Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180042 |
Resumo: | O trabalho apresenta representações da educação escolar presentes no romance “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust, e identifica nelas traços da escolarização do autor. Os excertos que fazem menção à escola ou a saberes matemáticos são extraídos a partir de edição brasileira e de versão francesa da obra, cotejados com documentos escolares, e analisados à luz do conceito de aculturação escolar, tal como é descrito por Chervel. As Álgebras e Geometrias reinventadas pelo narrador do romance são interpretadas como construções literárias através das quais o autor evoca, em um movimento simultâneo de transgressão e de homenagem, a educação matemática escolar de sua juventude. |
id |
UFRGS-2_fb79c77dc178c479c6b0db98cb37a487 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180042 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Burigo, Elisabete Zardo2018-07-04T02:26:38Z20150104-4877http://hdl.handle.net/10183/180042000985011O trabalho apresenta representações da educação escolar presentes no romance “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust, e identifica nelas traços da escolarização do autor. Os excertos que fazem menção à escola ou a saberes matemáticos são extraídos a partir de edição brasileira e de versão francesa da obra, cotejados com documentos escolares, e analisados à luz do conceito de aculturação escolar, tal como é descrito por Chervel. As Álgebras e Geometrias reinventadas pelo narrador do romance são interpretadas como construções literárias através das quais o autor evoca, em um movimento simultâneo de transgressão e de homenagem, a educação matemática escolar de sua juventude.The work presents representations of education and some of the author’s school education imprints present in the novel “In Search of Lost Time” by Marcel Proust. The excerpts that mention the school or mathematical knowledge are extracted from a Brazilian edition and a French version of the work. School documents are also looked upon. The analysis takes into account the concept of school acculturation, as described by Chervel. The algebras and geometries invented by the narrator of the novel are interpreted as literary constructions through which the author evokes, in a simultaneous movement of transgression and honor, school mathematics education of his youth.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 23, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 133-154Educação MatemáticaHistória da educaçãoEnsino-aprendizagemHistory and litteratureHistory of educationMathematical educationSchool disciplinesMarcel Proust e as reminiscências de um mau alunoMarcel Proust and the reminiscences of a bad student info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985011.pdf000985011.pdfTexto completoapplication/pdf322265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180042/1/000985011.pdf77cf4011382eb91b9de4748f7674cc81MD51TEXT000985011.pdf.txt000985011.pdf.txtExtracted Texttext/plain61562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180042/2/000985011.pdf.txt99a067e46632a5358a00ef940c3967f4MD5210183/1800422018-07-05 02:25:17.726124oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180042Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Marcel Proust and the reminiscences of a bad student |
title |
Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno |
spellingShingle |
Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno Burigo, Elisabete Zardo Educação Matemática História da educação Ensino-aprendizagem History and litterature History of education Mathematical education School disciplines |
title_short |
Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno |
title_full |
Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno |
title_fullStr |
Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno |
title_full_unstemmed |
Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno |
title_sort |
Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno |
author |
Burigo, Elisabete Zardo |
author_facet |
Burigo, Elisabete Zardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática História da educação Ensino-aprendizagem |
topic |
Educação Matemática História da educação Ensino-aprendizagem History and litterature History of education Mathematical education School disciplines |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History and litterature History of education Mathematical education School disciplines |
description |
O trabalho apresenta representações da educação escolar presentes no romance “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust, e identifica nelas traços da escolarização do autor. Os excertos que fazem menção à escola ou a saberes matemáticos são extraídos a partir de edição brasileira e de versão francesa da obra, cotejados com documentos escolares, e analisados à luz do conceito de aculturação escolar, tal como é descrito por Chervel. As Álgebras e Geometrias reinventadas pelo narrador do romance são interpretadas como construções literárias através das quais o autor evoca, em um movimento simultâneo de transgressão e de homenagem, a educação matemática escolar de sua juventude. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-04T02:26:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180042 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985011 |
identifier_str_mv |
0104-4877 000985011 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Zetetiké. Campinas. Vol. 23, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 133-154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180042/1/000985011.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180042/2/000985011.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
77cf4011382eb91b9de4748f7674cc81 99a067e46632a5358a00ef940c3967f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224946343477248 |