfícies híbridas. A revisão bibliográfica sobre o Ensino da Arte na Escola se apoia em textos de Betty Edwards, Edyth Derdyk e Fayga Ostrower enquanto os textos de David P. Ausubel e Maurício Puls são os referenciais ligados ao Deslize do Sensível à Linguagem do Corpo de Henry Jeudy na Arte Contemporânea.
id UFRGS-2_ffc425ab9c911d38a888a1862b11eff2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97670
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Junges, Liane MariaKern, Daniela Pinheiro Machado2014-07-12T02:13:31Z2013http://hdl.handle.net/10183/97670000920926A Educação Básica e Ensino da Arte na atualidade passam por mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte e estão em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea. Este trabalho propõe uma reflexão sobre uma metodologia de ensino voltada a analogias da relação Figura e Fundo em proposições que visam o imaginário como possibilidade criativa de ensino onde a expressão sensível está em consonância com o meio. Também o corpo é um produto cultural e histórico. Contudo, na contemporaneidade a realidade já vem pré-figurada pelo mito que é imposto na ordem ideológica da supraestrutura. No mercado da estereotipia a linguagem do corpo é apenas um universo de possibilidades à construção do imaginário. Unidades que visam ao todo, textos e contextos deslocados. Entre espaço e corpo, forma e conteúdo no que os materiais permitem mimetizar nossa personalidade, no sentido de linguagem. Do paradoxo ao informe, o terceiro elemento (signo) é sempre móvel: o imaginário. Passagens entre real e cópia, abstrato e concreto, real e imaginário e em superfícies híbridas. A revisão bibliográfica sobre o Ensino da Arte na Escola se apoia em textos de Betty Edwards, Edyth Derdyk e Fayga Ostrower enquanto os textos de David P. Ausubel e Maurício Puls são os referenciais ligados ao Deslize do Sensível à Linguagem do Corpo de Henry Jeudy na Arte Contemporânea.application/pdfporSimulacroCorpo : LinguagemArte : RepeticaoEstereótipoFigura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2013Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920926.pdf000920926.pdfTexto completoapplication/pdf953194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97670/1/000920926.pdf4c0d8cdeb5942f073570eae9501448e0MD51TEXT000920926.pdf.txt000920926.pdf.txtExtracted Texttext/plain117716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97670/2/000920926.pdf.txt87a0808b35857e6a3fe45be56f324b90MD52THUMBNAIL000920926.pdf.jpg000920926.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97670/3/000920926.pdf.jpgf639deb476b4f3b87f843a7bcfe58cfdMD5310183/976702018-10-08 08:19:40.987oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:19:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil
title Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil
spellingShingle Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil
Junges, Liane Maria
Simulacro
Corpo : Linguagem
Arte : Repeticao
Estereótipo
title_short Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil
title_full Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil
title_fullStr Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil
title_full_unstemmed Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil
title_sort Figura e fundo entre o concreto e o abstrato em atividade criativa e ensino na educação infanto-juvenil
author Junges, Liane Maria
author_facet Junges, Liane Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junges, Liane Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kern, Daniela Pinheiro Machado
contributor_str_mv Kern, Daniela Pinheiro Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Simulacro
Corpo : Linguagem
Arte : Repeticao
Estereótipo
topic Simulacro
Corpo : Linguagem
Arte : Repeticao
Estereótipo
description A Educação Básica e Ensino da Arte na atualidade passam por mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte e estão em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea. Este trabalho propõe uma reflexão sobre uma metodologia de ensino voltada a analogias da relação Figura e Fundo em proposições que visam o imaginário como possibilidade criativa de ensino onde a expressão sensível está em consonância com o meio. Também o corpo é um produto cultural e histórico. Contudo, na contemporaneidade a realidade já vem pré-figurada pelo mito que é imposto na ordem ideológica da supraestrutura. No mercado da estereotipia a linguagem do corpo é apenas um universo de possibilidades à construção do imaginário. Unidades que visam ao todo, textos e contextos deslocados. Entre espaço e corpo, forma e conteúdo no que os materiais permitem mimetizar nossa personalidade, no sentido de linguagem. Do paradoxo ao informe, o terceiro elemento (signo) é sempre móvel: o imaginário. Passagens entre real e cópia, abstrato e concreto, real e imaginário e em superfícies híbridas. A revisão bibliográfica sobre o Ensino da Arte na Escola se apoia em textos de Betty Edwards, Edyth Derdyk e Fayga Ostrower enquanto os textos de David P. Ausubel e Maurício Puls são os referenciais ligados ao Deslize do Sensível à Linguagem do Corpo de Henry Jeudy na Arte Contemporânea.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-12T02:13:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/97670
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000920926
url http://hdl.handle.net/10183/97670
identifier_str_mv 000920926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97670/1/000920926.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97670/2/000920926.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97670/3/000920926.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c0d8cdeb5942f073570eae9501448e0
87a0808b35857e6a3fe45be56f324b90
f639deb476b4f3b87f843a7bcfe58cfd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224468616445952