O uso das mídias no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95675 |
Resumo: | O presente trabalho buscou verificar como as mídias vêm sendo utilizadas na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre. O trabalho foi desenvolvido primeiramente com a elaboração de um um referencial teórico levando em conta a trajetória das mídias na sociedade desde os seus primórdios até a contemporaneidade, elencando contribuições que as mídias e as tecnologias que as veiculam podem trazer para a educação. Ainda no referencial teórico, buscou-se também investigar, no discurso de outros autores, como se comporta o aluno atual perante as tecnologias na educação e qual a formação e preparação do docente para utilização das tecnologias disponíveis. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo com questionário para os professores da escola responderem a fim de extrair informações destes docentes acerca da utilização ou não destas ferramentas na educação. A pesquisa ainda investigou como é a preparação docente para o uso das tecnologias e, de que forma a escola esta estruturada para oferecer estes recursos de mídia para os sujeitos envolvidos neste processo. Após aplicação do questionário foi realizada a tabulação dos dados obtidos e análise dos resultados obtidos. |
id |
UFRGS-2_fbd7e8ae8f59a6692d03d674acdf2e93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95675 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Farias, Luciane da SilveiraAvila, Bárbara Gorziza2014-05-29T02:04:46Z2012http://hdl.handle.net/10183/95675000916565O presente trabalho buscou verificar como as mídias vêm sendo utilizadas na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre. O trabalho foi desenvolvido primeiramente com a elaboração de um um referencial teórico levando em conta a trajetória das mídias na sociedade desde os seus primórdios até a contemporaneidade, elencando contribuições que as mídias e as tecnologias que as veiculam podem trazer para a educação. Ainda no referencial teórico, buscou-se também investigar, no discurso de outros autores, como se comporta o aluno atual perante as tecnologias na educação e qual a formação e preparação do docente para utilização das tecnologias disponíveis. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo com questionário para os professores da escola responderem a fim de extrair informações destes docentes acerca da utilização ou não destas ferramentas na educação. A pesquisa ainda investigou como é a preparação docente para o uso das tecnologias e, de que forma a escola esta estruturada para oferecer estes recursos de mídia para os sujeitos envolvidos neste processo. Após aplicação do questionário foi realizada a tabulação dos dados obtidos e análise dos resultados obtidos.This study aimed to verify how the media have been used in the classroom of the municipal school of basic education our lady of fatima, in porto alegre. The work was first developed with the elaboration of a theoretical one taking into account the history of the media in society from its beginnings until the present, listing contributions that media and technologies that convey can bring to education. Still on the theoretical, we sought to investigate, in the speech of other authors, such as the student behaves in the face of current technologies in education and what the training and preparation of teachers to use the technology available. Subsequently , we conducted a field survey questionnaire for school teachers responding to extract information from these teachers about the use or not of these tools in education . The survey also investigated how to prepare teachers to use technology, and how the school is structured to provide these media resources for those involved in this process. After the questionnaire was done tabulating the data and analysis of results.application/pdfporProfessorFormaçãoMídia digitalSala de aulaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Media in educationElementary educationTeacher trainingICTO uso das mídias no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916565.pdf000916565.pdfTexto completoapplication/pdf527402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95675/1/000916565.pdf619a275a8cb052c064fa4bc8929b0080MD51TEXT000916565.pdf.txt000916565.pdf.txtExtracted Texttext/plain78620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95675/2/000916565.pdf.txt9099660c784584a9f5aa7f27300211f9MD52THUMBNAIL000916565.pdf.jpg000916565.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95675/3/000916565.pdf.jpg9054848c7a7bbd890d151ac786b7005cMD5310183/956752018-10-09 09:15:45.75oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95675Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:15:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das mídias no ensino fundamental |
title |
O uso das mídias no ensino fundamental |
spellingShingle |
O uso das mídias no ensino fundamental Farias, Luciane da Silveira Professor Formação Mídia digital Sala de aula Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Media in education Elementary education Teacher training ICT |
title_short |
O uso das mídias no ensino fundamental |
title_full |
O uso das mídias no ensino fundamental |
title_fullStr |
O uso das mídias no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O uso das mídias no ensino fundamental |
title_sort |
O uso das mídias no ensino fundamental |
author |
Farias, Luciane da Silveira |
author_facet |
Farias, Luciane da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Luciane da Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Avila, Bárbara Gorziza |
contributor_str_mv |
Avila, Bárbara Gorziza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Mídia digital Sala de aula Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Professor Formação Mídia digital Sala de aula Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Media in education Elementary education Teacher training ICT |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media in education Elementary education Teacher training ICT |
description |
O presente trabalho buscou verificar como as mídias vêm sendo utilizadas na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre. O trabalho foi desenvolvido primeiramente com a elaboração de um um referencial teórico levando em conta a trajetória das mídias na sociedade desde os seus primórdios até a contemporaneidade, elencando contribuições que as mídias e as tecnologias que as veiculam podem trazer para a educação. Ainda no referencial teórico, buscou-se também investigar, no discurso de outros autores, como se comporta o aluno atual perante as tecnologias na educação e qual a formação e preparação do docente para utilização das tecnologias disponíveis. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo com questionário para os professores da escola responderem a fim de extrair informações destes docentes acerca da utilização ou não destas ferramentas na educação. A pesquisa ainda investigou como é a preparação docente para o uso das tecnologias e, de que forma a escola esta estruturada para oferecer estes recursos de mídia para os sujeitos envolvidos neste processo. Após aplicação do questionário foi realizada a tabulação dos dados obtidos e análise dos resultados obtidos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-29T02:04:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95675 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000916565 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95675 |
identifier_str_mv |
000916565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95675/1/000916565.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95675/2/000916565.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95675/3/000916565.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
619a275a8cb052c064fa4bc8929b0080 9099660c784584a9f5aa7f27300211f9 9054848c7a7bbd890d151ac786b7005c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126394535936 |