Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burigo, Elisabete Zardo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180042
Resumo: O trabalho apresenta representações da educação escolar presentes no romance “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust, e identifica nelas traços da escolarização do autor. Os excertos que fazem menção à escola ou a saberes matemáticos são extraídos a partir de edição brasileira e de versão francesa da obra, cotejados com documentos escolares, e analisados à luz do conceito de aculturação escolar, tal como é descrito por Chervel. As Álgebras e Geometrias reinventadas pelo narrador do romance são interpretadas como construções literárias através das quais o autor evoca, em um movimento simultâneo de transgressão e de homenagem, a educação matemática escolar de sua juventude.
id UFRGS-2_fb79c77dc178c479c6b0db98cb37a487
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180042
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Burigo, Elisabete Zardo2018-07-04T02:26:38Z20150104-4877http://hdl.handle.net/10183/180042000985011O trabalho apresenta representações da educação escolar presentes no romance “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust, e identifica nelas traços da escolarização do autor. Os excertos que fazem menção à escola ou a saberes matemáticos são extraídos a partir de edição brasileira e de versão francesa da obra, cotejados com documentos escolares, e analisados à luz do conceito de aculturação escolar, tal como é descrito por Chervel. As Álgebras e Geometrias reinventadas pelo narrador do romance são interpretadas como construções literárias através das quais o autor evoca, em um movimento simultâneo de transgressão e de homenagem, a educação matemática escolar de sua juventude.The work presents representations of education and some of the author’s school education imprints present in the novel “In Search of Lost Time” by Marcel Proust. The excerpts that mention the school or mathematical knowledge are extracted from a Brazilian edition and a French version of the work. School documents are also looked upon. The analysis takes into account the concept of school acculturation, as described by Chervel. The algebras and geometries invented by the narrator of the novel are interpreted as literary constructions through which the author evokes, in a simultaneous movement of transgression and honor, school mathematics education of his youth.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 23, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 133-154Educação MatemáticaHistória da educaçãoEnsino-aprendizagemHistory and litteratureHistory of educationMathematical educationSchool disciplinesMarcel Proust e as reminiscências de um mau alunoMarcel Proust and the reminiscences of a bad student info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985011.pdf000985011.pdfTexto completoapplication/pdf322265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180042/1/000985011.pdf77cf4011382eb91b9de4748f7674cc81MD51TEXT000985011.pdf.txt000985011.pdf.txtExtracted Texttext/plain61562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180042/2/000985011.pdf.txt99a067e46632a5358a00ef940c3967f4MD5210183/1800422018-07-05 02:25:17.726124oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180042Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Marcel Proust and the reminiscences of a bad student
title Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno
spellingShingle Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno
Burigo, Elisabete Zardo
Educação Matemática
História da educação
Ensino-aprendizagem
History and litterature
History of education
Mathematical education
School disciplines
title_short Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno
title_full Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno
title_fullStr Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno
title_full_unstemmed Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno
title_sort Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno
author Burigo, Elisabete Zardo
author_facet Burigo, Elisabete Zardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
História da educação
Ensino-aprendizagem
topic Educação Matemática
História da educação
Ensino-aprendizagem
History and litterature
History of education
Mathematical education
School disciplines
dc.subject.eng.fl_str_mv History and litterature
History of education
Mathematical education
School disciplines
description O trabalho apresenta representações da educação escolar presentes no romance “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust, e identifica nelas traços da escolarização do autor. Os excertos que fazem menção à escola ou a saberes matemáticos são extraídos a partir de edição brasileira e de versão francesa da obra, cotejados com documentos escolares, e analisados à luz do conceito de aculturação escolar, tal como é descrito por Chervel. As Álgebras e Geometrias reinventadas pelo narrador do romance são interpretadas como construções literárias através das quais o autor evoca, em um movimento simultâneo de transgressão e de homenagem, a educação matemática escolar de sua juventude.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T02:26:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180042
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985011
identifier_str_mv 0104-4877
000985011
url http://hdl.handle.net/10183/180042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Zetetiké. Campinas. Vol. 23, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 133-154
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180042/1/000985011.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180042/2/000985011.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 77cf4011382eb91b9de4748f7674cc81
99a067e46632a5358a00ef940c3967f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224946343477248