Análise de disciplinas de formação docente inicial para inclusão em cursos de licenciatura em química de instituições de educação superior do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233607 |
Resumo: | A inclusão social de pessoas com deficiência é uma conquista ainda em processo, demarcada por momentos difíceis e de muita luta. No caso específico da inclusão escolar, as conquistas são recentes, considerando que os estudantes com deficiência foram inseridos em classes comuns de escolas regulares há menos de um século. Entretanto, ainda que a inserção das pessoas com deficiência nas escolas já esteja em andamento, a dificuldade em oferecer um ensino de qualidade, que esteja em consonância com o ideário inclusivo, persiste. A formação inicial de professores numa perspectiva de inclusão ainda é deficitária e necessita de implementação. Sendo assim, na pesquisa ora apresentada, a ser submetida no Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Química, e que fará parte do requisito parcial de obtenção do título de licenciada em Química, o tema de investigação versará sobre a formação inicial para inclusão nos cursos presenciais de Licenciatura em Química das universidades públicas e privadas e dos institutos federais do estado do Rio Grande do Sul. O objeto de pesquisa, portanto, consiste na formação inicial, e a pergunta de pesquisa é: “Como as Instituições de Ensino Superior têm formado futuros professores em Química para o ensino inclusivo dos alunos com deficiência nas classes comuns de escolas regulares?”. Como objetivo geral, analisar a matriz curricular dos cursos presenciais de Licenciatura em Química das universidades públicas e privadas e dos institutos federais do Rio Grande do Sul, em especial as disciplinas de formação que trabalham numa perspectiva de educação inclusiva, ofertadas nesses cursos. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter documental quanto aos procedimentos investigativos. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos cursos que possuem como obrigatórias disciplinas de inclusão são de licenciatura. Com relação às ementas e planos de ensino, perceberam-se semelhanças de conteúdos que abordam, de forma introdutória, os principais aspectos relacionados à inclusão de pessoas com deficiência. E por fim, conclui-se que a formação dos professores que ministram as disciplinas de inclusão é adequada para o exercício da função, visto que todos possuem ou licenciatura ou especialização na área da inclusão, ou experiências profissionais inclusivas. Com a apresentação deste trabalho, espera-se que possa servir como motivação e reflexão para o processo de construção e ajuste dos cursos de Licenciatura em Química, de forma a contemplar, com maior qualidade, o processo de inclusão escolar de pessoas com deficiência. |
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Ames, Amália Bianca EibelBrabo, Gabriela Maria BarbosaSimon, Nathália Marcolin2022-01-04T04:34:58Z2021http://hdl.handle.net/10183/233607001135472A inclusão social de pessoas com deficiência é uma conquista ainda em processo, demarcada por momentos difíceis e de muita luta. No caso específico da inclusão escolar, as conquistas são recentes, considerando que os estudantes com deficiência foram inseridos em classes comuns de escolas regulares há menos de um século. Entretanto, ainda que a inserção das pessoas com deficiência nas escolas já esteja em andamento, a dificuldade em oferecer um ensino de qualidade, que esteja em consonância com o ideário inclusivo, persiste. A formação inicial de professores numa perspectiva de inclusão ainda é deficitária e necessita de implementação. Sendo assim, na pesquisa ora apresentada, a ser submetida no Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Química, e que fará parte do requisito parcial de obtenção do título de licenciada em Química, o tema de investigação versará sobre a formação inicial para inclusão nos cursos presenciais de Licenciatura em Química das universidades públicas e privadas e dos institutos federais do estado do Rio Grande do Sul. O objeto de pesquisa, portanto, consiste na formação inicial, e a pergunta de pesquisa é: “Como as Instituições de Ensino Superior têm formado futuros professores em Química para o ensino inclusivo dos alunos com deficiência nas classes comuns de escolas regulares?”. Como objetivo geral, analisar a matriz curricular dos cursos presenciais de Licenciatura em Química das universidades públicas e privadas e dos institutos federais do Rio Grande do Sul, em especial as disciplinas de formação que trabalham numa perspectiva de educação inclusiva, ofertadas nesses cursos. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter documental quanto aos procedimentos investigativos. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos cursos que possuem como obrigatórias disciplinas de inclusão são de licenciatura. Com relação às ementas e planos de ensino, perceberam-se semelhanças de conteúdos que abordam, de forma introdutória, os principais aspectos relacionados à inclusão de pessoas com deficiência. E por fim, conclui-se que a formação dos professores que ministram as disciplinas de inclusão é adequada para o exercício da função, visto que todos possuem ou licenciatura ou especialização na área da inclusão, ou experiências profissionais inclusivas. Com a apresentação deste trabalho, espera-se que possa servir como motivação e reflexão para o processo de construção e ajuste dos cursos de Licenciatura em Química, de forma a contemplar, com maior qualidade, o processo de inclusão escolar de pessoas com deficiência.The social inclusion of people with disabilities is an achievement still in process, marked by difficult times and a lot of struggle. In the specific case of school inclusion, the achievements are recent, considering that students with disabilities were included in regular classes of regular schools less than a century ago. However, even though the inclusion of people with disabilities in schools is already underway, the difficulty in offering quality education, which is in line with the inclusive ideal, persists. Initial teacher training from an inclusion perspective is still deficient and needs to be implemented. Therefore, in the research proposal presented herein, to be submitted in the course Completion Paper of course preparatory for teaching of Chemistry, and which will be part of the partial requirement for obtaining the degree in Chemistry, the research topic will deal with initial formation for inclusion in on-site Chemistry Degree courses at public and private universities and federal institutes in the state of Rio Grande do Sul. The research object, therefore, consists of initial formation, and the research question is: “How have Higher Education Institutions trained future teachers in Chemistry for the inclusive teaching of students with disabilities in the regular classes of regular schools?”. As a general objective, to analyze the curriculum of the on-site Chemistry Degree courses of public and private universities and federal institutes of Rio Grande do Sul, in particular the training subjects that work in a perspective of inclusion education, offered in these courses. This is a research with a qualitative approach, with a documentary character regarding the investigative procedures. The results obtained show that the majority of courses that have inclusion disciplines as mandatory are for teaching degrees. With regard to the menus and teaching plans, similarities in the contents that address, in an introductory way, the main aspects related to the inclusion of people with disabilities were noticed. And finally, it is concluded that the training of teachers who teach the subjects of inclusion are adequate for the exercise of the function, since all have either a degree or specialization in the area of inclusion or inclusive professional experiences. With its realization, it is expected that it can serve as motivation and reflection for the process of building and adjusting the Chemistry Degree courses, in order to contemplate, with greater quality, the process of school inclusion of people with disabilities.application/pdfporEnsino superiorLicenciatura em químicaFormação inicialInclusão socialInitial formationInclusionUniversity educationChemistry graduationAnálise de disciplinas de formação docente inicial para inclusão em cursos de licenciatura em química de instituições de educação superior do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2021Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135472.pdf.txt001135472.pdf.txtExtracted Texttext/plain117539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233607/2/001135472.pdf.txt3ca2de77cf9ab113dec367bf6069b6daMD52ORIGINAL001135472.pdfTexto completoapplication/pdf1027672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233607/1/001135472.pdfda74fe9be4ad4cb56f23a21cfab8561bMD5110183/2336072022-02-22 04:58:03.022288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233607Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:58:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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