Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255953
Resumo: O desenvolvimento da Educação Inclusiva (EI) caminha juntamente com o aumento do número de matrículas de alunos apoiados pela Educação Especial (EE) na educação básica. À vista disso, esse trabalho almejou investigar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da licenciatura em Química, de quatro campi diferentes, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), articulam as perspectivas do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Deste modo, foi necessário investigar, em conjunto com o PPC, as leis que embasaram a sua construção e as ementas de matérias pedagógicas e específicas da área, com a finalidade de identificar aspectos do DUA e da EI na formação desses futuros docentes; foram destacadas a ocorrência ou inexistência, da busca traçada na “régua metodológica” através de uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de uma análise documental em conjunto com a Análise Textual Discursiva (ATD). Obteve-se, como resultados principais, que ainda há a necessidade da Instituição de Ensino Superior (IES) se tornar mais transparente ao disponibilizar seus documentos e de manter seus sites atualizados. Notou-se que há a urgência de uma reformulação curricular, para inserir, de forma mais incisiva, as propostas relacionadas ao DUA, visando uma maior abrangência da EI nos PPC destes cursos. Destaca-se a demanda para minimizar o suporte dado à disciplina de Libras sobre as concepções gerais da EI e da EE, mas que possa ocorrer a criação de uma disciplina específica sobre as temáticas já no início da graduação e que estas sejam abordadas de forma transversal e não de forma isolada entre as disciplinas do curso.
id UNSP_871b170346ac75ea7867348193f7a0ad
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255953
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESPInitial training of Chemistry teachers from the perspective of DUA: what the pedagogical course projects at UNESP sayDesenho universal para aprendizagemLicenciatura em QuímicaProjeto pedagógico de cursoFormação inicialUniversal design for learningChemistry graduationCourse pedagogical projectInitial formationO desenvolvimento da Educação Inclusiva (EI) caminha juntamente com o aumento do número de matrículas de alunos apoiados pela Educação Especial (EE) na educação básica. À vista disso, esse trabalho almejou investigar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da licenciatura em Química, de quatro campi diferentes, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), articulam as perspectivas do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Deste modo, foi necessário investigar, em conjunto com o PPC, as leis que embasaram a sua construção e as ementas de matérias pedagógicas e específicas da área, com a finalidade de identificar aspectos do DUA e da EI na formação desses futuros docentes; foram destacadas a ocorrência ou inexistência, da busca traçada na “régua metodológica” através de uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de uma análise documental em conjunto com a Análise Textual Discursiva (ATD). Obteve-se, como resultados principais, que ainda há a necessidade da Instituição de Ensino Superior (IES) se tornar mais transparente ao disponibilizar seus documentos e de manter seus sites atualizados. Notou-se que há a urgência de uma reformulação curricular, para inserir, de forma mais incisiva, as propostas relacionadas ao DUA, visando uma maior abrangência da EI nos PPC destes cursos. Destaca-se a demanda para minimizar o suporte dado à disciplina de Libras sobre as concepções gerais da EI e da EE, mas que possa ocorrer a criação de uma disciplina específica sobre as temáticas já no início da graduação e que estas sejam abordadas de forma transversal e não de forma isolada entre as disciplinas do curso.The development of Inclusive Education (IE) goes hand in hand with the increase in the number of enrollments of students supported by Special Education (EE) in basic education. In view of this, this work aimed to investigate how the Pedagogical Course Projects (PPC) of the degree in Chemistry, from four different campuses, of the Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), articulate the perspectives of Universal Design for Learning (DUA). Therefore, it was necessary to investigate, together with the PPC, the laws that supported its construction and the syllabi of pedagogical and area-specific subjects, with the purpose of identifying aspects of the DUA and EI in the training of these future teachers; the occurrence or non-existence of the search outlined in the “methodological rule” was highlighted through qualitative research, through documentary analysis in conjunction with Discursive Textual Analysis (DTA). The main results were that there is still a need for Higher Education Institutions (HEIs) to become more transparent when making their documents available and keeping their websites updated. It was noted that there is an urgency for a curricular reformulation, to insert, in a more incisive way, the proposals related to the DUA, aiming at a greater coverage of EI in the PPC of these courses. The demand to minimize the support given to the Libras discipline on the general conceptions of EI and EE stands out, but that the creation of a specific discipline on the themes can occur at the beginning of the degree and that these be addressed in a transversal way and not in isolation between the course subjects.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado2024-06-12T11:05:10Z2024-06-12T11:05:10Z2024-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGARCIA, Paulo Henrique Esteves Esmerado. Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) - Faculdade de Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25595332014302464057610000-0002-5471-1946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T06:03:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255953Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:23:17.602523Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP
Initial training of Chemistry teachers from the perspective of DUA: what the pedagogical course projects at UNESP say
title Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP
spellingShingle Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP
Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado
Desenho universal para aprendizagem
Licenciatura em Química
Projeto pedagógico de curso
Formação inicial
Universal design for learning
Chemistry graduation
Course pedagogical project
Initial formation
title_short Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP
title_full Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP
title_fullStr Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP
title_full_unstemmed Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP
title_sort Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP
author Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado
author_facet Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho universal para aprendizagem
Licenciatura em Química
Projeto pedagógico de curso
Formação inicial
Universal design for learning
Chemistry graduation
Course pedagogical project
Initial formation
topic Desenho universal para aprendizagem
Licenciatura em Química
Projeto pedagógico de curso
Formação inicial
Universal design for learning
Chemistry graduation
Course pedagogical project
Initial formation
description O desenvolvimento da Educação Inclusiva (EI) caminha juntamente com o aumento do número de matrículas de alunos apoiados pela Educação Especial (EE) na educação básica. À vista disso, esse trabalho almejou investigar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da licenciatura em Química, de quatro campi diferentes, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), articulam as perspectivas do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Deste modo, foi necessário investigar, em conjunto com o PPC, as leis que embasaram a sua construção e as ementas de matérias pedagógicas e específicas da área, com a finalidade de identificar aspectos do DUA e da EI na formação desses futuros docentes; foram destacadas a ocorrência ou inexistência, da busca traçada na “régua metodológica” através de uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de uma análise documental em conjunto com a Análise Textual Discursiva (ATD). Obteve-se, como resultados principais, que ainda há a necessidade da Instituição de Ensino Superior (IES) se tornar mais transparente ao disponibilizar seus documentos e de manter seus sites atualizados. Notou-se que há a urgência de uma reformulação curricular, para inserir, de forma mais incisiva, as propostas relacionadas ao DUA, visando uma maior abrangência da EI nos PPC destes cursos. Destaca-se a demanda para minimizar o suporte dado à disciplina de Libras sobre as concepções gerais da EI e da EE, mas que possa ocorrer a criação de uma disciplina específica sobre as temáticas já no início da graduação e que estas sejam abordadas de forma transversal e não de forma isolada entre as disciplinas do curso.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-12T11:05:10Z
2024-06-12T11:05:10Z
2024-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Paulo Henrique Esteves Esmerado. Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) - Faculdade de Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255953
3201430246405761
0000-0002-5471-1946
identifier_str_mv GARCIA, Paulo Henrique Esteves Esmerado. Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) - Faculdade de Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
3201430246405761
0000-0002-5471-1946
url https://hdl.handle.net/11449/255953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128507357691904