Matemática moderna nas salas de aula : protagonismos de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burigo, Elisabete Zardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180085
Resumo: O trabalho tem como foco a experimentação realizada em salas de aula como preparação da reforma do ensino de Matemática para o primeiro ciclo do segundo grau na França, no fim dos anos 1960. A partir da análise de documentação do período e de trabalhos de autores que investigaram aquela reforma, são discutidas as interveniências de diferentes atores e sua participação na configuração do processo de experimentação. Numa perspectiva comparativa, são propostas algumas reflexões sobre experimentações propostas e conduzidas no Brasil no mesmo período. Busca-se contribuir para a discussão dos diferentes lugares que as práticas de sala de aula podem ocupar nos processos de reformas curriculares.
id UFRGS-2_b254ecb35e1d5c2285114bc902e61894
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180085
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Burigo, Elisabete Zardo2018-07-04T02:27:27Z20111518-3483http://hdl.handle.net/10183/180085000824349O trabalho tem como foco a experimentação realizada em salas de aula como preparação da reforma do ensino de Matemática para o primeiro ciclo do segundo grau na França, no fim dos anos 1960. A partir da análise de documentação do período e de trabalhos de autores que investigaram aquela reforma, são discutidas as interveniências de diferentes atores e sua participação na configuração do processo de experimentação. Numa perspectiva comparativa, são propostas algumas reflexões sobre experimentações propostas e conduzidas no Brasil no mesmo período. Busca-se contribuir para a discussão dos diferentes lugares que as práticas de sala de aula podem ocupar nos processos de reformas curriculares.This study focused on the experimentation carried out in classrooms to prepare for the reform of the teaching of Mathematics of the first cycle of the secondary school in France at the end of the 1960s. Based on the analysis of documents of that period and on the work of authors that investigated that reform, the interference of different actors and their participation in the setup of the experimentation process is discussed. From a comparative perspective, some ideas on the experimentation proposed and performed in Brazil during the same period are proposed with the aim of contributing for the discussion on the different spaces classroom practices may occupy in curriculum reform processes.application/pdfporRevista diálogo educacional. Curitiba. Vol. 11, n. 34 (set./dez. 2011), p. 663-686.História da matemáticaMatemática : EnsinoMatemática modernaHistory of school subjectsCurriculumMathematical educationMatemática moderna nas salas de aula : protagonismos de professoresModern mathematics in the classrooms : teacher's protagonismsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000824349.pdf000824349.pdfTexto completoapplication/pdf1387417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180085/1/000824349.pdfb4d1b6811ceb84b4eeb64c88d7f1f7a6MD51TEXT000824349.pdf.txt000824349.pdf.txtExtracted Texttext/plain49591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180085/2/000824349.pdf.txt9584bc49ea943d43c90cb89f8bfa7a94MD5210183/1800852018-11-23 02:44:46.81217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180085Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-23T04:44:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática moderna nas salas de aula : protagonismos de professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Modern mathematics in the classrooms : teacher's protagonisms
title Matemática moderna nas salas de aula : protagonismos de professores
spellingShingle Matemática moderna nas salas de aula : protagonismos de professores
Burigo, Elisabete Zardo
História da matemática
Matemática : Ensino
Matemática moderna
History of school subjects
Curriculum
Mathematical education
title_short Matemática moderna nas salas de aula : protagonismos de professores
title_full Matemática moderna nas salas de aula : protagonismos de professores
title_fullStr Matemática moderna nas salas de aula : protagonismos de professores
title_full_unstemmed Matemática moderna nas salas de aula : protagonismos de professores
title_sort Matemática moderna nas salas de aula : protagonismos de professores
author Burigo, Elisabete Zardo
author_facet Burigo, Elisabete Zardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Matemática : Ensino
Matemática moderna
topic História da matemática
Matemática : Ensino
Matemática moderna
History of school subjects
Curriculum
Mathematical education
dc.subject.eng.fl_str_mv History of school subjects
Curriculum
Mathematical education
description O trabalho tem como foco a experimentação realizada em salas de aula como preparação da reforma do ensino de Matemática para o primeiro ciclo do segundo grau na França, no fim dos anos 1960. A partir da análise de documentação do período e de trabalhos de autores que investigaram aquela reforma, são discutidas as interveniências de diferentes atores e sua participação na configuração do processo de experimentação. Numa perspectiva comparativa, são propostas algumas reflexões sobre experimentações propostas e conduzidas no Brasil no mesmo período. Busca-se contribuir para a discussão dos diferentes lugares que as práticas de sala de aula podem ocupar nos processos de reformas curriculares.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T02:27:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180085
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-3483
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000824349
identifier_str_mv 1518-3483
000824349
url http://hdl.handle.net/10183/180085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista diálogo educacional. Curitiba. Vol. 11, n. 34 (set./dez. 2011), p. 663-686.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180085/1/000824349.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180085/2/000824349.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b4d1b6811ceb84b4eeb64c88d7f1f7a6
9584bc49ea943d43c90cb89f8bfa7a94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447664155688960