O uso das mídias no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Luciane da Silveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95675
Resumo: O presente trabalho buscou verificar como as mídias vêm sendo utilizadas na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre. O trabalho foi desenvolvido primeiramente com a elaboração de um um referencial teórico levando em conta a trajetória das mídias na sociedade desde os seus primórdios até a contemporaneidade, elencando contribuições que as mídias e as tecnologias que as veiculam podem trazer para a educação. Ainda no referencial teórico, buscou-se também investigar, no discurso de outros autores, como se comporta o aluno atual perante as tecnologias na educação e qual a formação e preparação do docente para utilização das tecnologias disponíveis. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo com questionário para os professores da escola responderem a fim de extrair informações destes docentes acerca da utilização ou não destas ferramentas na educação. A pesquisa ainda investigou como é a preparação docente para o uso das tecnologias e, de que forma a escola esta estruturada para oferecer estes recursos de mídia para os sujeitos envolvidos neste processo. Após aplicação do questionário foi realizada a tabulação dos dados obtidos e análise dos resultados obtidos.
id UFRGS-2_fbd7e8ae8f59a6692d03d674acdf2e93
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95675
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Farias, Luciane da SilveiraAvila, Bárbara Gorziza2014-05-29T02:04:46Z2012http://hdl.handle.net/10183/95675000916565O presente trabalho buscou verificar como as mídias vêm sendo utilizadas na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre. O trabalho foi desenvolvido primeiramente com a elaboração de um um referencial teórico levando em conta a trajetória das mídias na sociedade desde os seus primórdios até a contemporaneidade, elencando contribuições que as mídias e as tecnologias que as veiculam podem trazer para a educação. Ainda no referencial teórico, buscou-se também investigar, no discurso de outros autores, como se comporta o aluno atual perante as tecnologias na educação e qual a formação e preparação do docente para utilização das tecnologias disponíveis. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo com questionário para os professores da escola responderem a fim de extrair informações destes docentes acerca da utilização ou não destas ferramentas na educação. A pesquisa ainda investigou como é a preparação docente para o uso das tecnologias e, de que forma a escola esta estruturada para oferecer estes recursos de mídia para os sujeitos envolvidos neste processo. Após aplicação do questionário foi realizada a tabulação dos dados obtidos e análise dos resultados obtidos.This study aimed to verify how the media have been used in the classroom of the municipal school of basic education our lady of fatima, in porto alegre. The work was first developed with the elaboration of a theoretical one taking into account the history of the media in society from its beginnings until the present, listing contributions that media and technologies that convey can bring to education. Still on the theoretical, we sought to investigate, in the speech of other authors, such as the student behaves in the face of current technologies in education and what the training and preparation of teachers to use the technology available. Subsequently , we conducted a field survey questionnaire for school teachers responding to extract information from these teachers about the use or not of these tools in education . The survey also investigated how to prepare teachers to use technology, and how the school is structured to provide these media resources for those involved in this process. After the questionnaire was done tabulating the data and analysis of results.application/pdfporProfessorFormaçãoMídia digitalSala de aulaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Media in educationElementary educationTeacher trainingICTO uso das mídias no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916565.pdf000916565.pdfTexto completoapplication/pdf527402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95675/1/000916565.pdf619a275a8cb052c064fa4bc8929b0080MD51TEXT000916565.pdf.txt000916565.pdf.txtExtracted Texttext/plain78620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95675/2/000916565.pdf.txt9099660c784584a9f5aa7f27300211f9MD52THUMBNAIL000916565.pdf.jpg000916565.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95675/3/000916565.pdf.jpg9054848c7a7bbd890d151ac786b7005cMD5310183/956752018-10-09 09:15:45.75oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95675Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:15:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das mídias no ensino fundamental
title O uso das mídias no ensino fundamental
spellingShingle O uso das mídias no ensino fundamental
Farias, Luciane da Silveira
Professor
Formação
Mídia digital
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Media in education
Elementary education
Teacher training
ICT
title_short O uso das mídias no ensino fundamental
title_full O uso das mídias no ensino fundamental
title_fullStr O uso das mídias no ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso das mídias no ensino fundamental
title_sort O uso das mídias no ensino fundamental
author Farias, Luciane da Silveira
author_facet Farias, Luciane da Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Luciane da Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Avila, Bárbara Gorziza
contributor_str_mv Avila, Bárbara Gorziza
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Mídia digital
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Professor
Formação
Mídia digital
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Media in education
Elementary education
Teacher training
ICT
dc.subject.eng.fl_str_mv Media in education
Elementary education
Teacher training
ICT
description O presente trabalho buscou verificar como as mídias vêm sendo utilizadas na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre. O trabalho foi desenvolvido primeiramente com a elaboração de um um referencial teórico levando em conta a trajetória das mídias na sociedade desde os seus primórdios até a contemporaneidade, elencando contribuições que as mídias e as tecnologias que as veiculam podem trazer para a educação. Ainda no referencial teórico, buscou-se também investigar, no discurso de outros autores, como se comporta o aluno atual perante as tecnologias na educação e qual a formação e preparação do docente para utilização das tecnologias disponíveis. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo com questionário para os professores da escola responderem a fim de extrair informações destes docentes acerca da utilização ou não destas ferramentas na educação. A pesquisa ainda investigou como é a preparação docente para o uso das tecnologias e, de que forma a escola esta estruturada para oferecer estes recursos de mídia para os sujeitos envolvidos neste processo. Após aplicação do questionário foi realizada a tabulação dos dados obtidos e análise dos resultados obtidos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T02:04:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95675
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916565
url http://hdl.handle.net/10183/95675
identifier_str_mv 000916565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95675/1/000916565.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95675/2/000916565.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95675/3/000916565.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 619a275a8cb052c064fa4bc8929b0080
9099660c784584a9f5aa7f27300211f9
9054848c7a7bbd890d151ac786b7005c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447126394535936