Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55233 |
Resumo: | Our work reports a training experience that takes place within the proposed curricular supervision internship, a fundamental part of the initial academic training process for teachers (undergraduate mode) of Physical Education, from the School of Physical Education, Physiotherapy and Occupational Therapy from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). In the course of 585 hours devoted to teaching practice practices in the internship school, students are challenged to produce different procedures to comply with the workload. reflective records of the experiences lived in this formative path, using different types of languages, namely: the formal academic written language, the production of autobiographical texts (called “pedagogical popcorn”); a photographic language, through visual narratives; and, finally, an audiovisual language, through the production of short videos. |
id |
UFLA_345b21a66ade77e804f96bf6d1802d85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/55233 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagensFormação de professoresFormação inicialLicenciaturaEducação FísicaTeacher trainingInitial formationGraduationPhysical EducationOur work reports a training experience that takes place within the proposed curricular supervision internship, a fundamental part of the initial academic training process for teachers (undergraduate mode) of Physical Education, from the School of Physical Education, Physiotherapy and Occupational Therapy from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). In the course of 585 hours devoted to teaching practice practices in the internship school, students are challenged to produce different procedures to comply with the workload. reflective records of the experiences lived in this formative path, using different types of languages, namely: the formal academic written language, the production of autobiographical texts (called “pedagogical popcorn”); a photographic language, through visual narratives; and, finally, an audiovisual language, through the production of short videos.Este trabalho relata uma experiência de formação que ocorre na proposta de estágio curricular supervisionado, parte fundamental da formação inicial de professores/licenciandos de Educação Física, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nas 585 horas destinadas às experiências de prática docente na escola de estágio, desafiamos os estudantes a produzir diferentes tipos de registros reflexivos das experiências vividas neste percurso formativo a partir de distintos tipos de linguagens, a saber: a linguagem escrita acadêmica formal; a produção de textos autobiográficos (chamados de “pipocas pedagógicas”); a linguagem fotográfica, por meio de narrativas visuais; e, por fim, a linguagem audiovisual, por meio da elaboração de pequenos vídeos.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)2022-09-28T22:06:32Z2022-09-28T22:06:32Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA JÚNIOR, A. S. de; OLIVEIRA, C. M.; GARIGLIO, J. A. Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S.l.], v. 14, n. 30, p. 107-121, 2022.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55233Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professoresreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Júnior, Admir Soares deOliveira, Cláudio MárcioGariglio, José ngelopor2023-05-02T11:02:37Zoai:localhost:1/55233Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-02T11:02:37Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens |
title |
Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens |
spellingShingle |
Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens Almeida Júnior, Admir Soares de Formação de professores Formação inicial Licenciatura Educação Física Teacher training Initial formation Graduation Physical Education |
title_short |
Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens |
title_full |
Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens |
title_fullStr |
Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens |
title_full_unstemmed |
Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens |
title_sort |
Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens |
author |
Almeida Júnior, Admir Soares de |
author_facet |
Almeida Júnior, Admir Soares de Oliveira, Cláudio Márcio Gariglio, José ngelo |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Cláudio Márcio Gariglio, José ngelo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida Júnior, Admir Soares de Oliveira, Cláudio Márcio Gariglio, José ngelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Formação inicial Licenciatura Educação Física Teacher training Initial formation Graduation Physical Education |
topic |
Formação de professores Formação inicial Licenciatura Educação Física Teacher training Initial formation Graduation Physical Education |
description |
Our work reports a training experience that takes place within the proposed curricular supervision internship, a fundamental part of the initial academic training process for teachers (undergraduate mode) of Physical Education, from the School of Physical Education, Physiotherapy and Occupational Therapy from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). In the course of 585 hours devoted to teaching practice practices in the internship school, students are challenged to produce different procedures to comply with the workload. reflective records of the experiences lived in this formative path, using different types of languages, namely: the formal academic written language, the production of autobiographical texts (called “pedagogical popcorn”); a photographic language, through visual narratives; and, finally, an audiovisual language, through the production of short videos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28T22:06:32Z 2022-09-28T22:06:32Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA JÚNIOR, A. S. de; OLIVEIRA, C. M.; GARIGLIO, J. A. Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S.l.], v. 14, n. 30, p. 107-121, 2022. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55233 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA JÚNIOR, A. S. de; OLIVEIRA, C. M.; GARIGLIO, J. A. Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S.l.], v. 14, n. 30, p. 107-121, 2022. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439244358844416 |